TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetória Histórica da Paideia dos Gregos ao Cristianismo

Por:   •  22/10/2022  •  Resenha  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 2

Trajetória histórica da Paideia dos gregos ao cristianismo

        A paideia é um termo do grego antigo em que a palavra (derivada de paidos – criança) significava simplesmente "criação dos meninos", ou seja, referia-se à educação familiar, os bons modos e princípios morais. No entanto, a partir do Séc. IV  a.C. Platão e Aristóteles se empenharam em justificar racionalmente a existência social do homem, ocasião em que o conceito de paideia supera a vinculação limitada à instrução da criança. Nesse sentido, o conceito de paideia pode ser compreendido como uma orientação de vida, como busca do sentido de uma teoria consciente da educação e do agir do homem em sociedade e, que permanece como modelo para Filosofia. `Para Sócrates a paideia é entendida como uma forma de vida virtuosa que consiste em dar liberdade ao homem de pensar, de questionar a si mesmo e a realidade que o cerca, tornando-o assim, capaz de entender o que é cidadania, respeito, direitos, ética, dentre outros conceitos fundamentais para a formação do cidadão pleno. Sintetizando, a paideia pode ser definida como a essência de toda a educação, a que dá ao homem o anseio por se tornar um cidadão perfeito, o ensina a mandar e obedecer tendo a justiça como fundamento.

        Já o cristianismo era entendido como um culto bárbaro que não precisava dialogar com o pensamento grego. No entanto, posterior a isso há um processo de assimilação entre os dois pensamentos. O primeiro momento desses dois pensamentos ou sistemas é a própria noção de “Logos”, a ordem que perpassa o cosmos, a sabedoria, a racionalidade. No Evangelho de João o “Logos” se fez carne, o verbo se fez carne, Nesse sentido, “Logos” é o próprio Messias, o filho de Deus. Busca-se a partir daí fazer com que o cristianismo saia do lugar de uma ceita qualquer para um aspecto de universalidade. A partir daí a paideia grega passa a ser pensada numa ótica cristã e a imitação de Cristo como esse processo pedagógico. Assim, diante desse trabalho de busca de defender a fé cristã não só diante das massas, mas da grande intelectualidade da época é que o cristianismo consegue se tornar uma grande força, atravessando o mar do Mediterrâneo e chegando ao ocidente através dos padres capadócios. Dessa forma, as ideias humanistas vão se desenvolvendo na história ocidental. Essa nossa civilização socrática, judaica, platônica, árabe faz parte de um contexto cultural que nos forma e nos dá essa perspectiva humanista.

        Assim, diante do exposto acima, pode-se afirmar que existe uma relação da Filosofia grega com a Filosofia cristã e com as ideias humanistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com