TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA OBSERVAÇÃO PRÁTICA

Por:   •  7/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 4

OBSERVAÇÃO PRÁTICA

Antes de iniciar este estágio, eu tinha um pré-conceito de que os profissionais que trabalhavam na direção, coordenação e supervisão de uma escola não tinham muito o que fazer, apenas trabalho burocrático, que poderia ser feito mais rápido e melhor com um pouco mais de força de vontade.

Entretanto, este pré-conceito foi derrubado logo no primeiro dia de estagio, percebi que os profissionais tinham uma grande carga de atividades e muitas vezes exerciam funções que estavam além de suas demandas principais, isto porque na realidades, faltam funcionários para a composição do quadro.

Pude entender que a gestão escolar engloba atribuições da instituição educacional, assim refere-se a organização do processo educativo, dispondo de elementos que envolvam todo o contexto escolar, nos aspectos pedagógicos e administrativo da escola para alcançar os objetivos que nesse ambiente é a educação dos alunos.

Na escola observada, acompanhei de perto do diretor e coordenador pedagógico, onde os processos administrativos da escola são concentrados exclusivamente no diretor, que também realiza a tomada de decisões e terceiriza ao coordenador pedagógico a função de comunicar aos atores escolares, nesta ótica a gestão é autoritária. No entanto, algumas tomada de decisões são participativas, feitas a partir da decisão de todos envolvidos na gestão.

Existem ainda tomadas de decisões em que há um envolvimento de toda comunidade escolar, por meio de representações de cada seguimento e que possui voz no processo educativo, seja na construção do Projeto Politico Pedagógico- PPP, do currículo da escola, na construção de um projeto pedagógico, entre outras.

Porém, o diretor tem ciência do seu papel na gestão, assim como segurança na sua atitude e postura, para que possa gerir a organização da escola de forma a garantir um espaço aberto a participação e posicionamento efetivo de todos os segmentos escolares, sendo assim sua função é articular e interagir esses segmentos, obtendo conhecimento continuo e promovendo espaços de saberes não só para ele, como também para os professores incentivando-os a estudar e pesquisar, assim como de prática e não apenas da prática, do fazer acontecer.

Já o coordenador pedagógico tem a função de articular, formar e transformar na escola, sendo o mediador entre alunos, professores, comunidades e o currículo. Ele é o profissional que auxilia os professores no processo de ensino e aprendizagem, tendo conhecimento dos aspectos as atribuições para que este possa desempenhar com maior segurança e compromisso, relevantes as questões pedagógicas como a realidade sociocultural em que a escola está situada e as relações interpessoais dos agentes envolvidos.

A partir da realidade em que a comunidade escolar se encontra, o coordenador pedagógico proporciona condições e estratégias para que o trabalho a ser realizado pelos docentes seja de forma coerente e pensado no coletivo.

Entretanto, também é exigido que este profissional esteja presente nas reuniões pedagógicas, a fim de conhecer as necessidades e demandas as escola, ouvir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com