TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Por:   •  18/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ADEMILSON DE JESUS TAMANDARE

ELIONETE DOS SANTOS BARROS

ISAURA RODRIGUES BARBOSA

LAURICEIA RODRIGUES BARBOSA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

[pic 3]

Luis Eduardo Magalhães - BA

2014

ADEMILSON DE JESUS TAMANDARE

ELIONETE DOS SANTOS BARROS

ISAURA RODRIGUES BARBOSA

LAURICEIA RODRIGUES BARBOSA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Organização e didática na Educação Infantil – Prof.ª Edilaine Vagula Arte, educação e música – Prof.ª Laura Célia Cabral Cava;Ludicidade e educação – Prof.ª Marlizete Steinle; Prática pedagógica interdisciplinar - Infância e sua Linguagem – Prof.ª Rosely Montagnini Seminário interdisciplinar IV – Prof.ª Cyntia Simioni.

Tutor eletrônico: Paula Aparecida Gomes Ananias

Tutor de sala: Terezinha Ferreira de Oliveira Silva

Luis Eduardo Magalhães - BA

2014

INTRODUÇÃO

O trabalho com Artes Visuais na Educação Infantil é muito importante, no que se refere ao desenvolvimento. Isso significa que o pensamento, a sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição e a cognição devem ser trabalhadas de forma integrada, favorecendo o desenvolvimento das capacidades criativas das crianças.

Neste trabalho, analisaremos a obra futebol de Cândido Portinari e a releitura desta obra. Em geral a obra do artista Cândido Portinari é uma reminiscências de seu passado, especialmente de sua infância, o que nos coloca à frente da questão da história pessoal do artista e de suas memórias como representações importantes para a compreensão de sua produção artística.

O jogo de futebol. Esta pintura nos mostra ainda uma visão bucólica, quase idealizada da vida interiorana, sempre em sentimentos contraditórios com o cotidiano de cidades maiores.

Na releitura da obra de arte futebol, colocamos a realidade atual das crianças brasileiras.

DESENVOLVIMENTO

Em geral a obra do artista Cândido Portinari é uma reminiscências de seu passado, especialmente de sua infância, o que nos coloca à frente da questão da história pessoal do artista e de suas memórias como representações importantes para a compreensão de sua produção artística. Através das imagens produzidas por ele, podemos reconhecer a representação artística do que ele percebia em seu país, daí talvez a ênfase dada em alguns momentos, em cenas da sua infância, da sua cidade natal, mas principalmente desta forma, numa figuração das manifestações populares da cultura brasileira, das quais o futebol é uma das mais vibrantes, ainda mais se representado como um jogo, uma divertida brincadeira  de  infância,  com  as  cores  dessas lembranças presentes na memória, sobre a terra vermelha.

Nós escolhemos esta obra porque é a que as crianças mais apreciam, não só as crianças, mas também os adultos. Os brasileiros são apaixonados por futebol e as crianças já crescem vendo os adultos, assistindo futebol, jogando etc. e elas acabam gostando também.

[pic 4]

        Na releitura tridimensional desta obra colocamos a realidade atual, respeitando a diversidade cultural e social. Na obra de Portinari o campo era de terra vermelha. Na releitura colocamos um campo gramado, porque dificilmente as crianças contemporâneas brincam em campo como foi descrito por ele. Hoje em dia elas brincam em quadras poliesportivas, campo com grama sintética ou gramado natural.

[pic 5]

Usamos materiais não tóxicos para evitar contaminação, que criança de todas as idades possa usar e fáceis para elas utilizarem. Os materiais utilizados foram: Isopor, pincéis, tinta acrílica, massa de modelar e cola de isopor.

Na época que estudávamos em escola regular, não tivemos oportunidades para realização de trabalhos como este, a aula de Artes além de não ter muita importância, os professores trabalhava coma arte de maneira diferente, por exemplo: trabalhavam com figuras prontas para pintar ou desenhavam no caderno ou no quadro para facilitar, porque o período da aula era muito curto. Foi muito interessante para nós realizarmos esse trabalho, nos divertimos muito.    E o resultado foi esse na figura abaixo.

[pic 6]

Ao produzir artisticamente, ao ler e compor, o sujeito articula e estrutura o sentir e o pensar. Nesse processo acontece a organização e a ordenação do pensamento, a significação (representação), a construção de imagem, a expressão da história pessoal e social do sujeito, pois compreendemos que o ensino de arte é resultado da articulação entre o fazer, o conhecer, o exprimir e o criar. (Bueno, 2002). Desse modo, tomando cada sujeito em sua unicidade, inserido num pluralismo cultural, temos que as histórias de vida são únicas e, portanto, são diversas as possibilidades de construção das expressões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (205.6 Kb)   docx (91.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com