TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM PLANO DE AÇÃO E GESTÃO

Por:   •  23/10/2015  •  Resenha  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 6

Plano de ação em Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola.

  • JUSTIFICATIVA:

                 A implantação de um ambiente democrático na escola reveste-se de inúmeros entraves que limitam a efetivação desse processo, a exemplo, da ausência de esforço coletivo, a falta da clara definição dos objetivos pedagógicos a serem alcançados.

             O ponto fundamental de gestão democrática muitas vezes não é trabalhada na prática com os partícipes da escola, ficando a questão tratada apenas no plano teórico, ou seja, muitas vezes as ações são efetivadas apenas no papel, não tendo a participação ativa das pessoas envolvidas na prática das ações. É do conhecimento de todos que o compromisso do gestor é, o do profissional que envolve a decisão lúcida e profunda de quem o assume, aderindo o desafio da diversidade a serviço da unidade e acreditando na escola como o meio precursor deste importante fenômeno social, é que se faz necessário desenvolver atividades com vistas à realização de tais fins. Desta forma, o planejamento de implantação de novas formas de ação e necessidade de mudança, deve ser entendido por todos os sujeitos envolvidos no processo educacional, desenvolvido através de uma comunidade eficaz, consciente e assentada no trabalho coletivo e interativo tendo como objetivo primordial, transformar qualitativamente, a realidade que esta escola vivencia nos dias atuais.

                     Sendo assim é possível compreender que a gestão democrática é importante não só para o (a) Diretor (a) da escola, uma vez que deve também ser discutida, compreendida e exercida pelos estudantes, funcionários, professores, pais e mães de estudantes, gestores, bem como pelas associações e organizações sociais da cidade e dos bairros.

                    Diante do exposto faz-se necessário a participação dos funcionários em todo o processo de gestão democrática. Seja na percepção de sua função, como educadores não docentes, seja na sua inserção ativa nos Conselhos Escolares, seja na sua contribuição na elaboração, desenvolvimento e avaliação do planejamento educacional no Plano Estadual e Municipal de Educação e no PP da escola.

  • OBJETIVOS:

      2.1 OBJETIVOS GERAIS:

                     Possibilitar ao funcionário da Gestão Escolar a construção de conhecimentos sobre gestão democrática, concepções, práticas e desafios, como instrumentos para sua participação autônoma, crítica e propositiva.

        2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

                   .Compreender a inserção da escola no Sistema Educacional e a relação entre as diversas instâncias do Poder Público;

                 . Participar o processo de construção da gestão democrática na escola e no sistema de ensino, seus instrumentos e elementos básicos;

               . Contribuir para o processo de construção do Projeto Político-pedagógico (PP) e a possibilidade de participação dos diversos segmentos escolares.

QUADRO SINTÉTICO DAS AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRATICA

DIMENSÃO

ESTRAGÉGIAS E AÇÕES DE CURTO PRAZO

ESTRAGÉGIAS E AÇÕES DE MÉDIO PRAZO

ESYTAGÉGIAS E AÇÕES DE LONGO PRAZO

garantir o processo de aprendizagem com qualidade a todos, executando ações que assegurem a permanência dos alunos na escola, bem como, adotar estratégias de ensino diferenciadas, inovadoras e criativas, aprofundando nosso conhecimento quanto a gestão democrática de uma escola.

 Interagir com órgãos colegiados por meios de reuniões e de capacitações, para que assim os mesmos conheçam as normas que fazem parte de cada estatuto e partindo deste ponto, possam acompanhar os resultados propondo ações e juntos com a escola buscarem os caminhos necessários, visando solucionar as situações apresentadas.

Participação efetiva dos órgãos colegiados nas questões internas da escola, principalmente na parte pedagógica.

Realizar reuniões buscando uma maior participação das famílias tanto nas questões de aprendizagem, quanto nas questões que dizem respeito à disciplina, à assiduidade e ao comprometimento do aluno com o seu avanço educacional.

ofertar reuniões aos órgãos colegiados para que atuem avaliando os resultados bimestrais, bem como apontar caminhos para a superação dos índices da escola,

tendo um contato constante com as famílias amenizando assim  alguns  problemas relacionado a permanencia  dos alunos na unidade escolar, partindo do ponto que o trabalho  desenvolvido em parceria tem  uma probabilidade maior de  efetivação.

RELATÓRIO

                                     

                      A escola, como unidade básica e espaço de realização de objetivos e metas do sistema educativo, encontra-se hoje como centro da atenção da sociedade, constituindo-se de grande valor estratégico para o nosso desenvolvimento. Tal situação é um grande desafio para os gestores escolares, pois exigem deles novas atenções, conhecimentos, habilidades e atitudes, que deságuam na necessidade de competências para a tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com