TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa e Ampliada

Por:   •  9/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa e Ampliada

Existem várias formas de comunicação com base no contexto e de acordo com quem estamos lidando no processo de comunicação. A comunicação pode assumir muitas formas, tais como: a fala, um olhar compartilhado, texto, gestos, expressões faciais, o toque, a língua de sinais, símbolos, imagens, dispositivos que geram discursos, etc.

Na tecnologia assistiva e comunicação alternativa e ampliada temos recursos não verbais importantes que são utilizados no processo de comunicação.

O emprego do termo Comunicação Alternativa e Ampliada refere-se um conjunto de ferramentas e estratégias que o indivíduo utiliza para resolver os desafios de comunicação do cotidiano e, é usado para descrever vários métodos de comunicação que podem ajudar as pessoas que são incapazes de usar o discurso verbal para se comunicar.

A comunicação alternativa é considerada uma área da tecnologia assistiva que tem como objetivo desenvolver habilidades de comunicação remetida a pessoas que não têm o desenvolvimento da fala, escrita, ou seja, atraso na comunicação ao falar e escrever. Seu objetivo é estar enquanto facilitador e mediador para o desenvolvimento da autonomia da pessoa com deficiência.

Os sistemas de Comunicação Alternativa e Ampliada” -  CAA podem ser sistemas de comunicação aumentativa e sistemas alternativa e vão se referir aos componentes (símbolos, gestos, recursos, estratégias e técnicas) utilizados pelos indivíduos para comunicação.

Na comunicação aumentativa se complementa sem precisar substituir outros jeitos de comunicar, tais como fala, gestos, vocalizações, expressões faciais, e a comunicação alternativa utiliza diversos métodos, modos e estratégias alternativas para estabelecer a comunicação com o outro.

Podem ser manuais ou gráficos, sendo que os primeiros são aqueles que não requerem ajuda externa, compreendem assinatura e gestos, que não exigem materiais ou equipamentos especiais, já os gráficos dependem de materiais e equipamentos especiais, como imagens, livros e computadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com