TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre Reestruturação da Familia

Por:   •  15/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 6

processo migratório e suas influências na construção do valor do trabalho,remunereção e renda

INTRODUÇÃO

Em muito momento da história da humanidade observa-se que as  migrações internas e externas acontecidas em várias parte do mundo estão relacionadas a busca incessante  do homem por ter melhores condições de vida.

Porém o que se ver é que apenas uma parcela da população mundial consegue usufruir dos bens materiais produzidos  que deveria estar disponível para todos, isso ocorre devido à ganância daqueles que fazem parte da classe dominante, dividindo o mundo entre ricos e pobres.

O processo migratório da atualidade esta  relacionado á globalização da economia mundial, uma vez que através dos meios de comunicação , se tem a falsa impressão de ter o mundo ao alcance de todos, ou seja, as mercadorias oferecidas.

Neste trabalho abordaremos como este processo migratório tem influencia na construção de valores, remuneração e renda.

Desenvolvimento.

Historicamente, a informalidade sempre marcou as relações de trabalho

Brasileiras, diversos estudos apontam para o crescimento dessa variável ao

longo dos anos 1990. Entre as principais causas desse processo de

informatização, destacam-se a reestruturação produtiva, o fenômeno de

terceirização e um aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho, além da estagnação do processo migratório para as

grandes metrópoles. Esses fenômenos também acarretaram elevação das taxas

de desemprego, principalmente nas regiões metropolitanas, verificado por

distintas pesquisas domiciliares. Mais recentemente, os institutos de pesquisas

têm apontado para um elevado índice de desemprego entre os jovens,

impactado pela baixa escolaridade que contrasta com a demanda das empresas

por profissionais com experiência.

A partir de 2000, o País vem apresentando uma reversão na tendência de

informalidade, apontando para crescente formalização do emprego, segundo

dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), ademais as pesquisas

domiciliares.

Na presente década, estudos têm destacado a queda na desigualdade

nacional, além de melhora nos índices de pobreza. Segundo os especialistas,

uma das principais contribuições para o decréscimo da desigualdade foi a

crescente participação de programas de transferência de renda nas três esferas

governamentais. Além disso, o mercado de trabalho também se tem mostrado

favorável para a desconcentração de renda no Brasil.

Apesar de se tratar de uma questão histórica, necessita-se compreender

que a pobreza é um fenômeno social temporal que se caracteriza pelo

dinamismo. Se num determinado momento uma família (ou domicílio) pode-se

encontrar na condição de pobreza, em outro, ela pode ser retirada dessa

condição. Essa condicionalidade está altamente correlacionada com a inserção

dos membros da família (ou domicílio) no mercado de trabalho.

A causa da motivação de muitos cidadãos migrarem para outros países ou regiões mais desenvolvidas dentro de seus próprio país, em busca de melhores condições de vida, ocasionando uma disparidade entre os países, alguns se torna desenvolvidos e outros  subdesenvolvidos.

Dados lançados pela ONU, afirma que nas últimas décadas de 1960 á 2000, o número de pessoas que residiam num país diferente do que nasceu passou de 76 para 175 milhões, então nos baseando nestes dados vemos que o problema não estar apenas em um país, mas sim no mundo.

  No caso do Brasil umas das problemáticas existentes ainda hoje é o fluxo migratório das populações do Nordeste para os grandes centros urbanos das regiões Sul e Sudeste, onde existe os polos indústrias, a maioria dos trabalhadores que fazem este tipo de migração vão a  buscam de  uma vida melhor. Já que nas suas regiões de origem não há oferta de emprego e condições de vida digna e satisfatória para todos, a base econômica de tais regiões é a agricultura, como frequentemente ocorrem os fenômenos das secas havendo a escassez da produção, daí a necessidade desses trabalhadores procurarem empregos para garantir a sua sobrevivência. Um reflexo de tal situação é o aumenta da densidade demográfica na cidade de São Paulo que recebe todos os dias centenas de imigrantes em busca de empregos que muitas vezes não encontram.

Para aqueles imigrantes quem tem uma escolaridade ainda consegue  um emprego digno, porém aqueles  que não tem nem um grau de instrução sofrem bastante, pois não conseguem emprego ou os empregos que arrumam mal dá para a sua sobrevivência,  muitos se tornam favelados ou moradores de rua, além de toda esta situação ainda são descriminados. 

Em se tratando de trabalhadores homens versus mulheres, observa-se que não houve mudanças na lei que garanta direitos de salários igualitários para as mulheres, pois apesar delas terem a mesma carga de trabalho ou até mais que as dos homens, já que elas exercem uma dupla jornada de trabalho dentro e fora de suas casas, elas recebem uma remuneração inferior a dos homes. Pesquisas mostram que a elevada diferença salarial entre sexo verificada na população migrante residente fora da Região Sudeste mantém-se devido à diferente valorização no mercado de trabalho do local de destino dos atributos masculinos vis-à-vis os femininos. Já no caso do Sudeste, a menor diferença salarial constatada entre homens e mulheres migrantes deve-se mais às características específicas das trabalhadoras do que à valorização diferenciada no mercado de trabalho.

Apesar das mulheres atualmente exercerem funções antes reservadas apenas aos homens elas ainda sofrem muitas discriminações por parte da sociedade.

Era raro as mulheres exercer uma dupla jornada de trabalho até meados dos anos 70, entre o período de 1970 à 1990 a população ativa feminina teve um aumento de 260%, contra apenas 73% da masculina, ou seja: a mulher foi mais atuante em trabalhos industriais.

Outro exemplo de migração que nos entristece é quando vemos nos noticiários da TV é quando milhares de mexicanos tentam atravessar a fronteira dos Estados Unida, a maioria acaba morrendo quando seus barcos naufragam, outros são interceptados e presos pela policia norte-americana, isso mostra como a desigualdade social gera um desespero naqueles  que são vítimas da pobreza e da exploração do sistema capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com