TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABLHO PPAP UNIP

Por:   •  15/11/2018  •  Artigo  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  1.495 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Disciplina: Orientação e pratica de Projetos de Ensino Fundamental

FOLCLORE

Nome: Antonia Catarina de Carvalho Silva RA: 1536249

                Nome: Genilda Maria de Oliveira Santos    RA: 1548001

                Nome: Melissa da Silva Teixeira                      RA: 1540491

        

Polo Carlos Lobo

2016

MARACANAU-CE

Tema de aula: Folclore Brasileiro Data: 15/09/2016 Duração: 1h 40min

Aula para o Ensino Fundamental (I) – 1º ano Disciplina: Português - Historia

  1. Conteúdos

   Análise fonológica das palavras, compreensão textual e reconhecimento da cultura do nosso folclore.

  1. Objetivos

   Levar a criança a conhecer a cultura popular da região em que está inserida. Destacando as lendas, SACI, CUCA, entre outros. Dentro desse mesmo texto, através da música.

  1. Recursos

   Preparar com antecedência um cartaz em folha de papel madeira, com a letra da musica: “CUIDADO COM A CUCA”. Separe também uns livros que falar sobre o folclore e os entregue para que eles possam explorar as imagens. Cartolinas, tinta guache, pinceis e giz de cera. CD com a música, Cuidado com a Cuca e micro system.

  1. Estratégias
  1. Introdução ao tema da aula.

Duração prevista: 30 minutos.

   Convide as crianças a sentarem em círculo no chão. Fale sobre os personagens, dando ênfase e foco na Cuca e Saci, por conta das letras e por chamar mais atenção por suas aparências.

Faça a predição e perguntas do tipo; vocês acreditam que existe SACI e a CUCA? Ouça as opiniões e em seguida fale sobre o Folclore. Depois conte as letras, destaque a letra inicial e final, em seguida pergunte as cores, e o que chama mais atenção, faça isso com cada criança.

 

  1. Desenvolvimento da aula.

Duração prevista: 30 minutos.

   Após fazer a predição e falar sobre o folclore, convide-os a cantar a música “cuidado com a cuca”. Exponha o cartaz no quadro e leia apontando para a letra da música. E após peça para que eles identifiquem quantas vezes a palavra cuca aparece e quais as palavras que acharam mais interessante e o por que.

  1. Atividade (s) para os alunos.

Duração prevista: 40 minutos.

  • E após cantarem e identificarem o que se pediu, divida-os em grupos de quatro ou mais alunos, entregue os livros para que eles possam explorar os personagens.  Em seguida, distribua as cartolinas e as tintas, peça para eles desenharem os personagens que mais gostaram.

  • Leve-os ate o quadro para colarem os cartazes que fizeram e peça-os para explicarem o porquê de terem escolhido respectivo personagem. Leve ao quadro cada equipe para colar e explicar, enquanto isso os demais ficam sentados ouvindo o que os coleguinhas falam com o auxílio da professora.
  1. AVALIAÇÃO.

   Os alunos serão avaliados, no decorrer da aula e através da participação perante os conteúdos apresentados, desde a introdução por meio dos conhecimentos prévios apresentados até a realização das atividades, considerando as especificidades de cada uma.

    Observe se os alunos mostram interesse e empolgação pelo tema e atividades realizadas, observar se conseguiram identificar e aprender corretamente cada personagem, história e suas características. E se reconheceram a importância do folclore na nossa literatua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com