TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDIVIDUAL: PLANEJAMENTO E AÇÃO DO PROFESSOR

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

curso de graduação em pedagogia

FRANSUELEN pALACIOS DOS SANTOS

TRABALHO INDIVIDUAL: PLANEJAMENTO E AÇÃO DO PROFESSOR

[pic 3]

Rio Grande

2015

FRANSUELEN pALACIOS DOS SANTOS

TRABALHO INDIVIDUAL: PLANEJAMENTO E AÇÃO DO PROFESSOR

Trabalho de Gestão de Negócios em Centros de Estética apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Organização e Didática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente, Ensino de Ciências Naturais e Saúde Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Prática Pedagógica Interdisciplinar: ensinar e aprendar na educação de jovens e adultos, Seminário Inderdisciplinar, VI, Estágio Curricular Obrigatório I: educação infantil.

Orientadores: Marlizete Bonafini Steinle, Sandra Regina dos Reis, Maurílio Bergamo, Vilze Vidote Costa, Lucy Mara Conceição, Cyntia Simioni França, Vilze Vidote Costa.

Rio Grande

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        03

2. DESENVOLVIMENTO        04

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        07        

REFERÊNCIA        08            


1 INTRODUÇÃO

O trabalho tem por objetivo, em primeiro momento, relatar uma experiência em sala de aula que faz com que se entenda que houve um planejamento de aula. Após esse relato pessoal, o objetivo do trabalho é destacar a importância do planejamento em aulas de ensino fundamental para alunos do EJA – Educação de jovens e adultos.

Feitas as preliminares considerações, o objetivo seguinte do trabalho é elaborar um planejamento de aula com conteúdo de ciências para os alunos do nível descrito. Por fim, serão feitas as considerações finais sobre os objetivos alcançados através do planejamento de aula.

2 DESENVOLVIMENTO

Relato de uma experiência em sala de aula

Lembro de uma aula de educação física em que o objetivo da professora era fazer com que entendêssemos a importância de uma atividade física nas nossas vidas. Essa aula me marcou, porque, a partir daí, os benefícios dos exercícios não foram esquecidos por mim.

A professora realizou a aula por etapas: primeiro, ela explicou o que era uma atividade física, depois mostrou dois tipos de situações: uma em que apareciam os músculos de pessoas que não realizam exercícios e, outra, em que apareciam os movimentos musculares durante uma atividade física. Em um segundo momento, a professora propôs que, durante duas semanas, observássemos as reações respiratórias de dois grupos de alunos: um que fazia atividade física e, outro, que não fazia. Em um terceiro momento, a professora pediu que relatássemos nossas experiências, sendo isto, um método avaliativo.

O planejamento de aula é importante para que os professores tracem um caminho para alcançar seus objetivos. Pelo fato de um planejamento organizar as tarefas em etapas, é possível que se realize uma sequência lógica de atividades, fazendo com que o professor realize uma aula de modo a, gradualmente, atingir o seu propósito.

Planejar é uma atividade tipicamente humana. Todos nós planejamos quando decidimos fazer alguma coisa e quando essa coisa é bem feita e surta um efeito interessante, há a necessidade de pensar em tudo que se irá fazer antes de fazer.

É importante o planejamento para posicionar o professor em relação à realidade que ele irá enfrentar em sala de aula. O professor depende do planejamento para que suas ações sejam perfeitamente cabíveis dentro da aula, seja ela teórica ou prática.

O planejamento é responsável também para a superação de algumas dificuldades que podem ser encontradas dentro da sala de aula, considerando que uma sala nunca é homogenia, ainda que a proposta pedagógica seja a mesma para todos, nem todos os alunos a recebem da mesma forma.

Planejar, então, consiste em prever e decidir sobre alguns pontos, o que se pretende fazer, realizar, como fazer e como será avaliada determinada situação. Logo, planejar é verificar aquilo que foi proposto em cada aula. Por fim, planejamento é aquilo que acontece, estruturadamente, passo a passo.

Planejamento de aula – EJA – Ensino Fundamental – Ciências

Aula

1

Tema

Planeta Terra

Conteúdo

Meio ambiente

Estratégicas

Expor situações que destaquem a importância da biodiversidade

Material utilizado

Exposições

Duração

1h e 45 minutos

Objetivos

Fazer com que o aluno se reconhece como ser vivo e parte da natureza;

Fazer com que o aluno observe as ações humanas que podem influenciar nas condições do meio ambiente.

Etapas

Primeira etapa: separar material;

Segunda etapa: organizar os passos para aplicação do material;

Terceira etapa: aplicação do conteúdo;

Quarta etapa: avaliação através de observação dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (107.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com