TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Coletiva Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Saúde Coletiva

NOME

Wagner da silva ortiz

RA

8868417128

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

ANO

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Saúde Coletiva

A PERCEPÇÃO SOCIAL A RESPEITO DO SUS

Ensaio Acadêmico apresentado para a disciplina Saúde Coletiva à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (inserir nome completo).

Anhanguera Educacional

2014

Ensaio acadêmico sobre a percepção social sobre o SUS no Brasil

  1. Introdução

Deve conter a apresentação do tema e definição dos conceitos que serão trabalhados por você ao longo do ensaio, tais como: objetivos do SUS; princípios organizativos e doutrinários; regulamentação do SUS e modelo assistencial do SUS;

O tema tem como objetivo avaliar a percepção da população sobre serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O principal objetivo do SUS é fazer com que se cumpra o artigo 5°da constituição brasileira é o direito à saúde, a vida e a um atendimento humano e digno.
O SUS possui como principios organizacionais: regionaçização, hierarquização, resolubilidade, descentralização, participação dos cidadãos e complementariedade do setor privado.
Princípios doutrinários do SUS: universalidade, equidade e integralidade.
Os documentos infralegais que estabelecem o funcionamento de diferentes áreas do sistema de saúde brasileiro, inclusive a pesquisa envolvendo seres humanos são Regulamentados e aprovados pela Portaria 2048, de 03 de setembro de 2009, do Ministério da Saúde. Esta Portaria revogou as Resoluções do Conselho Nacional de Saúde de número 340/04 (Pesquisas com material genético), 292/99 (Pesquisas com participação estrangeira) e196/96 (Diretrizes e normas em pesquisas envolvendo seres humanos), 251/97 (Pesquisas com novos fármacos e vacinas).   Os textos destes documentos foram incorporados ao Regulamento do Sistema Único de Saúde, anexo da Portaria 2048/09, no capítulo VII, em seus artigos 694 a 788.As pesquisas envolvendo armazenamento de material biológico humano e na área de reprodução humana também foram incluídas no novo texto, sem que as Resoluções 303/00 e 347/05 tenham sido revogadas. Outras duas importantes Resoluções do Conselho Nacional de Saúde não foram revogadas, nem seus textos foram incorporados ao novo Regulamento, são elas a 304/00 (Pesquisas em populações indígenas) e a 346/05(Pesquisas multicêntricas).

  1. Fundamentação

Momento que corresponde ao desenvolvimento dos argumentos para o tema proposto, relacionando os aspectos conceituais apresentados no item anterior

O Sistema Único de Saúde foi criado para oferecer atendimento igualitário e cuidar da saúde de toda a população .O SUS constitui um projeto social único que se caracteriza por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros A percepção social sobre o SUS no Brasil é que ele é um sistema eficaz e completo, que abrange toda a população, sem distinção de raça, religião, cor, sexo . O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo,proporcionando para a população exames, consultas, internação e qualquer outro procedimento necessario, desde atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos de forma gratuita, garantindo acesso integral e gratuito para toda a população do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com