TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA DIDÁTICA: CONSIDERAÇÕES GERAIS

Por:   •  29/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  8.480 Palavras (34 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO

DIDÁTICA

DOSSIÊ FORMA C

[pic 3][pic 4]

                   Acadêmica: Andreia Magri Benites Enciso. R.a.: 50000974

                   Acadêmica: Dayane Suzan Aissa. R.a.: 05000865

                   Acadêmica: Mayara Rangel. R.a: 40000477

UNIDADE 1

DIDÁTICA: CONSIDERAÇÕES GERAIS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1) O que é didática, qual é a sua importância e quais são suas funções? (Escreva mais de meia página).

R: A didática ensina como o professor deve agir para conseguir que o aluno aprenda e se eduque da melhor forma possível, ela da a orientação de como deve proceder o conteúdo o desenvolvimento das atividade em sala de aula, indicará ao professor quais são as técnicas mais adequadas para serem usadas do acordo com o conteúdo programado, ou seja a didática é a parte da pedagogia que utiliza estratégias para colocar em pratica as diretrizes da teoria pedagógica. Ela busca respostas e demandas, ou seja, o professor deve orientar os alunos para que eles vão à busca de respostas para suas duvidas para que eles próprios formulem e vão à busca de seus objetivos.

Pelos professores não conhecerem os princípios de aprendizagem da didática ou não terem as orientações adequadas, eles perdem 20% de seu tempo para manterem a ordem a disciplina em sala de aula, por isso o conhecimento da didática é tão importante. Alem de conhecer o professor precisa coloca - lá em pratica, a Didática é uma disciplina norteadora, ou seja, ela integra as demais disciplinas com os conteúdos específicos da matéria, as experiências dos alunos, tornando tudo útil para que o objetivo da educação seja alcançado.

2) Na unidade 1, são apresentadas ideias de vários autores. Resuma as ideias que seriam mais úteis para que o aluno aprenda melhor e com mais facilidade.

  • R= Agostinho de Hipona – Afirmava que a criança precisa aprender primeiro o que é as coisas para depois aprender o nome delas.
  • São Tomas de Aquino – Ele diz que a pessoa aprende através dos sentidos.
  • Piaget – Ele fez muitas pesquisas sobre como as crianças desenvolve a inteligência.
  • Vygotswy – Tem em comum com Piaget que ambos são construtivistas e defendem a aprendizagem significativa, para os dois a aprendizagem ocorre pela interação entre sujeito, objetivo e outros sujeitos.
  • Thom Dewey – tem uma frase que diz que “o professor que desperta o entusiasmo em seus alunos consegue algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos que podem sejam podem obter”.
  • Rogers – Afirma que o professor deve se colocar no lugar do aluno, ele da ênfase a empatia.
  • Ausebel – diz que a aprendizagem para ser significativa precisa partir daquilo que os alunos já conhecem.

3) Registre os 10 tópicos da unidade que poderão ser mais importantes para o exercício do magistério. Explique por quê.

  •   Reconhecer a importância de ter bom relacionamento com os alunos; o aluno que tem um bom relacionamento com o professor tem mais facilidade em se desenvolver em sala de aula, ele tem que ver o professor como um amigo que esta ali para ajudá-lo.  
  • Saber como avaliar; o método de avaliação é muito importante, o professor não deve avaliar o aluno somente por prova, e sim, por participação, desenvolvimento.
  • Ter orientação mais segura de como organizar e planejar as aulas para uma aprendizagem mais significativa e eficiente; as atividades devem ser diferenciadas de acordo com as necessidades dos alunos, uma atividade diferente que envolva os alunos é sempre mais produtiva e eficiente para  ajudar no desenvolvimento do aluno.
  • Adequar o ensino às possibilidades e necessidades do aluno; Alguns alunos têm dificuldades para se desenvolver em sala de aula, então é dever do professor desenvolver aulas que possa ajudar o aluno em seu desenvolvimento, atividades de acordo com a necessidade do aluno para que ele se desenvolva sem ficar com receio ou medo por ter dificuldade na aprendizagem, o aluno deve se sentir tranqüilo e acolhido pelo professor.
  • Desenvolver habilidades que levem o aluno a ter gosto e amor aos estudos; atividades diferenciadas despertam interesses nos alunos, quando o aluno se interessa pela aula, pela atividade ele tem maior chance de se desenvolver e buscar mais conhecimento fora de sala de aula, uma aula bem desenvolvida faz toda diferença.  
  • Saber como agir para respeitar, ao máximo, as diferenças individuais;cada criança tem sua diferença para agir e para aprender, cada um tem o seu tempo de desenvolvimento, cabe ao professor respeitar todas essas diferenças para pode orientar e ajudar o aluno.
  • Saber tomar decisões adequadas quanto à escolha dos fins, objetivos e meios de ensino;

O professor precisa saber desenvolver suas aulas de acordo com o objetivo sempre, mas também de acordo com as dificuldades da sala de aula, os recursos que a escola proporciona, para que tudo isso possa acontecer da melhor forma possível.

 Questões para saber mais.

  1. Registre as dúvidas que você tem.

R: Como desenvolver as atividades em sala de uma forma que os alunos se interessem mais em procurar em outras fontes o tema estudado ou invés de ficar somente com o estudo em sala de aula. Como despertar este interesse nos alunos.  

UNIDADE 2

IDEAIS, FINS E OBJETIVOS DA  EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. O que é objetivo e quais são os dez objetivos mais importantes que devem ser alcançados pela educação?

R: Objetivo é o que se pretende alcançar depois de um determinado plano de ensino, para saber se o aluno realmente construiu o conhecimento de forma clara e concreta, através de atividades que comprovam a aprendizagem. Os dez objetivos mais importantes são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52 Kb)   pdf (395.9 Kb)   docx (126.9 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com