TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO AMBIENTE DE TRABALHO

Por:   •  6/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.959 Palavras (20 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

CURRICULO ESCOLAR E GESTÃO PEDAGÓGICA:[pic 2]

UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO AMBIENTE DE TRABALHO

[1]Adilson Ferreira Dutra

[2] Orientadora: Terezinha de Lourdes Carniello

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar a gestão na escola mediante a aplicação do currículo escolar, compreendendo o sentido da democracia participativa. A educação de uma maneira geral é um processo que continua ao longo de toda vida, em que os pilares estão na família e na escola. Nesse sentido, a gestão escolar se fundamenta como uma das condições que possibilita a participação democrática no processo de construção e desenvolvimento escolar. A política pedagógica do currículo se destaca como uma das condições de viabilizar uma educação critica. Um currículo democrático necessita e exige uma escola democrática, e expressa uma cultura, é um importante elemento na construção social do conhecimento e aprendizagem.  

Palavras-chave: Gestão Escolar, Democracia Participativa, Currículo Escolar.  

ABSTRACT

This work aims to analyze the management at school by applying the curriculum, including the meaning of participatory democracy. Education in general is a process which continues throughout life, in which the pillars are at home and school. In this sense, the school management is founded as one of the conditions enabling the democratic participation in construction and school development. The educational policy of the curriculum stands as one of the conditions for achieving a critical education. A democratic curriculum requires and demands a democratic school, and expresses a culture, is an important element in the social construction of knowledge and learning.

Keywords: School Management. Participatory Democracy. School Curriculum.

1 INTRODUÇÃO  

Nas últimas décadas tem sido discutido um novo projeto de educação para o Brasil, como forma de enfrentar o desafio de construir uma educação de qualidade para todos. Com isso, foram formulados princípios básicos para nortear as mudanças propostas neste novo paradigma educacional, que elegeu a gestão democrática como um dos meios para o processo de construção de uma cidadania emancipadora.

Emerge, assim, um novo processo educativo, no qual a gestão escolar democrática adquire dimensão articuladora dos recursos humanos, burocrática participativa e da dimensão articuladora dos recursos humanos, burocráticos e financeiros, objetivando o cumprimento da essência da educação: fazer da educação, tanto formal, quanto não formal, um espaço de formação crítica e não apenas formação de obra para o mercado (GADOTTI, 2003).

A Gestão escolar democrática participativa é concebida como um elemento de democratização da escola, auxilia na compreensão da cultura da instituição escolar e de seus processos e, na articulação das relações sociais. Desse modo, os Professores tornam-se responsáveis pelas formas de organização e Gestão, e seu trabalho em sala de aula é a razão de ser da organização e gestão escolar.

Nesse sentido, o primeiro capítulo versa sobre a cultura organizacional, na escola em que a organização e a Gestão referem-se ao conjunto de normas, diretrizes, estrutura organizacional, ações e procedimentos que asseguram a racionalização do uso de recursos humanos, materiais, financeiros e intelectuais assim como a coordenação e acompanhamento do trabalho das pessoas.

Em relação ao segundo capítulo, a gestão escolar participativa que ao longo dos anos vem passando transformações, visando uma melhoria de organização e participação junto a sociedade e comunidade escolar, que busca envolver e fortalecer o sistema educacional junto ao projeto político pedagógico.

No terceiro capitulo, abordamos o projeto pedagógico-curricular, que é um documento que reflete as intenções, os objetivos, as aspirações e os ideais da equipe escolar, tendo em vista um processo de escolarização que atenda a todos os alunos.

Diante o exposto, o presente estudo tem como objetivo analisar de que maneira a gestão na escola pode facilitar a construção coletiva do Currículo no espaço escolar, mais especificamente a aplicação do currículo escolar.

Essa pesquisa delineou-se por pesquisa científica bibliográfica. Trata-se de um procedimento sistemático, que são baseados em pensamentos lógicos que faz com que sejam encontradas soluções para tais problemas expostos pela pesquisa, baseando-se em documentação indireta consistida na leitura e análise de processos que utilizam a leitura de materiais já produzidos, através de livros, teses já existentes e sites.


2 A CULTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA E O PLANEJAMENTO ESCOLAR

 O sentido de funcionamento da instituição escolar no atual contexto da globalização requer uma análise mais profunda sobre a gestão escolar, uma vez que a organização e gestão constituem o conjunto das condições para assegurar seu bom funcionamento.

Nessa perspectiva, compreender a gestão escolar e buscar a análise do sentido da cultura organizacional da escola segundo (OLIVEIRA, SOUZA e BAHIA, 2003) a cultura organizacional pode ser usada como mecanismo de controle sobre um grupo social.

A Cultura Organizacional pode ser considerada como uma forma que facilita a compreensão do cotidiano da escola do modo como as coisas são nelas feitas, preservadas e construídas. Deve-se enfatizar que a Cultura Organizacional vai sendo construída através da contribuição de cada um dos membros da comunidade escolar.  

Contudo, deve ser destacada a grande contribuição dos professores que através da sua prática docente, da relação com os alunos com seus pares e outros membros da instituição acabam engendrando valores posturas visões de um mundo que influenciam de forma significativa, a cultura da escola (OLIVEIRA, SOUZA e BAHIA, 2003).

Nesta perspectiva, a cultura organizacional é importante como uma forma de facilitar a compreensão do cotidiano da escola. E por isso, o sentido de cultura organizacional deve ser relacionado ao sentido da gestão escolar, especificamente da gestão democrático-participativa, que além de valorizar, possibilita o envolvimento de todos os integrantes da comunidade escolar no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar (LIBÂNEO, 2007).

As políticas educacionais no Brasil vêm passando por importantes mudanças, em destaque as de ordem legal e institucional. A aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 – LDB nº 9394/96 foi um passo decisivo nessas mudanças para as políticas de democratização e da gestão escolar, já que no art. 3º reconhece o princípio federativo e repassou aos sistemas de ensino a definição das normas da gestão democrática do ensino próprio - inciso VIII: “gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino” (CURY, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (229.8 Kb)   docx (97.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com