TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho adaptação com amor

Por:   •  18/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO Mensal

Tema: Adaptação com amor

TURMA: MINI GRUPO I

JUSTIFICATIVA: Uma das tarefas mais difíceis dos profissionais que trabalham em creches é conseguir equilibrar o “cuidar” e o “educar”. De um lado estão a proposta pedagógica, a construção do conhecimento e as ferramentas de estímulo para favorecer o desenvolvimento infantil. Do outro, estão o carinho, o afeto, atividades de rotina, como a alimentação, e o inevitável envolvimento com as crianças. [...] Equilibrar tudo isso não é tarefa fácil. Mas esse é o grande desafio do educador da creche e deve ser encarado com determinação e vontade de aprender sempre mais (Fernanda Montano, Revista Projetos Escolares Creche, número 20).

Neste período de adaptação às rotinas do CEI há a necessidade de se orientar, estimular com amor e paciência, aos novos compromissos das crianças.

Mais um ano de trabalho se inicia, com ele também iniciam as atividades da creche e pré-escola. Os primeiros dias de retorno a este ambiente ficam conhecidos pelo período de adaptação pelo qual criança, família e escola passam.

“A criança está deixando a convivência com seu ente familiar para ir a um ambiente que lhe é estranho, portanto, precisa se sentir acolhida”. Para tanto é essencial que o educador crie um vínculo efetivo com o pequeno, de forma que a criança perceba essa transferência de cuidado, afeto e confiança. [...] O abaixar para falar com a criança, o olhar para ela nos olhos, o conversar sobre o que está acontecendo, o reconhecer o sentimento dela naquele momento, o esperar pelo seu tempo, o brincar, a interação lúdica como recurso de aproximação, o colocar o limite necessário com firmeza de alguém que quer ajudar são algumas indicações importantes para que o novo aluno sinta-se acolhido e escutado.

Durante a adaptação a professora auxilia a criança a familiarizar-se com os novos horários do sono, alimentação e banho, buscando um equilíbrio dos seus hábitos e costumes, aproximando-os gradualmente até acomodá-los a rotina da creche.

É importante nesta fase que todos, pais e educadores, possam compreender e respeitar o momento da criança de conhecer o novo ambiente e estabelecer novas relações.

Objetivo

Possibilitar à criança o reconhecimento da instituição como um espaço aberto ao seu desenvolvimento integral, complementando e ampliando seus conhecimentos já trazidos de casa.

Estabelecer relação de confiança recíproca entre professores, crianças e famílias.

Receber as crianças com atenção, afeto e cuidado.

Acolher com atividades planejadas priorizando o lúdico e os momentos de interação.

Amenizar a ansiedade e a dor da separação da criança com a mãe ou responsável.

Estabelecer vínculo afetivo entre o professor e a criança. .

Cuidar e educar com respeito e afeto nos primeiros contatos da criança ao ingressar ou regressar à escola.

Promover uma boa adaptação.

Metodologia

Acolhimento das crianças e famílias no novo ambiente;

Recepção e despedida dos pais ou responsáveis de forma afetiva (diálogo de como está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com