TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de projeto

Por:   •  24/6/2015  •  Dissertação  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

Leitura e variação Linguística

Professor : Niraldo

        

Nome:

                                                                     Introdução

Vamos apresentar questões que considero de grande  importância, o uso da língua materna , a leitura e a variação linguística .

Temos a língua portuguesa como uma entidade social, que todos nos brasileiros, adquirimos como falante nativo , pois em um país com rica diversidade cultural , mesmo com enormes diferenças sociais , a fala de cada um de nos , no entanto é diferente , diversificado.

No ensino da língua materna o professor ensina aos alunos a sua própria língua, e desta forma o professor de língua portuguesa se restringe ao uso da gramatica normativa, o qual identifica o certo e o errado.

Na variação linguística é possível transformações, por razões geográficas e sociais. A informação esta cada vez mais ao nosso alcance  mas, a sabedoria , que é tão preciosa de conhecimento , essa só se pode ser encontrada nos grandes autores da literatura.

                                                Desenvolvimento

A fala de cada um de nós, é diversificada, individualizada, heterogênea , a língua está estreitamente ligadas  aos  seu usuários , elas variam , mudam , serve para comunicação.

A variação linguística pode ocorrer em todos os níveis da língua, lexical, fonética, morfológica, sintático e até pragmático, sendo que esses níveis podem estar vinculados aos fatores geográficos, sociais, socioculturais e de contexto.

Essas variedades,  depende, de uma convenção social, aonde existem expectativas quanto a forma de falar das pessoas em determinadas situações.

Um grande motivo que devemos ler, é a sabedoria e as informações que os grandes autores da literatura nos passam. O ensino escolar disseminou por muito tempo a ideia que o certo pronunciar como se escreve.

Na língua portuguesa é falada da mesma forma por todas as pessoas que utilizam, além  disso a língua evoluem com o tempo. É necessário que o professor de língua portuguesa transmita e ensine aos seus alunos o processo de variação linguística para que eles valorizem a sua própria língua e tornem-se pessoas cada vez mais   criticas, mais participativas e atuantes.

O ensino da gramatica nas escolas tem sido prescritivo, em outras palavras, segue as regras estabelecidas pela gramatica normativa, já que a  maioria dos professores se apegam a essa regra, considerando-as corretas.

È preciso compreender, antes de qualquer coisa que a língua é um fato social, com saber coletivo, que existe em função da interação do individuo com seus pares.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com