TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um bebê tem condições intelectuais para explorar o seu próprio corpo?

Por:   •  18/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade AP II. Um bebê tem condições intelectuais para explorar o seu próprio corpo? Se sim, exemplifique. Se não, diga por quê. Em ambos os casos coloque um caso pessoal e defenda o seu pronto de vista.

De acordo com Piaget do zero á 24 meses, esse período representa a conquista através de percepções e dos movimentos, isso significa que o bebê é influenciado pelo ambiente no qual está localizado, tendo seus primeiros contatos e assim capturando todos os estímulos, formando o sensório-motor.

Desde a barriga da mãe o bebê captura esses estímulos, e assim, ao nascer e ao ter seus primeiros contatos com os pais, o bebê começa a identificar o mundo ao redor, apesar de Piaget afirmar que o bebê nessa faixa etária não tem diferenciação entre o mundo e o “eu” da criança. Depois, ao ficar sozinho em seu próprio berço, o bebê tende a se explorar, por exemplo, levando a mãozinha até a boca, puxando sua própria meia, assim, como ao tomar banho, em uma banheira, o bebê aprende que se bater a mãozinha na água, à água espirrará em seu corpinho.

Ao ter contatos com renascidos da família, obtive a experiência, no qual notei que tudo é novo e perceptível aos pequenos, também pude notar o quão rápido é essa percepção, por exemplo, ao mostrar a língua e fazer um pequeno barulho com a mesma faz quase automaticamente com que um bebê sorrisse ou até mesmo chegasse a gargalhar.

Com tudo o que li, pude entender que sim, os bebês tem condições intelectuais para explorar o seu próprio corpo, pois a partir de estímulos capturado pela criança em seu ambiente de convívio, o pequeno irá se organizar psicologicamente e se desenvolver nesse sentido, começando então, através disso, ter seus primeiros reflexos inatos, como exemple, se notarmos desde o seu primeiro dia de vida, até o 10° como nota de avaliação, o bebê já terá diferenciado seu comportamento, pois, já nesse pequeno período desenvolverá seus primeiras sensações e sentimentos, como fome, sede, irritação com as fezes e etc. Sendo assim, o bebê já está em fase de autoconhecimento e a cada dia mais, explorará seu próprio corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com