TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO MATEMÁTICA

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

EDUCAÇÃO E RESPONDABILIDADE SOCIAL – EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

FICHAMENTO

LIVRO: CONTAR HISTÓRIAS: UMA ARTE SEM IDADE

(Betty Coelho)

ALUNA: FRANCINE SILVA PRATA

UBERABA

2015

FICHAMENTO:

 Coelho (1999), quando ainda era estagiária do curso Normal, em seu primeiro dia de aula se identificou com a magia de contar histórias, quando percebeu a reação das crianças vendo o quanto essa técnica era interessante.

Assim por ter sido uma experiência significativa, a autora resolveu escrever o livro “Contar histórias uma arte sem idade” para repassar técnicas importantes e relevantes que possam ser utilizadas quando outras pessoas forem contar histórias.

O livro é dividido em cinco capítulos e aborda métodos e observações diferenciadas que são pertinentes quando se for contar uma história.

Capítulo 1:

Neste capítulo, Coelho (1999) aborda os fatores que devem ser levados em consideração no momento de contar uma história, já que contribui significativamente para o desenvolvimento da criança.

“Naturalmente, é necessário fazer um seleção levando em conta, entre outros fatores, o ponto de vista literário, o interesse do ouvinte, sua faixa etária, suas condições sócio econômicas” (página 13).

Capítulo 2:

A autora destaca neste capítulo, a importância em estudar a história que será contada, pois o estudo possibilita o domínio do assunto, levando o contador a conhecer todo enredo dando ênfase ao clímax podendo até mesmo fazer alterações que possam ser pertinentes.

“Quem se propõe contar uma história, a estuda tendo em vista as características dos elementos que a compõem, adquire maior confiança, familiariza-se com os personagens, vivencia emoções que poderá transmitir, fazendo as adaptações convenientes e trabalhando cada elemento com a devida técnica” (página26).

Capítulo 3:

Neste capítulo a autora fala sobre as várias formas e recursos que podem ser utilizados para contar uma história. Cada forma deve ser bem escolhida para o sucesso da contação.

“ ...cada apresentação tem vantagens especiais, corresponde a determinados objetivos e saber escolher o recurso é fundamental. As formas de apresentação devem ser alternadas e definidas dependendo do local e das circunstâncias” (página 46).

Capítulo 4:

A autora, neste capítulo, fala da importância de alguns fatores que contribuem para uma boa narrativa como conversar com as crianças informalmente antes de iniciar a história para evitar interrupções e como lidar com elas, ficar atento à duração da narrativa, ter naturalidade e postura ao contar e conversar também ao final da história a fim de aprender reações das crianças e aprimorar-se.

“Além do conjunto de técnicas que a didática ensina, há determinadas qualidades que contribuem para a eclosão desse talento e podem ser estimuladas, desenvolvidas” (página 50).

Capítulo 5:

Neste último capítulo, a autora aborda atividades que podem ser enriquecedoras para trabalhar com as crianças após a narrativa de uma história como dramatização, pantomima, modelagem, recortes, brincadeiras, entre outras.

“Sempre que possível, convém propor atividades subsequentes. As chamadas atividades de enriquecimento ajudam a ‘digerir’ esse alimento num processo de associação a outras práticas artísticas e educativas” (página 59).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com