TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EM GRUPO-TG

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

        

TRABALHO EM GRUPO-TG[pic 1]

Alunos(s):

Tema

Estilos de Aprendizagem e Metodologias Ativas

Polo

2017

[pic 2]


INTRODUÇÃO:

Esse relatório tem como objetivo elucidar através da palestra estilos e metodologias ativas de aprendizagem questões atuais em relação ao ensino e aprendizagem levando em contas as características e necessidades de casa aluno e de como cada pedagogo poderão atuar de maneira produtiva incorporando ações inovadoras e tecnológicas no dia a dia em sala de aula e os desafios da atualidade.

O QUE LEVA A ESTÁ POUCA EFETIVIDADE AS PROPOSTAS DE INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS AO APRENDIZADO:

Estudos revelam que a metodologia ativa é a utilização das ferramentas mais adequadas para a transmissão do conhecimento com a finalidade de fazer o educando aprender e pensar, formando assim significado ao que está sendo estudado e não formar meros ouvintes submissos, tendo uma desenvoltura focada no aluno. Porém, o grande desafio é colocar em prática, uma vez que necessitamos observar vários fatores que requer aprimoramento de diversas áreas.

Precisamos entender que cada ser humano é único, uns aprendem mais rápido, outros nem tanto e que cada um traz um leque de experiências, no qual deve ser aguçadas e aperfeiçoadas. O professor deve analisar todos os fatores externos, pois eles podem influenciar no aprendizado do aluno, despertando competências, elevando a autoestima e o senso crítico do aprendiz. Temos não somente conhecer, mas compreender os estudantes, em todo o âmbito social, seja ele familiar, sua comunidade, econômico, emocional, cultural, entre outros.

Esta tarefa requer melhorias em nosso ensino como mais computadores, manutenção dos mesmos, pois com o tempo eles se desgastam e precisam de reparos, número de pessoas por sala e toda a estrutura escolar, melhor qualidade nos sinais de internet, pois segundo a pesquisa TIC Educação somente 57% das escolas tem os 2 Mpbs exigidos pelo Programa Banda Larga na Escola - Decreto 6.424-2008. Porém, grande parte do trabalho requer atuação assertiva do professor, porque ele tem como missão de encorajar cada aprendiz a construir seu conhecimento, e assim adquirir sua autonomia.

EXISTE RESISTÊNCIA À IMPLANTAÇÃO DESSA ABORDAGEM:

Deve-se conhecer o pupilo, explorar os conhecimentos cognitivos de cada um, ou seja, experiências que eles já vivenciaram a partir deste ponto organizar situações de estudos, identificar o estilo de aprendizagem, definir objetivos e recursos de ensino, técnicas de avaliação e definição do processo, porém é evidente que falta a capacitação destes professores, pois de modo geral existem muitas escolas com acesso à internet, porém não tem estrutura para usar a tecnologia a favor da educação.

COMO PREPARAR O EDUCADOR PARA ESTA NOVA ATIVIDADE:

Hoje em dia, não são todos os pedagogos que tem o conhecimento necessário para pôr em prática a Educação Digital, segundo Gislaine Munhoz (Gestora do Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem, Sec. Municipal de Educação de São Paulo), os profissionais não tem resistência ao uso da Tecnologia como forma pedagógica e segundo ela também não são ligadas à lacuna geracional, pelo contrário existe curiosidade e interesse por parte dos mesmos, porém existe também o receio de fazer errado.

A Alfabetização Digital e o compartilhamento das experiências que deram certo são apontados como soluções, segundo Rose Cerny (Coordenadora do NUTE-UFSC, a escola se reinventa a cada dia, sendo assim, interessante compartilhar suas experiências para servir como expiração e que toda a instituição deve se envolver, pois toda o educandário seja mestre ou gestão tem uma probabilidade maior que o projeto tenha resultados satisfatórios, pois ela afirma que todos devem estar preparada para esta mudança e assim dar suporte ao instrutor. Mila Gonçalves (Gerente de Projetos em Educação – Fundação Telefônica) fala sobre a Plataforma Escolas Conectadas, desenvolvida pela Instituição por ela representada, que tem a finalidade de capacitar deste profissionais através de cursos.

O professor é a peça chave para que este processo apresente resultados, com a ajuda de toda a equipe pedagógica conseguiram desenvolver grandes feitos, trazendo assim jogos educacionais e todo o recurso digital disponibilizado. Porém antes de inserir a tecnologia para as salas de aulas, devem instruir os aprendizes à utilizar as fontes seguras, a finalidade da inclusão desta ferramenta, ajudando eles a fazerem a melhor escolha e que o mestre deve buscar estar se atualizar, pois as informações mudam a todo o tempo e sempre desafiar os receptores a buscar horizontes maiores.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com