TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIVENCIANDO A CULTURA DO NORDESTE BRASILEIRO

Por:   •  9/9/2019  •  Ensaio  •  2.589 Palavras (11 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 11

 GINCANA FOLCLORICA: ORGULHO NORDESTINO

   

VIVENCIANDO A CULTURA DO NORDESTE BRASILEIRO”

 

APRESENTAÇÃO

A escola é um espaço de socialização e aprendizado não somente de conteúdos, mas também de atitudes e comportamentos. Juntamente com as famílias e a comunidade escolar, podemos desenvolver atividades que exigem participação efetiva e voluntária. A proposta desta Gincana Escolar visa proporcionar momentos de alegria, distração e integração, conhecimento, busca também despertar no nosso educando o sentimento de pertença, ou seja a valorização cultural de sua região .

Esta proposta de trabalho busca uma integração interdisciplinar, bem como vivenciar momentos de descontração, juntamente com o resgate de valores, tais como: responsabilidade, companheirismo, cooperação, respeito mútuo, disciplina, e solidariedade, com a intenção de construir aprendizagens que contemplem os quatros pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.

TEMA E JUSTIFICATIVA

O tema escolhido para ser trabalhado na gincana folclórica foi “ORGULHO NORDESTINO: Vivenciando a Cultura do nordeste brasileiro”.  A palavra “folclore”, de origem inglesa, remete à cultura do povo. No Brasil, o Folclore foi, fortemente, influenciado pelas culturas indígenas, africanas e europeias, em especial, a portuguesa. O início de suas manifestações remete ainda ao período colonial, no entanto, as lendas e mitos do Folclore só passam a fazer parte das narrativas oficiais no século XIX.

Após as grandes Guerras Mundiais, o Folclore foi tido como uma iniciativa para a construção da paz e “elemento de compreensão entre os povos, incentivando o respeito pelas diferenças e permitindo a construção de identidades diferenciadas”.

Pensando na relevância que este tema tem para a escola e também para toda a sociedade, elegemos o folclore da nossa região – o nordeste - para ser investigado e representado pelos alunos da Escola Municipal Raimundo Corrêa neste mês de agosto de 2019.

OBJETIVOS

Geral:

Incentivar os alunos a pesquisarem e conhecerem mais sobre a cultura da região nordeste.

Específicos:

  • Pesquisar em diferentes fontes sobre a história da cultura da região nordeste;
  • Compreender o Folclore nordestino como parte da cultura popular de nosso país;
  • Conhecer as influências indígenas, européias e africanas nas manifestações do Folclore nordestino.
  • Compreender as características e especificidades do Folclore da região nordeste;
  • Identificar lendas, mitos, danças, encenações, brincadeiras, ritos, e demais manifestações folclóricas do nordeste brasileiro;
  • Aproximar os alunos de diferentes expressões artísticas;
  •  Construir e incentivar os valores de cidadania, respeito ao próximo, disciplina e solidariedade;
  • Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários, pais e comunidade, viabilizando a parceria escola, família e comunidade;
  • Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do sujeito;

Exercitar  no  aluno  noções de expressão corporal;

  • Possibilitar a superação de desafios;
  • Oferecer momentos de alegria, por meio de atividades recreativas.

METODOLOGIA

As atividades da gincana serão desenvolvidas no decorrer do mês de agosto e a culminância da gincana ocorrerá no dia 31 de agosto. No decorrer deste mês, direção, coordenação, professores e demais educadores da Escola Municipal Raimundo Corrêa incentivarão os alunos a participar do evento com entusiasmo e dedicação e farão a mediação do cumprimento das tarefas.

Os alunos do Ensino Fundamental I e II serão divididos em equipes equilibradas, que trabalharão de forma interativa e supervisionados por professores, que serão distribuídos entre as equipes.

As tarefas serão divididas em: tarefas pré-estabelecidas; tarefas surpresas; tarefas- relâmpago.

As tarefas pré-estabelecidas serão anexadas ao Projeto e as equipes tomarão conhecimento das mesmas quando este for divulgado. As tarefas surpresa serão anunciadas durante o dia da Gincana. As tarefas-relâmpago serão divulgadas no momento em que deverão ser cumpridas, no dia da culminância da gincana.

A pontuação e premiação da gincana deverá ser decidida no momento da socialização da mesma com a equipe pedagógica.

Sugestões: troféus, pontuação bimestral

PÚBLICO ALVO

Para a realização deste evento, convidaremos os alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental I e II da Escola Municipal Raimundo Corrêa.

DURAÇÃO

O Projeto terá início a partir de sua divulgação, quando os alunos iniciam a preparação para o cumprimento das tarefas pré-estabelecidas. A culminância, com as apresentações das provas, será no final do mês de agosto de 2019. _____, sob a orientação e participação de todos os professores, direção, coordenação e funcionários da escola.

RECURSOS

  • Humanos (Direção, Coordenação, Professores, Funcionários, Alunos, Pais e Comunidade Local;)

 

  • Materiais (Papéis, Sucatas, Tecidos,TNT, E.V.A,  Máscaras, Fantasias, Aparelho De Som, Microfones Etc.).

Os alunos e professores de cada equipe serão responsáveis pelos materiais que deverão ser confeccionados para a organização dos QGs, abertura, desfile, fantasias de todos os componentes etc.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será monitorada e constituirá um processo onde serão observados e analisados os aspectos: participação, desenvolvimento, comportamento, cooperação, companheirismo, respeito mútuo, respeito ao meio ambiente, atos de solidariedade, conhecimento cultural sobre o tema, bem como expressões artísticas. Serão também observadas possíveis mudanças de atitudes dos envolvidos, a fim de se alcançar os objetivos propostos.

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Direção e Coordenação

Professores:

GINCANA FOLCLORICA: ORGULHO NORDESTINO

VIVENCIANDO A CULTURA DO NORDESTE BRASILEIRO”

 

DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES

 

 

TAREFA 1-  ATENÇÃO, ATENÇÃO! A GINCANA VAI COMEÇAR: Inscrição

A equipe que conseguir apresentar, na data estipulada, a lista de inscrições com os nomes de todos os seus componentes marcará pontos. As equipes deverão entregar as inscrições de todos os participantes à coordenação até dia 30/09, às 17h30min.

PONTUAÇÃO: 100 pontos para tarefa cumprida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com