TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO E RECURSOS TECNOLÓGICOS

Projeto de pesquisa: TREINAMENTO E RECURSOS TECNOLÓGICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.062 Palavras (13 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS – 60h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Como podemos definir tecnologia?

Como um conjunto de conhecimentos de que uma sociedade dispõe sobre ciências e artes industriais, incluindo os fenômenos sociais e físicos, e a aplicação destes princípios à produção de bens e serviço ou o estudo dos processos técnicos de um determinado ramo de produção industrial ou de mais ramos. Ela é responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação por meio de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados, de forma a gerar informações para tomada de decisão. Portanto a tecnologia é a ação que se aplica ao ato de planejar, de construir e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade.

2. Como podemos definir tecnologia educacional?

À tecnologia educacional pode ser definido como os métodos e processos pertinentes à prática pedagógica para, possivelmente, aperfeiçoar a aplicação de recursos tecnológicos no contexto escolar, podendo ser descrita como a aplicação de recursos tecnológicos diversos em prol do desenvolvimento educacional e da facilidade ao acesso à informação. A tecnologia educacional é a aplicação dos princípios científicos das diversas ciências à educação uma maneira sistemática de elaborar, levar a cabo e avaliar o processo de aprendizagem em termos de objetivos específicos, baseados na investigação da aprendizagem e da comunicação humana, empregando uma combinação de recursos e materiais para conseguir uma aprendizagem mais efetiva.

3. O desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias provocaram profundas transformações na sociedade. Comente sobre três grandes benefícios provenientes das transformações tecnológicas em cada uma das áreas: educação, saúde, comunicação, meios de transporte e ciência. Segundo Santiago (2006), tecnologias educacionais são todos os recursos que permitem enriquecer a arte de ensinar.

Educação: Acesso à informação de qualidade com rapidez, apresentações multimídia, sites que auxiliam o professor com atividades pedagógicas.

Saúde: Eficiência na descoberta e tratamento de doenças, recursos para um melhor atendimento, infraestrutura nos locais de atendimento.

Comunicação: Diminuição de distâncias, redes de transmissão ao vivo, cobertura global por meio de satélites.

Meios de transporte: Segurança nos carros, rodovias e ruas sinalizadas, maior velocidade e estabilidade.

Ciência: Inteligência artificial, energia sustentável, impressão 3D.

4. O que são recursos didáticos independentes e recursos didáticos dependentes. Cite e comente três recursos independentes e três dependentes e respectiva aplicação em sala de aula.

Como estão classificados os recursos didáticos: Explique?

Os recursos didáticos independentes são aqueles que não dependem de meios elétricos ou eletrônicos para seu entendimento e são considerado autossuficientes, eles, por si mesmos, transmitem uma idéia, uma informação ou um conteúdo.eles são classificados em:

Livros didáticos;

Quadro Negro ou quadro de giz

Cartazes

Flanelógrafo

História em quadrinhos

Ilustração/Gravura

Jogo

Jornal

Jornal escolar

Mapa e globo

Peça teatral

Sucata

Os recusos didáticos dependentes são aqueles que a tilização decorre na maioria das vezes de equipamentos em muitos dos casos eletro-eletronicos para que possam ser utilizados, eles dependem de outros aparatos e pessoas para funcionar e expressar a mensagem. Eles podem ser classificados como:

Radio

Filmes VHS e DVD

Fita sonora, CD e MP4

Computadores

Internet e suas ferramentas

Lousa digital

Smartphones e tablets

Ambientes colaborativos de aprendizagem

6. Assista ao vídeo no Youtube, sobre a Evolução da Comunicação humana e faça uma análise sobre o avanço da tecnologia e sua importância para a evolução humana. Para assistir o vídeo, acesse o link: http://www.youtube.com/watch?v=1OvMh-lA-_A>

A evolução da comunicação se deu pela necessidade cada vez maior de estar conectado, precisar enviar e receber informações de forma cada vez mais rápida e eficaz. A comunicação está interligada à tecnologia e a evolução humana, pois com o passar dos anos o ser humano está cada vez mais necessitado de novidades e praticidades, com isso a tecnologia tem a sua função bem determinada, olhar para os apelos da nova era e criar novos conhecimentos para facilitar ainda mais a vida corrida do homem. A comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com