TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Gestão Escolar Democrática: Participação, Decisões E Avaliação Institucional

Por:   •  27/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  5.138 Palavras (21 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 21

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: PARTICIPAÇÃO, DECISÕES E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL[1] 

 

                                                                                    Pâmela Mendes de Lima

 

Resumo: O presente artigo objetivou responder à questão norteadora do projeto “De que forma acontece a gestão escolar democrática e em que momento a comunidade escolar faz parte neste processo?”, Autores como Souza (2009), Lima (2014, 2018) e Brandalise (2005) dera subsídios teóricos ao artigo. A gestão Escolar democrática contrapõe a gestão autoritária, com espaço sem coletividade, em que apenas um gestor decretava os objetivos, toma as decisões, a fala e a escuta não acontecem neste processo, bem como os processos participativos não se efetivam. Através da Gestão Escolar Democrática é que a comunidade escolar se faz presente durante a prática desenvolvida, em que tem sua voz ouvida e se faz presente nas tomadas de decisões e em todo o contexto que envolve a Gestão.  

Palavras-chave: Gestão escolar democrática. Comunidade escolar. Comunidade interna. Comunidade externa. Participação. Avaliação.  

 

Introdução

 O presente artigo tem como tema central “Gestão Escolar Democrática:

participação, tomada de decisões e avaliação institucional”, como problemática será abordada a forma em que acontece a gestão escolar democrática nas escolas e em que momento a comunidade escolar faz parte neste processo, onde quando Gestão escolar democrática assume o dever e o compromisso com seus pares para definir as políticas, ideias, tomar posições e na sequência procurar colocar em prática com os coletivos o que foi decidido.  

Para que se realize uma gestão democrática bem desenvolvida, é necessário que o gestor ultrapasse a divisão entre teoria e prática, repensando sobre sua metodologia de gestão diariamente, procurando fazer com que todos os segmentos da escola tenham participação neste processo, buscando a liderança compartilhada e não de chefe autoritário, procurando responder aos objetivos da escola, caracteriza-se pela que formação de um sujeito crítico, que entende seu papel e desenvolve na sociedade em que está inserido.  

A Gestão Democrática materializa as políticas públicas educacionais e tem como pressuposto a formação integral das pessoas que compõem o âmbito escolar.

  Nessa perspectiva o problema central deste artigo caracteriza em “De que forma acontece a gestão escolar democrática e em que momento a comunidade escolar faz parte neste processo”, levando em conta o objetivo geral do artigo, que consiste em: ampliar o conhecimento sobre a gestão escolar democrática e entender de que forma ela é realizada, e quem são os sujeitos que participam neste processo. A escolha pela pesquisa foi por conta do desejo em compreender de que forma ocorre a gestão democrática nas escolas e quem faz parte deste processo, havendo participação da comunidade na tomada de decisões e nos interesses da escola.  

A metodologia usada no processo de construção do artigo foi a pesquisa bibliográfica, foram selecionados a partir de uma relação de artigos, verificando os autores que teorizam sobre a o assunto da gestão democrática, assim selecionando dois autores principais, sendo eles:  Souza (2009) e Lima (2014, 2018).

O artigo será dividido em subtítulos: Gestão escolar democrática, buscando compreender a gestão democrática, Comunidade escolar e Gestão participativa, procurando entender quem é esta comunidade e qual o seu papel no processo de gestão democrática escolar e a Avaliação institucional, com o objetivo de compreender de que forma acontece está avaliação e qual o seu proposito na escola.  

Espera-se que esse artigo possa contribuir para os debates e estudos, contribuindo no processo de gestão escolar democrática nas escolas, fazendo com que o tema esteja mais presente nas escolas e na sociedade.  

 

 

 

 

1 Gestão Escolar Democrática  

 

 A gestão democrática é um fenômeno político, está articulado diretamente com ações que se sustentam em métodos democráticos, não se trata apenas de ações democráticas ou de processos participativos de tomada de decisões, trata-se de ações voltadas à educação política, na medida em que são ações que criam e recriam alternativas mais democráticas no cotidiano escolar no que se refere, em especial, às relações de poder presente. É entendida como um processo democrático, em que a escola deveria ser um espaço de participação buscando práticas coletivas que atende ao interesse de todos os indivíduos presentes na comunidade escolar, buscando práticas coletivas e a educação política dos sujeitos, principalmente daqueles que estão inseridos no ambiente escolar.  

         Para Souza a gestão democrática é:  

Um processo político, no qual as pessoas que atuam na/sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberam e planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola na busca da solução daqueles problemas, é um processo baseado no diálogo, buscando a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar na tomada de decisões e na garantia de amplo acesso as informações aos sujeitos da escola. (2009, p.127)

 A gestão democrática é compreendida como um processo político, no qual as pessoas buscam soluções de determinados problemas, não é uma condição ideal ou de uma formação social idealmente desejada, ela se faz presente nas relações sociais/de poder estabelecendo um conjunto de regras para a formação de decisões coletivas, buscando a participação mais ampla da comunidade escolar.  

 A democracia estabelece “um conjunto de regras de procedimento para a formação de decisões coletivas, em que está prevista e facilita participação mais ampla possível dos interessados”, ou ainda, “a democracia (…) é caracterizada por um conjunto de regras (primárias ou fundamentais) que estabelecem quem está autorizado a tomar as decisões coletivas e com quais procedimentos” (BOBBIO, 2000, p. 30).

 Gestão participativa está associada ao fortalecimento da democratização do processo pedagógico, a partir do momento em que todos aqueles envolvidos no processo educacional, passam a ser reconhecidos como partes legítimas para participar no processo de construção do projeto educacional da escola.  “A participação responsável de todos nas decisões necessárias e na sua efetivação mediante um compromisso coletivo com resultados educacionais cada vez mais efetivos e significativos se torna elemento imprescindível para o alcance de resultados positivos na escola”. (BRITO; CARNIELLI, 2011, p. 30-31).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (175.7 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com