TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto dissertativo -Brinquedoteca

Por:   •  27/9/2015  •  Dissertação  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 9

Texto dissertativo -Brinquedoteca

O formato e disposição da brinquedoteca hospitalar deverão ser baseados nas normas nacionais (MEC).A brinquedoteca deve oferecer condições adequadas de iluminação, ventilação e localização, deve respeitar condições de segurança: tomadas altas ou ocultas, trancas de segurança em armários, portas e janelas. Os brinquedos, equipamentos lúdicos e recursos expressivos, audiovisuais, livros, e etc. devem ser adequadosou adaptados às condições cognitivas, motoras e emocionais dos pacientes pediátricos e hebiátricos. Os brinquedos, jogos e equipamentos lúdicos devem ser resistentes e de fácil assepsia, e a higienização deverá ser orientada pelo CCIH do serviço ou de acordo com critérios técnicos adequados.

Os espaços lúdicos devem ter pias ou lavatório para a higiene de mãos e materiais e o mobiliário deve ter cantos arredondados e desenhos anatômicos.

A brinquedoteca é um espaço criado para favorecer o brincar e a mesma dentro do hospital possibilita momentos de lazer e aprendizagem através da ludicidade. É papel do pedagogo dentro de uma brinquedoteca hospitalar, possibilitar a interação da criança enferma com seus aspectos saudáveis.

A prática do pedagogo na brinquedoteca se apresenta através das variadas atividades lúdicas e recreativas como a arte de contar histórias, brincadeiras, jogos, dramatização, desenhos e pinturas. Essas práticassão as estratégias da pedagogia hospitalar para ajudar na adaptação, movimentação e recuperação do paciente, que por outro lado, também está ocupando o tempo ocioso.

O pedagogo tem a função de orientar, estimular e motivar a criança enferma e hospitalizada a prosseguir com o seu aprendizado, afinal ela continua em crescimento e desenvolvimento e este processo não pode e não deve ser interrompido por ocasião de uma internação.

Preservar a saúde emocional da criança é um dos principais focos de uma brinquedoteca hospitalar,proporcionando alegria e momentos que a façam desligar-se da enfermidade.

Projeto - Brinquedoteca Hospitalar

Introdução

A brincadeira é fundamental para a criança e uma rica oportunidade de desenvolvimento, pois além se socializar ela também desenvolve a criatividade, expressa suas idéias e desenvolve a aprendizagem física e cognitiva. Através do brincar ela é capaz de transformar sua realidade naquilo que quer e no que convive em seu cotidiano, portanto, o brincar é algo essencial no desenvolvimento da criança. Os brinquedos também auxiliam as crianças na fase da infância, seja no aspecto físico, motor ou emocional e devido a isso a brincadeira não mais se restringe somente ao ambiente familiar ou escolar, mas também em hospitais, para que crianças que estejam doentes não deixem de se desenvolver pelo fato de estarem hospitalizadas. Hoje alguns hospitais já possuem brinquedotecas para que a permanência da criança no ambiente hospitalarnão seja traumática, sua dor seja amenizada e para que se recupere de uma maneira mais feliz e proveitosa.Neste momento a ludicidade entra com o seu papel, pois a brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a brincadeira e á ludicidade, com diversidade de brinquedos, livros, jogos e o apoio de um profissional que estimule a criança e ajude-a a enfrentar a doença sem privá-la do prazer de viver.

Justificativa

Os estudiosos e pesquisadores recomendam que as brincadeiras devam estar sempre presente no período da infância, para que a criança tenha um desenvolvimento proveitoso e significativo, pois assim ela amplia a sua capacidade de aprendizagem, seja em qualquer ambiente incluindo nestes o ambiente hospitalar, pois a ludicidade contribui ricamente na saúde emocional auxiliando a enfrentar as dificuldades das doenças e da ansiedade da internação.

Objetivos gerais

Criaruma brinquedoteca para o desenvolvimento infantil, oferecendo o brincar. Analisar os resultados pedagógicos obtidos a partir da instalação da brinquedoteca no hospital, bem como o desenvolvimento da criança, propiciando um espaço onde a criança possa brincar evitando os traumas dos tratamentos hospitalares.

Objetivos específicos

• Preservar a saúde emocional da criança durante o período de internação;

• Propiciar um ambiente agradável à criança minimizando efeitos como o medo, depressão ou sensação de abandono;

• Favorecer atividades lúdicas para que não seja interrompida a fase de desenvolvimento cognitivo, devido ao afastamento do ambiente escolar para que desta forma não haja defasagem na aprendizagem.

Metodologia

A brinquedoteca deve conter jogos, cantinhos de leitura com livros de literatura, gibis, bonecas, carrinhos, quebra-cabeça, jogos de encaixe e jogos de tabuleiro. O ambiente deve ser limpo, iluminado, agradável e organizado de forma que estimule a ludicidade e a criatividade. Os participantes são em torno de quatro á cinco pessoas, sendo eles pedagogos e estagiários do curso de pedagogia. É importante que haja a higienização dos brinquedos e a lavagem constante das mãos para que a brinquedoteca não se torne um local de infecção hospitalar, os brinquedos devem ser limpos com álcool antes e após o período de uso. É extremamente importante que os educadores da brinquedoteca sejam identificados através de jalecos com a identificação da mesma. A brinquedoteca também permite que pais ou familiares entrem para participarem das atividades com as crianças, sendo eles devidamente identificados. Após as atividades com as crianças, os profissionais deverão realizar relatórios individuais de cada paciente, contendo informações como as atividades realizadas, tipo de jogos e brincadeiras,comportamento e reações, que deverá ser discutido e analisado nas reuniões para a verificação do progresso, principalmente das crianças que ficam mais tempo internadas, como as crianças com leucemia, por exemplo.

Cronograma

As atividades na brinquedoteca acontecem no período da manhã e também no período da tarde, sendo que uma vez por semana há reuniões com os educadores para a organização e planejamento dos jogos e das brincadeiras; uma vez por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com