TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Por:   •  7/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1][pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD Avaliação a Distância 2 (AD2) – 2021.2

Disciplina: História na Educação 1 Coordenador: Hilton Meliande

Data de entrega da Avaliação na Plataforma CEDERJ até o dia 01/11, conforme o Cronograma da disciplina.

A presente avaliação tem como objetivo a elaboração de uma proposta de atividade de História para alunos do 2º ciclo do Ensino Fundamental I (4º ou 5º ano), que deverá estar de acordo com a Lei 11.645 de 2008, ressaltando a importância da História e da Cultura Afro-Brasileira e Indígena

O ensino sobre a Cultura Afro-Brasileira e Indígena é um conteúdo obrigatório a ser transmitido nas instituições educacionais, tendo como base nas duas leis de 2003 e a outra de 2008. É de suma importância na formação dos alunos ensiná-los sobre a cultura desses povos, pois estamos enraizados neles, temos um pedaço deles em nós, abordá-las no ensino e aprendizagem é uma tarefa necessária para evidenciar o quanto elas contribuíram para a formação do País, nelas estão contidas características da nossa história, cultura e economia, carregamos uma herança a partir delas, em nossa alimentação por exemplo: Batata, milho, mandioca, tomate, coco, amendoim, banana, feijão, gengibre etc, esses alimentos  ainda fazem parte do nosso dia a dia.

Algumas palavras como: Castigo, caçula, cafuné, arapuca, carioca, cumbuca, mingau, muamba, são palavras indígenas que estão em nosso vocabulário.

Os objetos que são construídos por eles têm sua beleza e função, utensílios do uso do dia a dia em forma de arte, é comum o uso de cestos, eles servem para guardar alimentos, peneirar, filtrar, a cerâmica é feita para guardar líquidos, cozinhar eles costumam a usar seus corpos como tela e se transformam em arte.

Abordar esse tema que é obrigatório nas instituições, ajuda a compreender sobre a construção da nossa sociedade, objetivando resgatar a como foi contribuição dos dois povos para a nossa sociedade, transmitindo o ensino para combater a discriminação e promover a igualdade entre os povos sem distinção.

 A partir desse tema, a professora dos alunos do 4º ano do ensino fundamental vai trabalhar sobre, ressaltando a importância de se apropriar da história desses dois povos importantíssimos para a nossa história.

No decorrer das aulas foram aplicados conteúdos relacionados a origem da história, através de slides com fotos legendadas, livros, foram explicados de forma tão divertida que ela deixou os alunos curiosos, argumentativos, interessados ainda mais sobre a cultura deles. Foi então que após algumas aulas e exercícios relacionados ao tema abordado, onde ela os familiarizou bastante sobre o tema em discursão e após algumas aulas teóricas, para fechamento da aula, foi proposto a turma a embarcar numa viagem onde eles iriam se apropriar de um conhecimento mais profundo sobre toda a história que eles estavam estudando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com