TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria e Avaliação do Currículo

Por:   •  29/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria e Avaliação de Currículo

SÃO PAULO

2015

Teoria e Avaliação de Currículo

Trabalho para a disciplina Teoria e Avaliação de Currículo, apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, sob a orientação da Professora ra.

 

SÃO PAULO

2015

1- Identifique o olhar de Marcelo Néri quanto à educação e a melhora da renda dos mais pobres, possibilitando a qualificação para a vida em uma sociedade que requer cada vez mais conhecimento?

R: Marcelo Neri, tem um olhar para educação, como menciona no texto que existe um grande problema da qualidade nas instituições de ensino Brasileiras, causando uma defasagem maior. A renda dos mais pobres vem diminuindo e que está gerando a desigualdade nos patamares. Mas mesmo com o acesso para as instituições, somente a qualidade oferecerá ao país a possibilidade de dar o próximo salto para essa sociedade. Portanto para autor, só haverá mudanças quando a qualidade das escolas estiverem melhores e que o acesso ao ensino será uma oportunidade para essa divisão de classes diminuir.

2- Como podemos vislumbrar as políticas globais? Quais são elas? Essas políticas contemplam ao menos uma parte da necessidade dos alunos? Elas fomentam a parte acadêmica? Explique.

R: As políticas públicas é oferecer programas para que elimine quaisquer barreiras que esses indivíduos encontraram. Alguns exemplos é o programa de livros didáticos, que é o maior do mundo, e o aluno tem acesso às grandes obras do ensino fundamental. E tem a merenda escolar, que fez com a fome deixasse de afetar muitas crianças. Essas políticas atendem em algumas necessidades para esses alunos, mas não são foçadas nas dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos mais pobres. Desta maneira é preciso que acrescente políticas que envolva a parte académica e que os alunos se interessam por elas, pois em muitas instituições os indivíduos só aparecem na escola para comer, ou levar o seu leite, e sem se preocupar de aprendeu mais ou menos.

3- Explique os três níveis de ação que enfatizam a questão da cidadania, família e comunidade, abordada por Vasco Moretto.

R: Os três níveis de ações que enfatizaram a cidadania, família e a comunidade, são aqueles que realizaram estudos e pesquisas que possam solucionar os problemas educacionais voltados à pobreza, que deem ajuda de custo às famílias dos alunos que possuíam mais frequência na escola e que planejam projetos que trabalham junto com a comunidade. Segundo Moretto são esses, gestores dos sistemas públicos de ensino em âmbito federal, estadual e municipal. Segunda a escola e o terceiro refere-se ao trabalho do professor.

4- Como podemos observar uma solução para que a educação ofertasse mais oportunidades e olhasse para o contexto social atual, observando uma chance de alterar o quadro atual da educação. (Responda a questão de acordo com Marcelo Néri).

R: Néri acredita que através de incentivos as famílias mais necessitadas, conseguem manter a frequência do aluno dentro do ambiente escolar, que através de seus desempenhos possam chegar a uma solução que desenvolva o conhecimento dos alunos e atinja o contexto social de hoje em dia que é a pobreza.

5- Explique a definição de Moretto sobre a pedagogia atual. Como a definiríamos.

R: Moretto define a pedagogia atual através de 5 pilares:

  1. Ter conhecimento do conteúdo; 2) Habilidade (saber fazer) para resolver a situação; 3) Domínio da linguagem específicas relacionada ao contexto; 4) Compreensão dos valores culturais que dão sentido à linguagem e que torna a situação relevante ao contexto; 5) Capacidade da administração do emocional diante do problema. E o MEC explica as 5 competências/pilares através do: Domínio da linguagem; compreensão de fenômenos; Construção de argumentos; Soluções de problemas; Elaboração de propostas. Ao entendermos estes pilares definiremos a pedagogia atual como duplo papel da escola, como escola conservadora e escola transformadora. Porque na escola circulam informações, contidas nos livros, nas revistas, nos jornais, nas apostilas, na internet, etc.. Os professores selecionam as informações relevantes nas várias disciplinas e as transmite aos alunos ou criam estratégias para que os alunos as encontrem. Estes, por sua vez, são estimulados a compreender seu sentido, aplicá-las em situações reais ou imaginárias para construir o que chamamos de conhecimento. Assim, podemos dizer que todo conhecimento é uma construção individual mediada pelo social: cada sujeito constrói seu conhecimento. O aluno aprende. Ele é o protagonista no processo da construção do conhecimento. Isso ocorre na medida em que o aprendente interage com o professor, com os colegas, com os livros e com outros atores sociais que possam favorecer a aprendizagem.


6- A Pedagogia não pode ser pensada como universal

R: Então a pedagogia não pode ser pensada como universal, porque varia de sociedade para sociedade, de um grupo social a outro, segundo as concepções que cada sociedade e cada grupo social tenham de mundo, de homem de vida social e do próprio processo educativo.

Cada país, cada sociedade tem realidades e valores diferentes e, por isso, tem uma concepção diferente de educação. A ideia de educação de cada povo depende, portanto da sua realidade concreta e de seus valores. Como sinalizamos em nossa reflexão, a escola precisa organizar-se para, primeiramente, ajudar a formar cidadãos eticamente conscientes de sua responsabilidade social. Ao mesmo tempo, a escola tem a função de ajudar a formar o sujeito profissionalmente competente. Para isso, os educadores, no contexto escolar, precisam ser competentes para criar as melhores condições de aprendizagem do aluno e competentes para utilizar os melhores instrumentos que avaliem se esta aprendizagem foi realmente significativa. Por isso, concordamos que deva haver uma constante preocupação dos educadores de mudar buscando novas teorias educacionais e novas metodologias de ensino. Essas mudanças devem sempre ter o foco na dupla missão da escola, conservadora e transformadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com