TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de violências contra as crianças

Por:   •  9/9/2017  •  Resenha  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  1.012 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Luciane Paula Coimbra dos Santos

RA: 8002968

 Atividade de Portfólio

Práticas de Violências contra as Crianças

[pic 2]

[pic 3]

Rio Verde - GO

2017

Atividade no Portfólio

Objetivos

• Apontar os indicadores físicos, emocionais e comportamentais dos maus-tratos.

• Compreender a existência de diferentes tipos de maus-tratos e suas características.

• Compreender as causas das dificuldades em apontar as estimativas ou o número aproximado de casos de maus-tratos contra crianças numa determinada população

Descrição da Atividade

Com base nas leituras realizadas até o momento (Ciclos 1 e 2), preencha o quadro a seguir colocando-o no word. Nele é preciso definir cada tipo de maus-tratos e apresentar pelo menos dois indicadores (indicadores físicos, emocionais e comportamentais) de cada tipo.

Logo a seguir ao quadro explique qual a importância de o educador conhecer os indicadores de maus-tratos contra crianças. E responda: quais as principais razões das dificuldades em sabermos o número (as estimativas) de casos de maus-tratos?

Esta atividade deve conter no máximo duas páginas, sem contar capa e referências bibliográficas que devem ser incluídas ao final.

Depois de concluir sua atividade, poste-a no Portfólio.

Lembre-se: ao reproduzir literalmente um trecho de algum dos materiais lidos, é preciso citar a referência (citando autor, ano e página) de onde o trecho foi retirado.

Modelo de quadro:

Abuso Físico

Abuso Emocional/Psicológico

Negligência

Abuso Sexual

Definição

É o uso da força física contra a criança ou adolescente por parte dos pais, responsáveis ou cuidadores, familiares ou pessoas próximas. A força é usada de forma intencional, e tem como objetivo ferir, lesar ou destruir a vítima.

É toda forma de rejeição, discriminação, depreciação ou desrespeito em relação à criança ou adolescente.

É o ato de omissão do responsável pela criança ou adolescente em prover as necessidades básicas para o seu desenvolvimento.

É todo ato ou jogo sexual, relação heterossexual ou homossexual cujo agressor está em estágio de desenvolvimento psicossexual mais adiantado que a criança ou adolescente. Tem por intenção estimulá-la sexualmente ou utiliza-la para obter satisfação sexual. Engloba ainda a situação de exploração sexual visando a lucros como prostituição e pornografia.

Indicadores Físicos

Queimaduras, laceração, escoriações, ferimentos ósseos, ferimentos na cabeça, ferimentos internos, contusões, etc.

Este tipo de violência é dos mais difíceis de serem identificado, não deixando evidências físicas, embora muitas vezes estando embutidos nos demais tipos de violência.

Desnutrição por oferta irregular ou inadequada de alimentação, higiene corporal deficitária, acidentes frequentes, principalmente domésticos, como intoxicações por medicamentos e por materiais de limpeza.

Lesões na região genital, lesões na região anal, como fissuras, hemorroidas, pregas anais rotas, sangramento retal ou anal, diminuição ou ausência de tecido himenal, doenças sexualmente transmissíveis, dor na região anal ou genital, gravidez, detecção de sêmen na cavidade oral, petéquias e eritema sugerindo sexo oral forçado, enurese e encoprese.

Indicadores Emocionais

Agressividade, baixo autoestima, déficit de atenção, hiperatividade, dificuldade de relacionamento interpessoal, comportamento abusivo, delinquência, etc.

Ansiedade, depressão, distúrbio do sono e a da alimentação, baixo autoestima, aversão ao contato físico, comportamento extremo de obediência, isolamento, etc.

Falta de suporte emocional, afetivo e atenção.

Comportamento sexual precoce mostrado em brincadeiras ou conversas, isolamento social, baixo autoestima, demonstração de medo frente a pessoas em geral, perda de confiança, déficit de habilidades sociais. Timidez, tristeza e medo.

Explique qual a importância de o educador conhecer os indicadores de maus-tratos contra crianças. E responda: quais as principais razões das dificuldades em sabermos o número (as estimativas) de casos de maus-tratos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com