TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Salim Psicológica

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 7

2. Características do Salim

2.1 A linguagem do Egocentrismo

O caso qual avaliamos, que se refere a Salim, uma criança de 8 anos cujo os pais estão se divorciando, e buscam orientações para passar por esse processo. Desde o inicio da separação, Salim vem apresentando uma serie de problemas no comportamento escolar e familiar. Segundo Papalia a interação com meio é o principal impulso para o desenvolvimento do conhecimento.

Deste modo o processo aquisitivo da linguagem se dá por meio da relação com o ambiente, através do que a criança aprecia ao seu redor e aos estímulos recebidos. Em relação ao caso podemos observar que o meio onde Salim vive não é tão encorajador pois ao parecer, seu pai é extremamente focado no trabalho e sua mãe dedica-se totalmente aos seus pais.

Salim, em seus 8 anos, apresenta diversas características deste período,, ao ficar irritado quando seus pais não faça algo que ele queira por exemplo, a fase do egocentrismo influencia também o desenvolvimento da criança, lá que papalia então observa que a linguagem de uma criança entre 6 e 7 anos é em sua maior parte direcionada ao seu eu e parece exemplos de como este período pode influenciar negativamente no desenvolvimento de Salim.

A criança nesse período vive sua realidade como se fosse verdade absoluta, vivendo um mundo diferente e distante do mundo adulto e muitas vezes sendo incompreendida e reprimida por isso. Este período deve ser trabalhado gradativamente pelos pais juntos da criança para que ela se prepare futuramente para o mundo, desenvolvendo a autonomia necessária para completar seu desenvolvimento linguístico e social sem muita ajuda externa. No caso do Sali, ele não interage o bastante com seus pais dificultando o crescimento cognitivo do garoto.

6

2.2 O Negativismo

A criança manifesta a crise de oposição caracterizada pela necessidade de autoafirmação e independência. Fase do não, do eu, do meu incluindo muitas rivalidades. Será a criança do contra que recusa as propostas dos adultos e que frequentemente tem um Não como resposta. Evidenciado quando Salim muda-se para cama dos pais mesmo sem autorização e também por se recusar ir embora da escola quando quem ia busca-lo não era quem ele desejava.

Por necessidade de autoafirmação, tenta impor seu ponto de vista pessoal, tenta fazer valer seus caprichos ou suas posições. Exemplificado pelo fato de Salim querer sempre ditar as regras nas brincadeiras com os amigos e não aceitar sugestões, esse pode ser considerado nos conceitos de Piaget, o egocentrismo.

Papallia considera as crianças pré-operacionais como egocêntricas incapazes de entender que suas próprias perspectivas, ponto de vista, pensamentos, motivos, intenções e atitudes são diferentes das dos outros. O egocentrismo começa a declinar fortemente aos seis ou sete anos, o que pela idade já era esperado ter acontecido.

2.3 Relação do Salim com a escola

Salim começa a frequentar o ambiente escolar dede os 5 anos, e começa apresentar um desenvolvimento esperado dos 5 aos 7 anos. Salim esta n 3 ano do ensino fundamental e começa apresentar dificuldades e aprendizagem onde ele demonstra complicações em problemas de matemática e português, além de quando precisa dizer algo para sala ele sempre gagueja, pois ele tem muito problema com a fala.

7

Uma das formas básicas que as crianças começam a usar a fala social é quando o individuo começa a modelar sua fala pelo o que a criança escuta, e n maioria das vezes são o que elas escuta dos próprios pais, e no ambiente onde vive. Comparando essa teoria como p caso, Salim não tem muito contato os seus pais, nem com o ambiente onde vive.

O ambiente onde Salim vive não possui uma troca de informação que transportasse segurança ou encorajamento para que ele conseguir-se se posicionar em lugares públicos. Salim acaba sendo altamente dependente de seus pais e quando a coisas não saem do seu jeito ele apresenta um comportamento agressivo. Salim ainda apresenta esses traços, posto que seus pais, o menino é sempre protegido e acabou se transformando numa criança frágil, fresca e insegura.

2.4 Relação do Salim com os Pais

As primeiras relações de aprendizado de uma criança se da pela família pois é aonde ocorre a compreensão e o desenvolvimento de padrões nos comportamentos. Habilidade, hábitos, atitudes, linguagens, normas e valores, a estrutura da emocional idade, personalidade e da identidade.

E na educação familiar que se aprende a respeitar o outro e a conviver com as regras, pois são os aspectos com a educação as regras e limites, a organização da rotina, a relação de poder são os elementos essenciais par a ordem familiar, pode-se notar no caso de Salim que esse aspectos não foram bem desempenhados.

A comunicação desde o período sensório motor vem da interação social com os pais e com a comunicação oferecida pelos mesmo, as regras e limites que impõem uma noção de obediência, respeito e capacidade de se colocar no lugar do outro.

8

As relações de poder pode ser dita com o egocentrismo, em que Salim não age com respeito em relação as brincadeiras pois ele não possibilitava outra forma de jogo onde os pais acabava se irritando com o modo de falar e de comportamento de Salim. A relação efetiva que uma criança deve ter constitui-se de conversas, ensinamentos, gestos e ações, não com bens matérias para preencher essa falta de carinho, não se poderia racionar sem vivenciar certos sentimentos e que por outro lado , não existem afeições sem um mínimo de compreensão.

3. Aspectos Físicos

De acordo com Papallia o desenvolvimento físico é mais lento na terceira infância do que nos anos interiores. Em considerações a sua capacidade física e motora, Salim esta dentro do aguardado.

Também podemos observar que ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com