TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ESTAGIO ESCOLAR

Por:   •  23/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.480 Palavras (10 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PEDAGOGIA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VI

RENATA OLIVEIRA MARTINS

BELO HORIZONTE

       1º SEMESTRE/ 2010

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VI

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado, apresentado como requisito de avaliação do Curso de Pedagogia, do Centro Universitário UNA

        

Renata Oliveira Martins

BELO HORIZONTE

        1º SEMESTRE/ 2010

SUMÁRIO[pic 2]

1  INTRODUÇÃO ............................................................................................................

2 CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA .............................................................................

3 O COTIDIANO DA SALA DA AULA .......................................................................  

4 ATIVIDADES NA DOCÊNCIA.......................................................................................

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................................

6 REFERÊNCIAS............................................................................................................  

7 ANEXOS .......................................................................................................................

   

INTRODUÇÃO

Este relatório foi elaborado por Renata Oliveira Martins, graduanda do 8º período, do curso de Pedagogia, do Centro Universitário UNA.

Esse trabalho apresenta o resultado de várias atividades as quais, foram planejadas e desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado Vi. O Estágio ocorreu no C.S.C, localizada na RUA: P.E.P, Bairro S. na cidade de Belo Horizonte, MG, no período de 2009, seguindo o horário de 7h às 12h, no turno da manhã, conforme o combinado entre a supervisora do estágio na instituição e a estagiária.

Diante da necessidade de realizar o Estágio Supervisionado em cumprimento às exigências legais e a busca do aprimoramento profissional, inicialmente foi destinado um período para observação e contextualização da escola selecionada. A partir dessa observação foram elaborados planejamentos contextualizados para a turma de 6 anos, com o propósito de intervir de forma positiva na educação dos educandos e contribuir com a prática escolar bem como com a formação dos mesmos.

CENTRO UIVERSITÁRIO UNA

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS

2 – CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

2.1 – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

O C.S.C é uma instituição privada que pertence à rede de educandários da Congregação das irmãs do Sacré Couer de Marie fundada em Beziers, na França, por Padre Antônio Pedro João Gailhac.  

Em 1927, a Irmã Baptist Holohan, membro do Governo Geral da Congregação das Irmãs do Sacré-Coeur de Marie, veio ao Brasil visitar as escolas aqui existentes. Foram-lhe feitos insistentes pedidos para que fundasse um Colégio em Belo Horizonte. No dia 24 de fevereiro de 1928, foi fundado o Colégio Sacré-Coeur de Marie.

O C.S.C oferece cursos de educação infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Funamental II, Ensino Médio e curso noturno Bom Pastor (EJA). O número de turmas é diversificado de acordo com o turno, sendo a organização do ensino por série.

2.2 DESCRIÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO

O espaço físico do colégio é amplo e diversificado. O espaço interno é composto de três andares. No primeiro andar encontramos 03 salas de aula, banheiros masculino e feminino, laboratórios de física, química e biologia, 01 sala de reuniões, bebedouros, coletores de lixo seletivo e extintores de incêndio. No segundo andar temos a recepção, sala de espera, tesouraria, secretaria, banheiros masculino e feminino, sala de reuniões, sala dos professores, 06 salas de aula, biblioteca, enfermaria, sala da direção e trio gestor, mecanografia, capela,  sala da coordenação, bebedouros, coletores de lixo seletivo e extintores de incêndio. No terceiro andar temos 12 salas de aula, banheiros masculino e feminino, sala de áudio visual, auditório, salas da coordenação, coletores de lixo seletivo e extintores de incêndio, sala de informática, sala disciplinar, sala de balé e judô. Existem escadas e rampas que dão acesso a toda a área do colégio.

O espaço externo do colégio é formado de pátio, 03 quadras sendo uma coberta, dois parquinhos, em boas condições de uso.

Existe 01 lanchonete, sala de artes, sala de musica, prédio da educação infantil, livraria, cozinha, almoxerifado, sala de serviços gerais, casa das irmãs e estacionamento. Em todo o entorno do colégio podemos encontrar área verde.  

As instalações ainda não atendem com eficácia a inclusão de portadores de deficiência. Para ajudar no processo de ensino-aprendizado de alunos com paralisia cerebral, o colégio disponibiliza estagiários que ajudam dentro das salas de aula.

2.3 DESCRIÇÃO GERAL DO REGIMENTO INTERNO

O regimento institucional encontra os direitos e deveres dos funcionários bem como normas institucionais. Esses variam de acordo com o cargo, onde é indispensável por todos zelar a manutenção, higiene e organização do espaço.  Para um melhor funcionamento do Colégio existe uma organização interna que deve ser seguida com rigor. Nessa encontramos manutenção, higiene e organização da sala de atividades, e principalmente com o objetivo de envolver todos os participantes do processo educativo numa construção coletiva, na busca incessante da excelência acadêmica e da formação do cidadão comprometido com a defesa da vida. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (219.8 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com