TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Paulo Freire

Por:   •  24/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DOCTUM DE PEDAGOGIA DA SERRA

SARA DO AMARAL DOS SANTOS

A CHEGADA DOS JESUÍTAS NO ESPÍRITO SANTO  

SERRA

2017

 A chegada dos jesuítas no Espirito Santo

   A Companhia de Jesus foi fundado no ano de 1534, por Inácio de Loiola. Esse grupo era composto pelos jesuítas que são os religiosos da igreja católica que fundaram essa companhia com objetivo de regredirem o avanço do protestantismo no mundo. No ano de 1951, os jesuítas chegaram ao Espírito Santo. O primeiro foi Afonso Brás, um ano depois chegou um outro padre que se chama Manoel de Paiva para acompanhar e ajudar Afonso em suas demandas, mas sabemos que os jesuítas não foram os primeiros padres a chegarem no Espírito Santo, já havia uma igreja católica em Vila Velha, chamada Igreja Nossa Senhora do Rosário e a capela de Santa Luzia, então isso se faz afirmativo que já existiam religiosos no Espirito Santo quando os jesuítas chegaram.

Antes de Afonso Brás chegar ao Espírito Santo, já havido passado jesuítas por aqui como Manoel de Nóbrega e Leonardo Nunes. Eles estavam vindo da Bahia em direção a São Vicente, que hoje conhecemos como São Paulo. Neste caminho, eles resolveram parar pelo ES e escreveram uma carta para registrar toda essa passagem que eles mantiveram pelo estado. Nesta carta, os padres criticaram muito o povo, os apontavam pecado e até os chamava de loucos. Com isso, eles resolveram fazer um trabalho religioso com a população do ES, relataram na carta também que esse trabalho foi muito bem sucedido, que o povo confessaram, rezaram missa, uns aos outros começaram a se ajudar. Segundo essa carta, o trabalho foi tão bem praticado que quando eles precisaram parti a população toda chorava e fala que teve um cara que se propôs acompanha-los deixando toda sua família para trás. Leonardo Nunes então escreve que ele não aceitou esse pedido deixando claro que isso não era necessário e que ele ficou com pena de deixar o povo capixaba para trás.

No ano seguinte, quando Afonso Brás chega ao ES, ele foi muito bem recebido pelo povo, com muita alegria e festa. Afonso também registrou em carta sua chegada no estado dos capixabas. Então, Afonso relata que nos dois primeiros anos começaram uma construção de uma casa para os religiosos e que ao lado desta casa estava sendo também construída uma capela religiosa. Esta casa e essa capela hoje se encontra em Vitória, que é conhecida como o Palácio Anchieta, porém em 1951 toda essa construção foi feita para realização de uma instituição de escola religiosa que foi chamado de colégio de Santiago. E ele também escreve que os homens continuavam em pecado, que viviam com suas amantes e com sua presença lá as coisas começaram a mudar. Os homens se separaram de suas amantes ou então se casavam com elas, fazendo assim a saírem do pecado mantendo o relacionamento cristão. Outro relato de Afonso, foi que ele conseguiu abolir os vícios. No colégio de Santiago, começou a cuidar da educação de todo o povo e não só da população branca, mas existia a catequização do povo indígena. Segundo ele, havia um receio de fazer o batismo desse povo por existir boatos que os índios não se convertiam totalmente ao cristianismo, eles o enganavam e seguiam os deuses que toda a tribo acreditava que vinha do poder da natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com