TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Chuva de Valores no Colégio Paukista

Por:   •  8/2/2022  •  Artigo  •  7.887 Palavras (32 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 32

TORÓ DA PAZ” – UMA CHUVA DE VALORES NO COLÉGIO PAULISTA DE BELÉM-PA[1]

Ana Cláudia Oliveira Machado [2] 

Resumo

O artigo apresenta o projeto Toró da Paz” – uma chuva de valores no Colégio Paulista de Belém – PA, com ações voltadas para a Cultura de Paz e em valores, em todos os segmentos de ensino da escola. Problema: Qual a importância de ensinar Cultura de Paz na Escola? Tem como objetivo principal, aprender e empreender valores que ecoarão pela eternidade e além dos “muros” da escola, pois a edificação da paz começa a partir de uma atitude pessoal que ao ser aprendida, reflete em todas as esferas da vida e repudia todas as formas de violência. Explicar o que é o Projeto Toró da Paz, apontando uma breve abordagem sobre o histórico do Colégio Paulista; destacar os vários tipos de violência que ocorrem no espaço escolar; apresentar a Cultura de Paz e suas implicações na comunidade escolar, sugerindo a Educação de valores e princípios bíblicos para mediar os conflitos, ensinando a ser pessoa, a pensar, a conviver e a se comportar.

PALAVRAS-CHAVE: Toró da Paz; Violência; Chuva de valores; Cultura de paz; Princípios bíblicos; Mediação de conflitos.

1 INTRODUÇÃO

Em distintos contextos da sociedade brasileira, a violência tem sido crescente nos diversos espaços. A escola, há mais de duas décadas vem experimentando um gosto amargo e com desafios colossais para a direção, professores, colaboradores, alunos e família.

Em 1999 a Unesco, instituiu a Cultura de paz, embasada nos princípios de tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo com o objetivo de prevenir situações que ponham a paz e a segurança em ameaça, tais como: a falta de respeito aos direitos humanos, a intolerância e a discriminação, exclusão social, pobreza extrema e a degradação ambiental, através de programas de orientação, conscientização, educação e prevenção de conflitos.

A violência mata mais de 1,6 milhões de pessoas no mundo a cada ano e outros milhões de pessoas são mutiladas devido a ataques. Os índices de assassinato e violência doméstica têm crescido espantosamente em várias partes do mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde – OMS. O Presidente da OMS, alerta para a necessidade de se investir em educação para desenvolver uma compreensão diferente da violência, pois muitas pessoas pensam que a violência é algo pessoal e não social, e ignoram as consequências destes atos para a sociedade como um todo.

Como construir a Cultura de Paz nas Escolas? A Cultura da Paz tem como objetivo melhorar as relações interpessoais, favorecer o protagonismo e promover reflexão sobre o diálogo, a diversidade e o respeito sob uma ótica inclusiva, estimulando a capacidade inventiva e criadora dos bebês, crianças, jovens e adultos, enfim, de toda a comunidade escolar para exercer a cidadania nos mais diferentes espaços e contextos de seu cotidiano.

Um projeto que promova a construção da Cultura de paz nas escolas só será possível se entendido como resultado de um trabalho coletivo que vislumbre ações de curto, médio e longo prazos, de acordo com a realidade do território e consonante ao Projeto Político Pedagógico – PPP de cada Escola.

A violência é um inimigo terrível, que às vezes silenciosa, ela destrói pessoas, sonhos e vidas e necessita a ser incessantemente combatido. Pretendemos abordar os vários tipos de violência que ocorrem no espaço escolar, reflexos da pós modernidade, orientando para uma prática pedagógica profilática, que fomente ações voltadas para a Educação para Paz com a comunidade escolar do Colégio Paulista, para gerenciamento de conflitos e aprendizagem de valores, que possibilitem o respeito à vida, dizer não às ações violentas, atos de generosidade e solidariedade, ser compreensivo, preservação do meio ambiente.

O professor possibilitará momentos de reflexão em situações de conflito, sendo um “Pacificador”, utilizando métodos de ensino que impulsione o aluno a agir com tolerância e seja um multiplicador na resolução de conflitos de modo não violento e combata práticas educativas humanizadas, voltadas a educação para a paz, pois as relações aprendidas na escola são cruciais para o aprendizado da ética e da cidadania, que nos acompanharão em todo o percurso da vida.

O Toró da Paz” – uma chuva de valores no Colégio Paulista de Belém – PA, será delimitado a partir de ações voltadas para a educação para a não violência na escola, em todos os segmentos de Ensino do Colégio Paulista, em que os discentes aprenderão e empreenderão valores que ecoarão pela eternidade e além dos “muros” da escola, pois a edificação da paz começa a partir de uma atitude pessoal que ao ser aprendida, reflete em todas as esferas da vida.

Justificamos a necessidade deste projeto, a partir da manhã do dia 13 de março de 2019, quando a coordenadora recebia os alunos da EE Raul Brasil no saguão de entrada – sorrindo com eles, quem poderia imaginar, quem poderia imaginar que aquele dia seria marcado por uma tragédia? Poderemos promover uma cultura de paz nas escolas? Apesar das tragédias e de toda a dor, é possível que a escola construa uma convivência que supere a violência.

O mesmo busca alternativas e soluções para questões que afligem a escola como um todo, não se foca na questão da violência, mas na cultura de paz, como algo a ser aprendido, propondo ações que possibilitem a reflexão, conscientização e o enfrentamento contra a violência em geral, possibilitando uma discussão coletiva, crítica e reflexiva sobre a temática em estudo.

Destacamos também, a Educação Socioemocional e como escola por princípios bíblicos, enfatizamos o desenvolvimento da Espiritualidade, destacado pela UNESCO, como o principal pilar para ter qualidade de vida, certamente será um fator importantíssimo para o convívio de respeito e valorização do outro. A Cultura de Paz é um caminho que viabiliza uma educação que respeite a dimensão integral do ser humano e forme cidadãos capazes de exercer plenamente seu potencial.

A Educação para a paz é um processo educativo ininterrupto e imutável. Uma cultura da paz, que auxilia as pessoas a despontarem, visando a construção de uma nova ordem. Neste sentido o problema desta pesquisa, será compreendermos: Qual a importância de ensinar Cultura de Paz na Escola?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53 Kb)   pdf (292.3 Kb)   docx (70.3 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com