TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Concepção de Educação

Por:   •  6/7/2017  •  Monografia  •  2.709 Palavras (11 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 11

Ana Julia Alves        

Fichamento de Psicologia

PIAGET, psicologia genética e educação

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Faculdade de Ciências e Letras

Campus de Araraquara

Curso de Pedagogia

2017

Um problema epistemológico

  De acordo com o autor o conhecimento só pode ser adquirido pelo contato direto da pessoa com os dados do mundo empírico, estes são chamados a posteriori pois resultam das constatações empíricas.

 Já a priori não é necessário utilizar a experiência para comprovar tal afirmação, pois são juízos gerais, universais, não irão variar com a subjetividade de quem formula e nem conforme as condições do ambiente.

 O problema surgiu quando Piaget começou a querer entender como se passa a um tipo de conhecimento a outro, como se transita de um estado para outro. Com esses questionamentos ele deixou o campo filosofico e começou a pesquisar  o desenvolvimento cognitivo da criança.

Uma psicologia da inteligência

 Piaget descobriu então que as respostas para as suas perguntas se encontriam a partir do momento que ele estudasse o progresso das categorias de conhecimento no decorrer da vida da pessoa. Era preciso compreender as categorias cognitivas desde os estados iniciais, ou seja, desde bebê, até as manifestações mais avançadas, quando adulto. Isto levou a teoria chegar ao desenvolvimento da inteligência.

 Nesta epistemologia o termo Genético tem um outro significado, pois refere-se a um modo de abordagem do objeto de estudo desde sua origem até o seu estado mais adiantado, sendo acompanhado assim cada uma de suas etapas de percurso.

 Aqui também encontramos a abordagem clínica, onde o pesquisador busca averiguar os processos relativos e fundamentos à capacidade cognitiva de seus sujeitos experimentais por meio de uma livre pesquisa.

 Esta forma de pesquisa que Piaget apresenta não consiste em medir a competência intelectual, mas sim, de compreender como o indivíduo formula suas concepções sobre o mundo empírico, como ele irá resolver os problemas e como explicará os fenômenos naturais.

 A pesquisa com crianças recorre muitas vezes a obersevações sempre registrando a forma em que elas solucionam os problemas não-verbais.

Uma concepção de educação 

  Na perspectiva piagetiana os alunos serão tratados de acordo com suas particularidades cognitivas. O que está em causa dessas atividades é o promover do progresso intelectual de cada pessoa. O professor que privilegia a passividade do aluno e o leva a manter-se quieto não faz com que este obtenha o conhecimento pois esse só é adquirido quando o Sujeito é levado a superar o desequilibrio existente entre ele e o Objeto retido em sua memória.

 De acordo com a pedagogia de Piaget que se fundamenta em uma esfera filosófia, o sujeito e o objeto relaciona-se da seguinte maneira: o Sujeito age sobre o objeto. Para isso acontecer é necessário a existência de algo que impulsiona o Sujeito em direção ao objeto, pois este atrai o Sujeito naturalmete. A concepção espitemologica de Piaget na pedagogia enfatiza a atividade do educando e a estruturação de um ambiente escolar que corresponda a necessidade pessoais de cada aluno.

Assimiliação, Acomodação e Equilibração

  As pesquisas de Piaget pesquisas não contemplaram os fatores emocionais, de natureza emocional e afetiva, não significa que os tivesse negado. Segundo esse pesquisador o conhecer é necessário que Sujeito e Objeto estabeleçam uma relação que envolve dois processos complementares e, às vezes, simultâneos.

  O primeiro processo Piaget denomina como assimilação é quando o indivíduo integra um novo dado aos esquemas já existentes, ou seja, é uma mudança quantitativa dos esquemas mentais.

 O segundo processo é o de acomodação, esse é responsável por criar novos esquemas ou por modificar os velhos esquemas, que favorece mudanças nas estruturas cognitivas. Esses esquemas irá refletir o nível atual do desenvolvimento cognitivo da pessoa, seu conhecimento e compreensão e seu conhecimento do mundo.

  Já o equilibrio é um mecanismo necessário para assegurar o desenvolvimento cognitivo e uma eficiente interação do educando com o meio ambiente. Esse irá regular a assimilação e a acomodação.

A Teoria do desenvolvimento cognitivo

  O desenvolvimento intelectual envolve a passagem do indivíduo por quatro grandes períodos, necessário que tenham vividos em sequência , para Piaget o levaram a separar esses periodos por marcos cronológicos contudo estas marcas não são regras. Então afirma-se que o desenvolvimento segue uma linha pré-definida que pode variar de acordo com cada indivíduo.

  Esta afirmação é importante principalmente no meio da educação pois ressalta que a teoria piagetiana não seja tomada como um conjunto de formulações aplicavéis para todos os indivíduos. É preciso saber que esta teoria fornece um quadro da trajétoria cognitiva das pessoas em geral e não individual.

  O Universo não apresentado

  A principal característica do periodo de desenvolvimento, sensorial-motor, é a inexistência de representações, não há imagens mentais dos objetos que cercam a pessoa. Neste caso, o conhecimento, é construído por meio dos órgãos dos sentidos, o que predomia é o processo de assimilação que são simples reflexos, se formando então esquemas cognitivos. Este periodo sensorial-motor corresponde ao momento inicial em que a inteligência encontra-se somente no plano da experiência imediata.

  Os esquemas cognitivos são esquemas de ação porque não envolve representação, esta inteligência permite que a criança aplique os esquemas, coordenados, a diferentes situações, são então as reações circulares que são movimentos que se repetem seguidas vezes.

Representação, linguagem e socialização

   Na última fase do período sensorial-motor tem como característica, a transformação de esquemas de ação em esquemas representativos. O desenvolvimento que foi adquirido meramente por simples ações passa agora a ser correspondente imagens mentais e simbólicas. Neste período ocorre o progresso da linguagem oral, os objetos, pessoas e ações pertence a um universo recluso e especifíco. Ex: A palavra cachorro vira totó.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com