TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Único Para Todas As Disciplinas Com Pcc: Inclusão Escolar

Por:   •  26/9/2023  •  Resenha  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

JULIANA DE PAULA FIGUEIREDO JAYME

TRABALHO ÚNICO PARA TODAS AS DISCIPLINAS COM PCC: INCLUSÃO ESCOLAR

Alcântara

2022

Introdução

No atual contexto de sociedade tem sido decorrente discussões e debates acerca da educação inclusiva. De fato, a inclusão hoje é ainda bastante desafiadora, não só para a escola e família, mas para toda uma população, uma vez que engloba diversos fatores e se faz presente nas mais variadas esferas presentes no mundo, sendo elas políticas, culturais, sociais e pedagógicas.

A Educação inclusiva não era muito abordada como tem sido nos dias atuais, mas no decorrer da história, como nas últimas décadas, têm sido assunto em vários momentos e em diversos contextos, porém, levou destaque especialmente a partir da Conferência Mundial de Educação Especial na década de 90, abrindo espaços para debates, interesses e novos movimentos. Desse modo, foi elaborado um documento internacional chamado Declaração de Salamanca, cujo o objetivo era “de fornecer diretrizes básicas para a formulação e reforma de políticas e sistemas educacionais de acordo com o movimento de inclusão social.” (GESTRADO, 2020, p. 1).

A Base Nacional Comum Curricular defende a prática de igualdade e equidade, dessa forma, se faz necessário que sejam elaborados projetos pedagógicos de acordo com a necessidade e as diferenças de cada um. Existem muitas Leis que tratam da inclusão, através da Constituição Federal, das Leis de Diretrizes e Bases, do Plano Nacional de Educação, entre tantas outras. Visando a igualdade, a Lei Brasileira de Inclusão tem o objetivo de garantir a criança com deficiência à matrícula na escola regular e que ele tenha acesso as mesmas oportunidades que todos.

A educadora Maria Égler é uma grande contribuinte para a inclusão escolar, para ela, "Estar junto é se aglomerar com pessoas que não conhecemos. Inclusão é estar com, é interagir com o outro." Ou seja, que nessa interação haja compreensão e respeito as diferenças, sabendo que cada um possui singularidades, essa atitude é um grande passo para a inclusão dentro e fora da escola.


"O objetivo da educação inclusiva não é tornar todas as crianças iguais, e sim

respeitar e valorizar as diferenças." (RAMAL, Andrea). Logo, a escola, em seu lugar de referência, precisa agir contra o fator exclusão, propagando e promovendo um pensamento libertador e de inclusão, em que todos independente de diferenças, tenham o direito a uma educação emancipatória e libertadora.

Há um longo caminho a percorrer para que se alcance uma educação de forma igualitária, de modo que não seja simplesmente possível um aluno com necessidades especiais em uma escola ou aula regular, mas que ele seja incluído de modo integral e tenha acesso a uma educação de qualidade, de forma que se sinta e seja de fato parte do contexto social da escola e fora dela, onde o educador reforce no dia a dia de que é possível e bom valorizar a diversidade. Porém, esse caminho é grande e infinito, em constante evolução, pelo fato de que a educação é contínua e sempre existe algo para aprender e inovar.

Desenvolvimento

1° ação: A realização de palestras com debates sobre o assunto.

2° ação: Visitas em instituições assistenciais de pessoas com deficiência.

Planejamento:

Nome do Projeto: Projeto conhecer e acolher.

Tema a ser trabalhado: Inclusão escolar.

Período em que o projeto será trabalhado: 6 dias.

Séries ou anos que serão contemplados pelo projeto: Segunda e terceira série do Ensino Fundamental.

Objetivos do projeto:

Objetivo geral: Conhecer e refletir sobre as diferenças de forma amorosa e empática, promovendo o respeito entre todos, a fim de que a inclusão se torne algo possível e real dentro da escola.

Objetivos específicos:

. Combater os preconceitos dentro da escola.

. Entender que todos devem ter direitos iguais.

. Incluir.

Justificativa do projeto:

Diante dos preconceitos que sempre existiram e ainda se fazem muito presentes no mundo atual, a escola por ser tão plural, muitas vezes, acaba sendo um lugar onde se é reproduzido esses preconceitos enraizados na sociedade.

Porém, o ambiente escolar deve ser um lugar acolhedor, em que todos, independentes das suas particularidades e singularidades sejam respeitados e aceitos, por isso, a importância e necessidade de movimentar-se em prol de um bem maior, ou seja, do respeito às diferenças.

Segundo Égler (2015, p.13) “A exclusão escolar manifesta-se das mais diversas e perversas maneiras, e quase sempre o que está em jogo é a ignorância do aluno diante dos padrões de cientificidade do saber escolar.” Dessa forma, através do conhecimento e análise sobre essa problemática, sobre as pessoas e os fatores envolvidos nela, torna-se possível enxergar as coisas por outro ângulo, de forma que, quanto mais próximo daquilo que se considera diferente, mais fácil entendê-lo e respeitá-lo.

Metodologia Estratégica: A metodologia que predomina esse projeto engloba debates, palestras, a busca pelo conhecer, teorias e práticas. Serão seis dias voltados para o assunto inclusão, porém, durante todos os anos escolares é necessário que esse tema seja contemplado no dia a dia.

1. Em cinco dias, durante uma hora, serão ministradas palestras na escola com professores e pessoas especializadas no tema. Serão palestras ministradas de acordo com a idade daqueles que estão participando, dessa forma, também terão momentos lúdicos.

2. No quinto e último dia de palestra, será visitado uma instituição assistencial de pessoas com deficiência.

3. No sexto dia será realizada uma atividade dentro de sala. Será feito grupos de até quatro alunos, que terão que criar uma história em desenhos sobre o que escutaram e viram sobre o tema inclusão, durante esses cinco dias de conhecimento.

4. Após a realização da atividade, apresentarão ao resto dos grupos o que desenharam e contarão a história criada nos desenhos.

5. Os alunos, junto com o professor escolherão um lugar na sala para deixarem as atividades expostas durante todo o ano letivo.

O material utilizado para a atividade será cartolina, lápis e lápis de cor.

Avaliação das atividades realizadas:

A Avaliação será de maneira formativa, através da participação do aluno no projeto em geral.

. Participação nas palestras;

. Participação na atividade realizada;

. Participação da atividade apresentada;

. Demonstração da compreensão no dia a dia sobre o tema apresentado.

Referências

OLIVEIRA, Christiane C. UMA LEITURA TRANSDISCIPLINAR ACERCA DOS DIREITOS HUMANOS EM TEMPOS DE PANDEMÔNIO NO BRASIL. 2020. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/25/o/PCC_2020_2021_100_horas_-_Profa._Christiane_Cunha_de_Oliveira.pdf. Acesso em: 09 mai. 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com