TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pedagogia Licenciatura

Por:   •  15/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                     Eduarda Cunha Franco dos Santos 8151191

                               PEDAGOGIA – LICENCIATURA

HUMANISMO

No ensino humanista o aluno é mediador do seu próprio ensino, ele não aprende somente para ingressar em uma faculdade ou para estar no ensino médio, ele aprende também a ser um cidadão decente, com valores e princípios, um cidadão exemplar.

Na educação humanista, os alunos são tratados de iguais para iguais, tendo os mesmos direitos e oportunidades. Ele também é ensinado a ter um pensamento crítico diante das adversidades e quando for desenvolver algo, seja dentro ou fora da sala de aula.

No Ensino Humanista o aluno também é ensinado a ser autossuficiente, sabendo lidar com as situações e a resolver suas obrigações.

Devemos ter em vista que colocar os alunos para uma atividade em grupo, desenvolverá nele habilidades feitas em grupo, onde ele aprenderá mais sobre gentileza, solidariedade e bondade.

A abordagem possui alguns pilares, sendo eles a concepção de homem, a concepção de mundo, sociedade e cultura, conhecimento e educação e escola e professores.

Vejamos brevemente o que cada um desses pilares significa.

Na concepção de homem, o homem é encarado como um indivíduo único e está sempre buscando dar o seu máximo com a liberdade necessária e despertando a sua curiosidade para ir atrás de novos conhecimentos.

Na concepção de mundo, a ideia de mundo é subjetiva, pois cada ser vive a sua realidade, sendo assim, cada um vê o mundo da sua forma, baseando- se na sua vivencia. Sendo assim, diante das explicações que o professor estiver dando, o aluno terá, particularmente, o seu entendimento e a sua visão sobre o conteúdo que está sendo passado, baseado nas suas vivencias anteriores.

Em sociedade e cultura, quando inserido em grupo, o ser humano consegue estabelecer relações interpessoais.

Em conhecimento e educação, o objetivo principal é despertar o melhor dos alunos, prezando pelo desenvolvimento emocional e intelectual.

E por fim, em escola e professores, o professor atua como mediador e ensina o aluno a ter a sua própria autonomia.

BEHAVIORISMO

O objetivo do Behaviorismo é o comportamento como objeto de estudo.

Segundo Skinner, o behaviorismo radical é a filosofia da ciência do comportamento humano.

A palavra chave para Skinner é comportamento. Para ele, a aprendizagem se baseia na capacidade de reprimir ou estimular os comportamentos, sejam eles indesejáveis ou desejáveis.

Deve haver a repetição dentro da sala de aula para que o aluno memorize o conteúdo que está sendo ensinado a ele.

O aluno deve fazer somente aquilo que o professor deseja.

A consequência de algum ato feito pelo aluno, tem ligação direta à punição que o professor deu a ele, seja uma punição ou um elogio, estímulo. Isso determinará as próximas atitudes tomada pela criança.

Os behavioristas negam qualquer comportamento mental porque para eles só pode ser objeto de estudo aquilo que pode ser observável, mensurado e possível de ser controlado; e os elementos mentais fogem de todas essas regras.

Segundo Skinner, o comportamento é aprendido em virtude da consequência que ele provoca, ou seja, o sujeito age sobre o ambiente, e o efeito dessa ação provoca determinados comportamentos.

As consequências são fundamentais para a determinação do comportamento. Dependendo do tipo de consequência o comportamento pode ou não voltar a acontecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com