TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia nas escolsa

Por:   •  31/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.952 Palavras (28 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 28

Sumário

CAPITULO I        

REFERENCIAL TEORICO        

1.1.        A Violência Como “Cultura”        

1.2.        O Fenômeno Bullying        

1.3.        As Diversas Formas De Bullying        

CAPITULO II        

METODOLOGIA        

1.4.        Contextualizando        

1.5.        Participantes        

1.6.        Instrumento        

1.7.        Procedimento da Coleta de dados        

1.8.        Apresentação dos dados coletados        

CAPITULO III        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

APÊNDICE        

APÊNDICE II        

APÊNDICE III        

Tolerar a existência do outro, e permitir que ele seja diferente, ainda é muito pouco. Quando se tolera, apenas se concede, e essa não é uma relação de igualdade, mas de superioridade de um sobre o outro. Deveríamos criar uma relação entre as pessoas, da qual estivessem excluídas a tolerância e a intolerância.  (José Saramago)

INTRODUÇÃO

O mundo tem procurado olhar para um dos temas que mais tem ocasionado traumas a crianças e adolescentes. A violência escolar que antes era ignorada por todos passou a ser estudada e tem sido principal causa da renovação de Leis que protejam os educandos. O bullying muitas vezes ignorado se tornou uma das principais preocupações de pais e professores após tragédias ocorridas em escolas, comoDunblane (1996) na Escócia, Erfurt (2002) e Winnenden (2009)  na Alemanha, Columbine (1999) e Virginia Tech (2007), nos Estados Unidos, as de Taiúva (2003), Remanso (2004) e Realengo (2011) no Brasil, e Finlândia (2008), casos como os relatados acima tem um ponto em comum, todos os atiradores foram ex alunos, vítimas de bullying que guardaram dentro de si todas as humilhações das quais foram vítimas decidindo portanto fazer “vingança”.É importante que o tema seja discutido, que pais e professores possam estar atentos ao que muitas de nossas crianças e adolescentes estão enfrentando sozinhos, para que possamos evitar mais massacres, mais vítimas.

A proposta deste artigo é investigar as causas do bullying, sua influência no processo de ensino-aprendizagem e suas consequências na formação das crianças em fase de pré-adolescentes, tendo sido desenvolvido em uma escola na cidade de Aquiraz – CE com faixa etária entre 08 e 14 anos, onde se buscou avaliar o conhecimento e a visão de pais, professores e alunos acerca do tema proposto.

O objetivo principal deste artigo é o de levar conhecimento e compreensão deste fenômeno que cada dia vitima mais crianças e adolescentes, visa atingir aos educadores propondo maneiras de lidar com o tema bullying,e orientar na busca da melhoria do ensino. Temos como objetivos específicos investigar o conhecimento de pais, professores e alunos acerca do tema proposto e suas influências negativas no processo de ensino-aprendizagem, e por último criar com este trabalho meio para uma discussão mais ampla do tema na escola que foi objeto de estudo.

Este trabalho foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas realizadas em livros, artigos científicos, artigos de grande relevância da internet e ainda através de aplicação de questionários e entrevistas com todos envolvidos no processo de formação do educando, foi dividido e desenvolvido em três partes onde abordo no primeiro capítulo a visão bibliográfica,a contextualização histórica do tema apresentando a definição do bullying e os tipos de bullying mais utilizados. No segundo capítulo apresenta a metodologia aplicada, o local da pesquisa, justificativa da escolha do objeto de estudo, como foi realizada a coleta de dados com breve análise, no terceiro capitulo apresento as considerações finais onde apresento as conclusões relativas ao assunto estudado e possíveis contribuições deste trabalho para a comunidade escolar.

CAPITULO I

REFERENCIAL TEORICO

  1. A Violência Como “Cultura”

É fato que enfrentamos em nossa sociedade uma onda crescente de violência, onde a violência em si já se tornou rotina, em muitas conversas entre amigos é “normal” a conversa chegar ao ponto de como anda a violência no país, e não muito raro chegamos ao ponto de quem ainda não sofreu algum tipo de violência. A violência constitui um elemento complexo em uma sociedade que ainda não aprendeu a se desenvolver sem que para isso tenha que explorar o outro, Silva (2006) diz que “a violência está nos próprios fins de uma determinada forma de organização social, sob a forma de exploração do homem pelo homem” (Silva,2006)

A violência/exploração referida por Silva, não constitui assunto restrito a uma classe social, cor, ou faixa etária, está contida em casa, escolas, universidades e atualmente está nos locais de trabalho através do conhecido assédio moral, este que se utiliza da fraqueza psicológica causada pelos maus tratos, humilhação, agressividade entre outros tantos fatores, e que em muito se assemelha ao bullying, este que faz com que a vítima ao se sentir diminuída aceite a ser explorada por seu agressor de diversas formas.

Costa (Apud Fante, 2005, p.155) define violência como:

Uma particularidade do viver social, um tipo de 'negociação’, que através do emprego da força ou da agressividade visa encontrar soluções para conflitos que não se deixam resolver pelo diálogo e pela cooperação.

De fato muitos jovens encontram na violência soluções para conflitos, muitos destes conflitos causados por uma estrutura organizacional onde a exclusão social está diretamente ligada ao aumento nos índices de violência, no Brasil infelizmente esta exclusão social tem feito suas vítimas em grande escala entre crianças e adolescentes, no Mapa da Violência publicado em 2015 pelo Ministério da Justiça, pelo menos 3.561 adolescentes na faixa etária de 16 anos, foram assassinados em 2013, esse número considerado alarmante aponta crianças e adolescentes como principais vítimas do aumento desenfreado da violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)   pdf (344.9 Kb)   docx (426 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com