TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho matemático

Por:   •  6/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de matemática

a) Após assistir ao vídeo "Matemática - um bicho de sete cabeças ou problema educacional, escreva um texto de sua autoria (100 a 150 palavras) contendo suas idéias sobre esses assuntos discutidos no fórum".

b) Idealize uma aula de Matemática do Ensino Fundamental, na qual você, o professor, vai trabalhar a tabuada nos anos iniciais. Desenvolva essa aula de 50 minutos (texto com 150 a 200 palavras), nos seguintes tópicos:

1. Introdução, situando o tema da aula (conteúdo);

2. Objetivos específicos da aula;

3. Técnicas pedagógicas/ recursos auxiliares utilizados pelo professor;

4. Atividades desenvolvidas pelos alunos, com critério de avaliação;

5. Bibliografia consultada pelo professor.

a) É importante no ensino fundamental desde os anos iniciais que as crianças conheçam na matemática a tabuada, tendo assim memorização e ao mesmo tempo compreendendo, aprendendo, e construindo as operações matemáticas para que possam realizá-las, como as outras disciplinas, a matemática também pode ser trabalhada junto às crianças de forma lúdica, por meio de brincadeiras e jogos. Ao ensinarmos a tabuada de multiplicação, como as outras operações, através de jogos didáticos, que são grandes aliados para a estruturação do pensamento, estaremos facilitando aos alunos a memorização e a compreensão da importância da matemática no nosso dia a dia, deixando assim de ser um bicho de sete cabeças. É jogando que a criança adquire capacidades para o desenvolvimento, autonomia na aprendizagem, tendo assim um raciocínio lógico da multiplicação e não decorar por decorar.

b) 1- Ao Perceber dificuldades em memorização da tabuada com os alunos, decidi dar jogos didáticos para que eles resolvessem problemas matemáticos. Propus o jogo de bingo de tabuada de multiplicação.

2-O objetivo foi desenvolver o raciocínio, a compreensão, o desenvolvimento e a criatividade na memorização da tabuada, onde o jogo ajuda a resolver com mais facilidade.

3-Utilizei cartolina na confecção das cartelas do bingo com números desenhados e tampinhas de garrafa pet para marcação.

4-Fizemos as cartelas com números aleatórios com o resultado das multiplicações, e o fator da multiplicação na cartolina, colocados dentro do saquinho, ao cantar o fator por exemplo, 1x2 cada aluno procurava em sua cartela o resultado. Ganhava quem preenchesse tudo. Acompanhei e os auxiliei durante o jogo e observei o envolvimento de todos na atividade proposta, com os jogos didáticos, (tabuada de multiplicação), e foram satisfatórias as expectativas.

5- KISHIMOTO, T. M. (org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo:

Cortez, !996. 183p.

www.oei.es/oim/revistaoim/libro12.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com