TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho ludicidade

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.614 Palavras (19 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

RA:

 RA:

Ludicidade

NOVA ANDRADINA - MS/6º SEMESTRE

2012

[pic 2]

Ludicidade

Trabalho apresentado com a finalidade de avaliação parcial da disciplina Projeto Multidisciplinar II - Docência sob a orientação da Professora local Karem Angely Grubet Rojas, do Curso Pedagogia, do CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, e da professora local Elisabeth Cano Sabino.

        NOVA ANDRADINA - MS/3º SEMESTRE

2012

Relatório Parcial: As Contribuições de Froebel na construção histórica das atividades lúdicas.

Para Froebel Brincar é a fase mais importante da infância- do desenvolvimento humano neste período- por ser a auto-ativa representação do interno- a representação de necessidades e impulsos internos percebe o jogo como atividades importantes no desenvolvimento da criança, resultando em benefícios morais, intelectuais e físicos, a falta de liberdade e a repressão repercutem negativamente, no que diz respeito ao estímulo da atividade espontânea, característica fundamental para o desenvolvimento. 
Ele percebe o jogo como instrumento de ensino, no qual é possível trabalhar as diferentes disciplinas, tais como: Matemática, Ciências e outras.

O autor privilegia a atividade lúdica por perceber o significado e a função da brincadeira para o desenvolvimento sensório-motor, e ainda cria métodos para ampliar a capacidade intelectual através da relação com objetos, transformando-os de acordo com a imaginação e vivências, concebe a criança como uma planta, a qual precisa de carinho e cuidados especiais desde a mais tenra idade, para tornar-se um adulto equilibrado.

Segundo Froebel, para uma criança aprender determinado conteúdo de maneira eficaz, é necessário que haja uma interação da criança com o mundo e as pessoas, e é o jogo e as atividades lúdicas que irão proporcionar essa interação, sendo que para ele qualquer jogo só funciona se houver regras bem esclarecidas, onde o educador é o responsável por prescrever e avaliar as atividades lúdicas a serem aplicadas, sendo o jogo um dos principais mediadores do processo do autoconhecimento e aprendizagem, também é necessário que o professor analise e observa se a criança está se divertindo ao realizar a atividade.

De acordo com os estudos realizados Froebel destaca as atividades lúdicas como fundamentais para desenvolvimento da criança, porque a infância é a fase que proporciona a base da vida adulta, onde se cria a personalidade, se desenvolve a autonomia a criatividade, e através dos jogos e brincadeiras a criança pode obter todos os aspectos necessários para seu desenvolvimento e aprender se divertindo onde essa aprendizagem se torna significativa no cotidiano da criança e leva par sua vida adulta na sociedade, tornando se assim um cidadão critico reflexivo e ativo na sociedade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARANHA, Maria Lúcia Arruda. História da Educação. 2 ed. São Paulo:Moderna,2002.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 2006.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (ORG.). O brincar e suas teorias . São Paulo: Pioneira, 2002, p. 57 – 78.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.).Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação . 3ª edição, SP: Cortez, 1998.

Sites:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAesT4AC/artigo-atividade-ludica-pratica-consciente

http://tipografos.net/design/froebel.html

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAesT4AC/artigo-atividade-ludica-pratica-consciente

http://www.uniesp.edu.br/revista/revista2/publi-art2.php?codigo=18

Atividades Lúdicas: Educação Infantil (0 á 5 anos)

Tema da aula: Brincando com Cores


Objetivos:

Proporcionar a descoberta de novas cores e tons, Propiciar momentos de descoberta, criatividade e interação. Desenvolver a expressão artística. Propiciar a exploração de materiais lúdicos baseados nas cores trabalhadas: dia da cor, culinária de gelatina, levar fitinhas, enfeitar a sala com a cor trabalhada, entre outras. Promover a interação professor-aluno e aluno-aluno.

Conteúdo:

Cores Primárias, Sendo elas: vermelho, amarelo e azul. Cores nomeando-as e relacionando com o meio em que estão. Percepções visuais e auditivas, ampliando o vocabulário.

Metodologia:

Organizar as crianças em grupos de forma que todas possam olhar-se e 
interagir, conversando com as crianças, explicando sobre as cores
, apresentando as cores primárias o porquê elas são chamadas desta forma; porque são com elas que formamos outras cores, contando uma historia sobre as cores, com livro infantil: Os dinossauros Gigantes.

Procurar, recortar e colar em revistas figuras coloridas, observando as cores e ressaltando-as produzindo um cartaz com as mesmas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da criança, do sapato, do brinquedo), expondo no mural da Instituição.

 Realizar a brincadeira com blocos lógicos dividindo em dois grupos as crianças e escondendo no pátio da instituição, a turma que achar mais blocos e acertar a cor ganha a brincadeira. Logo após com círculos confeccionados com TNT, fixar-los no chão e reunir a turma e brincar de toca no coelho só que agora com as cores, por exemplo, eu falo amarelo e eles pulam no amarelo e eles pulam no amarelo assim por diante, com essa brincadeira desenvolvo a socialização e a fraternidade entre as crianças.

Para finalizar confeccionar tinta com maisena para que eles possam participar da confecção e sentir a textura da tinta, realizar em um ambiente aberto onde possam pintar o chão usando sua criatividade e autonomia.

Recursos:

Cola, Maisena, Folha sulfite, papel pardo, Figuras para ilustrar o cartaz, TNT, Fita adesiva

Avaliação:

Analisar se a criança reconhece as cores, se acontece à interação criança-criança e adulto-criança, Sendo a mesma avaliada individual e coletivamente.

Verificar se a criança expõe suas idéias veiculadas no dialogo e nas atividades desenvolvidas, Se estabelece relação entre a cor, o sentimento e a expressividade através das pinturas e brincadeiras realizadas, respeitando suas limitações. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (376.3 Kb)   docx (133.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com