TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho em grupo de Geografia e Historia

Por:   •  15/11/2015  •  Resenha  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE UBERABA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

[pic 1]

DESMATAMENTO DA MATA ATLÂNTICA

GRUPO: SOS MATA ATLÂNTICA

PROFESSORA TUTOR: NEIRE MARCIA DA CUNHA

CAIO DONAY FERREIRA (1103222)

JÉSSICA APARECIDA SANTANA (1103550)

JOÃO MAURICIO TAVARES JUNIOR (1105743)

KEILA MACIEL ALVES VIEIRA (1106280)

MARCILEIDE PEREIRA RAMOS (1103145)

Novembro/2015

Quais as razões, os motivos, que levaram a redução da área ocupada pela Mata Atlântica, no decorrer destes 507 anos? Quais as implicações desta situação para a vida em sociedade e para o meio ambiente?

Desde a colonização do Brasil, houve desmatamento da mata atlântica para o plantio da cana- de- açúcar e para o uso da lenha nos engenhos, depois desmatamento para a agricultura, para a pecuária, exploração de madeiras, criação de pontes, estradas e barragens. Antes os seres humanos não tinham o conceito de preservação do meio ambiente, Desde a década de 70 o desmatamento vem ganhando espaço nas mídias e várias personalidades vem discutindo e procurando soluções para inibir o desmatamento, entre as quais se contam cientistas, artistas, educadores todos preocupados com a destruição do planeta.

Conforme as imagens nos mostram, há uma enorme redução da Mata Atlântica, e sua maior faixa de extensão contínua hoje se dá entre São Paulo e Curitiba, o Polo do Lagamar, Reserva da Juréia, Iguape, Cananéia e região.

 O desmatamento no Brasil é um dos grandes problemas ecológicos que nosso país enfrenta. Estima-se que o país tinha originalmente 90% de sua área coberta de florestas, mas em 2000 segundo pesquisas esse total havia baixado para 62,3%. O pau-brasil, árvore nativa da Mata Atlântica, foi muito explorado pelos colonizadores portugueses durante o período colonial. Por situar-se próximo de grandes conglomerados urbanos, a Mata Atlântica é um dos ecossistemas mais ameaçados de extinção. De sua cobertura original, restam hoje cerca de 7%.

No caso de uma intervenção humana, quais seriam as atitudes ou recomendações que o grupo proporia para diminuir ou cessar este fenômeno? Enumere três atitudes ou recomendações.

Já existe a intervenção do ser humano mais infelizmente ainda não está sendo o bastante. Alertar e sensibilizar os alunos que são o futuro da sociedade, de como é importante proteger o meio ambiente, a flora e a fauna, que são riquezas do nosso país, explicar para a população o quanto é importante o reflorestamento da mata atlântica, como o GREENPEACE faz.

As leis sobre o meio ambiente no Brasil estão entre as mais completas e avançadas do mundo, porém na prática não é bem assim o que está acontecendo. Deve-se começar a respeitar as leis. A redução do desmatamento na Amazônia foi possível graças às ações de monitoramento por satélite, que fiscaliza as áreas na Amazônia e nos cerrados brasileiros.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.brasilescola.com/brasil/mata-atlantica-1.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mata_Atl%C3%A2ntica

http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2010/11/combate-ao-desmatamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com