TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita a estação ciência

Por:   •  6/7/2017  •  Projeto de pesquisa  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Visita a Estação Ciência

[pic 1]

Caracterização do local:

Construídos no início do século para abrigar uma tecelagem, os galpões da Rua Guaicurus, que hoje abrigam a Estação Ciência, quase foram destruídos por um grande incêndio em 1936.

Em 19 de dezembro de 1986, através do Decreto n. 26.492, o Governo do Estado cedeu o uso de parte do imóvel ao CNPq, para a instalação do Centro de Ciência para a Juventude. Destinou seis módulos, com área total de 1915 m².

Em 24 de junho de 1987 foi inaugurada a Estação Ciência.

Por que "Estação"? Porque o termo proporciona viagens ao mundo do conhecimento científico, conhecimento este que precisa ser alimentado sempre com novas pesquisas. Porque liga passado e futuro, educação e diversão. Porque está perto de estações ferroviárias e de metrô.

Em entendimentos posteriores, o Governo cedeu mais três módulos do edifício e finalmente os restantes, já na administração da Estação Ciência pela USP, que se deu a partir de 1990.

Objetivos da visita:

Os Objetivos da visita foram dar subsídios à reflexão pedagógica sobre os possíveis instrumentos para auxílio no aprendizado de matemática e fortalecer o nível da educação dos alunos. Nesse sentido o evento pôde ser considerado extremamente proveitoso porque equiparou os conceitos desenvolvidos teoricamente em sala de aula com a prática necessária ao futuro professor.·.

Relação da visita com a unidade curricular (Matemática):

Na maioria das vezes a disciplina de Matemática é ensinada na sala de aula de forma mecânica o que leva os alunos a acreditarem que ela é uma disciplina pronta e acabada, sem espaço para a criatividade ou para a construção do conhecimento. Tal concepção resulta em uma aversão à mesma, sendo considerada uma das grandes responsáveis pelo fracasso escolar. Para mudar tal panorama é necessário que pensemos em alternativas metodológicas que reverta esta situação, a partir disso a Estação Ciência através de atividades lúdicas vem a desmistificar a disciplina como algo pronto e acabado.

Como transformar essa vivência em prática pedagógica:

Trabalhar fora do espaço da escola constitui uma alternativa bastante interessante de ser desenvolvida. A visita à Estação Ciência oferece muitas oportunidades de conviver e aprender. Uma delas está no fato de reunir no seu planejamento e execução diferentes áreas de conhecimento. Muita coisa se descobre, muitos conhecimentos se ampliam tudo no meio de muitas surpresas!

Através dessas descobertas, os alunos podem desenvolver os conhecimentos, organizando-os numa produção final, que pode ser um folheto explicativo, uma exposição, uma apresentação cultural, etc.

Conclusão:

A visita foi extremamente importante, pudemos interagir com o ambiente, este tipo de atividade fortalece e enriquece o aprendizado e contribui na formação global dos alunos.·.

Atividades práticas são essenciais ao futuro professor, pois lhe permite um leque de alternativas no momento de escolher situações significativas para suas aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (216.7 Kb)   docx (721.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com