TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Psicogenéticas em Discussão

Por:   •  30/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 6

Teorias Psicogenéticas em Discussão

Desenvolvimento do juízo moral e afetividade na teoria de Jean Piaget

 Segundo Yves de La Taille

1- As regras do jogo

Para Piaget, “toda moral consiste num sistema de regras, sendo que a essência da moralidade deve ser procurada no respeito que o individuo tem por elas.” Piaget utilizou o jogo coletivo de regras em sua pesquisa tendo em vista a justiça e a honestidade.

A evolução pratica e consciente foi dividida em três regras:

1° Anomia (até 5/6 anos): As regras coletivas não são seguidas pelas crianças.

2° Heteronomia ( até 9/10 anos): As regras é vista pelas crianças, como sendo de origem imutável e não como contrato firmado entre os jogadores.

3° Autonomia: É a visão adulta do jogo, os jogadores respeitam as regras.

2- O dever moral

O ingresso da criança no universo moral consiste na aprendizagem que os pais e demais adultos impõe a ela, acontece na fase da heteronomia e se dá pelo realismo moral, que se caracteriza:

- a criança considera que todo ato de obediência às regras impostas é bom.

- as regras são interpretadas ao pé da letra.

- há uma concepção objetiva de responsabilidade.

3- A justiça

A justiça, junta todas as outras noções morais e abrange ideias matemáticas. Quanto menor a criança, maior será a noção de justiça. Com 8/9 anos a desobediência já começa a ser vista como um ato legitimo quando há flagrante injusto.

4- As duas morais da criança e os tipos de relações sociais

Para Piaget, o sujeito participa de maneira ativa no decorrer do seu desenvolvimento intelectual e moral, e autonomia diante das leis da sociedade. As relações interindividuais dividem-se em coação e cooperação. Sendo que coação é uma relação desigual; em que um dos polos coloca suas verdades. E cooperação é o oposto, onde existe uma relação constituída por iguais, recíproca e envolve acordos.

Resumindo: para ajudar a conquista da autonomia, a escola precisa respeitar e aproveitar as relações de auxilio que nascem da interação entre as crianças.

5- Afetividade e inteligência na teoria piagetiana do desenvolvimento do juízo moral

Segundo La Taille, o mais importante na teoria piagetiana é que nela “não assistimos a uma luta entre afetividade e moral” (p. 70). Afeto e moral se unem em harmonia: o sujeito autônomo não é retido, ele tem liberdade e respeito mútuo.

O problema da afetividade em Vygotsky

 Segundo Marta Kohl de Oliveira

Vygotsky é considerado um cognitivista, mesmo nunca tendo usado o termo cognição, mas , pela função mental e da consciência. Para ele, existe uma distinção básica que esta entre as funções mentais elementares e as superiores. Sua abordagem é globalizada, assim, podemos dizer que, não dá para separar interesses pessoais do ser pensante.

  1. Consciência  

Vygotsky vê a consciência como “organização objetiva observável do comportamento, que é imposta aos seres humanos através da participação em práticas sócio-culturais.” (p. 78)

Para ele a consciência seria a essência da psique humana, constituída por funções psicológicas que envolvem a inter-relação dinâmica e em transformação entre:

  • Subjetividade e interação social
  • Intelecto e afeto
  • Atividade e representação simbólica

  1. Subjetividade e intersubjetividade

As funções psicológicas humanas mais elevadas referem-se a processos voluntários. São autônomos em fatores biológicos.

A internalizarão de modelos culturais de comportamento se dão com a formação da consciência, que é a constituição da subjetividade por meio de situações de intersubjetividade.

  1. Sentido e significado

Para Vygotsky existem duas funções básicas da linguagem:

  • Sendo a interação social e o pensamento generalizante.
  • O significado exige uma conexão entre o cognitivo e o afetivo.

Sendo assim, pode-se concluir que, significado é o núcleo fixo da compreensão e sentido é o entender de cada palavra a cada pessoa no seu contexto afetivo vivido.

  1. O discurso interior

O discurso interior é a incorporação da linguagem. É quando falamos com nós mesmos.

A afetividade e construção do sujeito na psicogenética de Wallon

Segundo Heloysa Dantas

  1. A teoria da emoção

Para Wallon, a importância afetiva tem lugar central, na construção e no conhecimento de uma pessoa.

Segundo ele, a parte emocional, que é típica do ser humano, pode ser social e biológica, e as emoções podem ser hipotônica (susto/depressão), ou hipotônica (cólera/ansiedade).

  1. Características do comportamento emocional

É a emoção que nos dá a solidariedade afetiva, e nos garante a nossa sobrevivência.

Pela função social da emoção, resulta o caráter e a necessidade da presença do outro.  A emoção tem efeitos desorganizadores, ela desestabiliza o ser humano.

Wallon diz que não existe estado não emocional, porque mesmo a pessoa estando tranqüila, mostra emoção. Sendo assim, a emoção deveria ser educada para evitar a formação do “circuito perverso da emoção”. Que é o efeito desordenado da emoção, que descontrola o próprio corpo e diminui o raciocínio, diminuindo assim, percepções importantes.

  1. Afetividade e inteligência

A afetividade é própria do ser humano. É com ela, juntamente com o cognitivo, que nos tornamos seres racionais.  Com o nosso desenvolvimento, a afetividade se une com a inteligência e se racionaliza.

  1. Inteligência e pessoa

“O produto último da elaboração de uma inteligência, concreta, pessoal, corporificada em alguém, é uma pessoa. A construção da pessoa é uma autoconstrução.” (p.97)  

Para Wallon, não existe nada mais social do que o processo que o individuo se singulariza, quando o seu eu se constrói por meio da cultura, e deixa claro que ... O ser humano, tanto no individual, quanto no social, é uma obra sempre inacabada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com