TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho do Campo da disciplina Analise e Gestão de Projeto

Por:   •  18/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FACULDADE DE ECONOMIA E GESTÃO

Curso de Contabilidade e Auditoria

Trabalho do campo da disciplina Analise e Gestão de Projecto

Discente:

 Ana-Paula Xavier Martins Laissone

Tema do Trabalho:

Exercícios

Tutor:

Trindade Moiane e Msc Emelita Semente

Tete,

Setembro de 2022

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E GESTÃO

Curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria

Trabalho do campo da disciplina de Analise e Gestão de Projecto

Tema do Trabalho:

Exercícios

Discente:

 Ana-Paula Xavier Martins Laissone

Tete,

Setembro de 2022

Índice

1.        Introdução        3

1.1. Objectivos        3

1.2 Metodologias        3

2.        Desenvolvimento do trabalho        4

3.        Conclusão        7

Bibliografia        8

  1. Introdução 

A disciplina de Gestão de projecto tem como objectivo: Reconhecer as oportunidades e condições para a proposta de projectos; Entender o ambiente de projectos; definir os objectivos e o escopo de projectos; Planear projectos; detalhar os insumos e os produtos de projectos; controlar o andamento de projectos.

No presente trabalho temos o prazer em analisar a proposta de investimento que a direcção do ISCED no incumbiu, porem, calcularemos o Valor Presente Líquido é um método que consiste em trazer para a data zero todos os fluxos de caixa de um projecto de investimento e somá-los ao valor do investimento inicial, usando como taxa de desconto a Taxa Mínima de Atractividade (TMA) da empresa ou projecto.

O presente trabalho está estruturado da seguinte maneira: primeiro temos a introdução, onde temos breves notas que vão corporizar o nosso trabalho, seguidamente, temos o desenvolvimento, onde consta os exercícios proposto, e finalmente temos as conclusões e referencias bibliográficas consultadas.

1.1. Objectivos

1.1.1 Geral:

  • Compreender os Critérios de Avaliação de Investimentos de Capital.

1.1.2 Específico:

  • Definir projectos de Investimento;
  • Diferenciar TIR e TMA;
  • Calcular TIR e VPL.

1.2 Metodologias

Entende-se por metodologia a determinação das formas que serão utilizadas para reunir dados necessários para a consecução do trabalho ou por outra metodologia é conjunto de regras ou caminhos que nos levam a atingir uma meta. Segundo Marconi & Lakartos, (1987), todas as acepções da palavra “método” registadas nos dicionários estão ligadas à origem grega methodos que significa “caminho para chegar a um fim”.

  1. Desenvolvimento do trabalho

1.a) Definição de projecto de Investimento segundo (PMBOK 2000): Projecto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objectivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros pré-definidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade.

1.b) O projecto investimento segundo Maximiniano (1997), classificam 4 grandes categorias: Projectos de pesquisa e desenvolvimento; Grandes projectos de pesquisa e desenvolvimento; Pequenos projectos de engenharia e organização de inventos e eventos especiais: visita do Papa; Jogos Olímpicos.

1.c) Gestão de projecto nesse caso é aplicação do conhecimento, habilidades e técnicas para a execução dos projectos de forma efectiva e eficaz ou por outra, gestão de projectos é a abordagem relacionada com a obtenção de trabalho feito a tempo, respeitando o orçamento e cumprimento com as especificações.

2.Valor Presente Liquido (VPL), considera explicitamente o valor do dinheiro no tempo, é considerado uma técnica sofisticada de orçamento de capital. O valor presente líquido (VPL) é encontrado subtraindo -se o investimento inicial de um projecto (FC0) do valor presente de suas entradas de caixa (FCt), descontadas à taxa de custo de capital da empresa (r), ou seja é calculado subtraindo-se o investimento inicial do valor presente das entradas de caixa do projecto, sendo estas descontadas à taxa de custo de capital da empresa.

2.a) Essa ferramenta pode ajudar na avaliação da sustentabilidade de um projecto da seguinte maneira: Quando usamos o VPL, tanto as entradas quanto as saídas de caixa são medidas em valores monetários atuais. Como estamos lidando apenas com investimentos com padrões convencionais de fluxo de caixa, o investimento inicial é automaticamente declarado em dinheiro de hoje. Se assim não fosse, o valor presente de um projecto seria encontrado subtraindo -se o valor presente das saídas do valor presente das entradas. No entanto, para aceitação ou rejeição do projecto, usamos seguintes critérios: Se o VPL for maior que 0Mzn, aceitar o projecto e se o VPL for menor que 0Mzn, rejeitar o projecto, e se o VPL for igual a 0Mzn, o avaliador pode optar por ser Indiferente.

2.b) Taxa Interna de Retorno (TIR) consiste na taxa de desconto que faz com que o VPL de uma oportunidade de investimento seja igual a 0Mzn (já que o valor presente das entradas de caixa iguala-se ao investimento inicial) ao passo que Taxa Mínima de Atractividade (TMA) é o percentual mínimo que um investidor está disposto a ganhar a partir de uma aplicação financeira. Portanto, é um indicador fundamental na hora de investir, que tem como finalidade avaliar se um investimento vale a pena ou não. O critério de análise de viabilidade Económica dum Projecto com base na Taxa Interna de Retorno, se Taxa Mínima de Atractividade, for maior do que o custo de capital, aceitar o projecto e se a TIR for menor do que o custo de capital, rejeitar o projecto, com base nesses pressupostos é possível tomar a decisão se o projecto é viável ou não, através dos mesmos, garantem que a empresa receba, pelo menos, o retorno requerido. Tal resultado deve aumentar seu valor de mercado e, portanto, a riqueza de seus proprietários. A Taxa Mínima de Atractividade pode ser determinada como menor lucro que a empresa, quando possui recursos particulares para financiar o investimento, pode conseguir com uma segunda mais correta opção de aplicação ou ainda como o custo do capital levado a empréstimo, quando se usa de origem de financiamentos de outras pessoas. Desse modo, se a rentabilidade considerada for inferior que o TMA, o projecto deve ser recusado, porque isso aponta uma perda na capacidade de ganhos da empresa e gera para ela um custo de oportunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (559.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com