TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Por:   •  3/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1][pic 2][pic 3]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

Disciplina: Literatura na Formação do Leitor

Coordenadora: Anna Carolina da Matta Machado

Nome: Aline Barbosa C da Silva

Polo:  Petrópolis

Avaliação a Distância 1 (AD1) – 2022.2 - Prazo de envio: 29/08

1ª Questão: (valor: 3,0)

[pic 4]

Carolina Maria de Jesus. Foto do Acervo da Fundação Casa de Jorge Amado

No ano passado o IMS paulista organizou a exposição Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros. Para comemorar o aniversário da escritora, no dia 14 de março de 2022, o Instituto Moreira Salles lançou no dia em que ela completaria 108 anos um tour virtual pela exposição Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros, a mostra mais visitada do IMS em 2021.

Conheça, navegando pelo site https://ims.com.br/exposicao/carolina-maria-de-jesus-ims-paulista/ alguns dos textos desta exposição e este tour virtual: https://ims.com.br/exposicao/carolina-maria-de-jesus-ims-paulista/

Assista também ao programa Caminhos da Reportagem | Carolina de Jesus, a escritora além do quarto, acessando https://www.youtube.com/watch?v=6AvUP-IoYEo

Escreva um texto curto destacando pelo menos 3 (três) aspectos desses materiais que em sua opinião podem incrementar a formação de um professor no que se se refere a sua constituição como sujeito leitor. Podem ser, por exemplo, informações que você considera importantes sobre a obra de Carolina Maria de Jesus, sobre sua trajetória, bem como sobre o modo com a exposição apresenta sua obra e possibilita a entrada neste universo literário.

R: A contribuição de Carolina Maria de Jesus na literatura, principalmente na literatura negra brasileira e o legado cultural e social do qual ela foi pioneira, ressaltando a importância da inclusão de sua obra no ensino escolar e na formação de professores. Trazendo em sua obra temas como:  miséria, discriminação social, preconceito, sexualidade, descaso dos políticos, entre outros. Sua narrativa se tornou instrumento de luta, denúncia e resistência que nos leva a refletir com um senso crítico, fazendo seus leitores ampliar seu conhecimento sobre o mundo. Por isso, a importância de uma educação antirracista e da formação de professores comprometidos com a diversidade cultural e com a eliminação dos mecanismos de exclusão simbólicos ou físicos.

2ª Questão: (valor: 1,0)

Pesquise a partir de palavras-chave 2 (dois) artigos acadêmicos no portal SciELO - Scientific Electronic Library Online (https://search.scielo.org) ou Google Acadêmico que dialoguem com os conteúdos de alguma(s) de nossas primeiras quatro aulas e justifique a razão de sua escolha.

R: Formação de leitores de literatura na escola brasileira: caminhadas e labirintos Autora: Alicie Vieira

https://www.scielo.br/j/cp/a/gMZ6vX8D5mBvp5f93NytWRf/abstract/?lang=pt

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR Autora: KRUG, Flavia Susana

https://www.caxias.ideau.com.br/wpcontent/files_mf/d4ec50fa8dff16815b9bf525976d2b5c277_1.pdf 

Os artigos escolhidos trazem a importância do ensino de literatura na formação de alunos leitores, e chamar a atenção dos profissionais e mediadores, em relação à necessidade de estratégias e recursos adequados para a prática da leitura, estimulando os alunos a descobrirem o prazer de ser ler um texto despertando o gosto pela leitura. Também ressalta que, a escola deverá propiciar condições adequadas com a finalidade de proporcionar ao aluno aprimorar-se na construção do conhecimento significativo, e que é preciso compreender a leitura como elemento fundamental para a aproximação do leitor com o mundo que o cerca. Aborda a leitura como finalidade geradora de perspectivas, é capaz de proporcionar parcerias importantes que viabilizam o diálogo entre leitor e autor. Além do que, os artigos dialogam com as aulas da nossa disciplina, principalmente a aula 1 que traz a concepção da literatura e a aula 2, que fala sobre o desperta do gosto da literatura e agentes mediadores que estimulam os leitores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (756.6 Kb)   docx (945 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com