TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WEB QUEST

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.762 Palavras (8 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 8

As tecnologias da educação no Ambiente Escolar

A chegada das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e a os tempos que o uso das tecnologias novas e convencionais provoca nas práticas que ocorrem no cotidiano da escola. Para entendê-los e superá-los é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa. Esse reconhecimento favorece a incorporação de diferentes tecnologias (computador, Internet, TV, vídeo...) existentes na escola à prática pedagógica e a outras atividades escolares nas situações em que possam trazer contribuições significativas. As tecnologias são utilizadas de acordo com os propósitos educacionais e as estratégias mais adequadas para propiciar ao aluno a aprendizagem, não se tratando da informatização do ensino, que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno. No processo de incorporação das tecnologias na escola, aprende-se a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, bem como com novas possibilidades de comunicação e interação, o que propicia novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento, que se sabe incompleto, provisório e complexo. Os artigos apresentados neste capítulo, Tecnologias na escola, têm foco em experiências de uso das tecnologias na escola e em teorias que as fundamentam. O terceiro artigo , Tecnologia interativa a serviço da aprendizagem colaborativa num paradigma emergente, de autoria de Marilda Aparecida Behrens, defende a necessidade de um paradigma inovador que supere a educação centrada na transmissão de informações, na segregação de alunos e professores a um espaço de aprender e ensinar limitado pelas paredes de uma sala. Behrens, fundamentada em Lévy, propõe o encontro da era digital com a escrita e a oralidade propiciado pelo uso de TIC como ensejo à comunicação interativa, à aprendizagem colaborativa e ao desenvolvimento da criatividade. O primeiro artigo, Internet na escola e inclusão, de Marco Silva, foca a problemática da escola inclusiva sob o ponto de vista da utilização da interface digital. Essa prática apresenta-se como exigência para a apropriação do novo ambiente comunicacional-cultural, que proporciona ao professor superar a pedagogia da transmissão ao permitir planejar percursos, criando oportunidades para o aluno desenhar suas trajetórias, escolher pontos de parada e produzir significados.

Introdução à educação virtual

  1. 1-Quais as principais características da nova sociedade da informação que impactam diretamente na educação?

R:A complexidade, a interdependência o contexto das atividades humanas, que as condicionam e por sua vez condicionado pó elas, não é mais o contexto físico imediato nos quais estas surgem e se desenvolvem, mas um contexto mais amplo sujeito a uma densa rede de inter-relações de envolvimento e influências mutuas.

Acesso de informação e ruído a informação é a matéria prima da SI.AS TIC e especialmente as tecnologias de informação.

A rapidez nos processos e suas consequências, a rapidez com que ocorrem as mudanças e transformações. A rapidez afeta praticamente todos os processos e aspectos envolvidos na SI, rapidez na transmissão da informação na sua caducidade e na sua renovação.

A escassez de espaço e de tempo para a abstração e a reflexão e a rapidez dos processos e transformações próprios da SI,juntamente com os fenômenos de excesso,obsolência  e renovação contínuos da informação.

A preeminência da cultura e da imagem e do espetáculo.As TIC,e especialmente as tecnologias áudio visuais e multimídia tem contribuído para configurar e consolidar uma autêntica cultura do espetáculo.

As transformações das coordenadas especiais e temporais da comunicação o espaço e o tempo tem sido sempre dois condicionantes básico com os quais os seres humanos se confrontam nas suas tentativas de melhorar sua capacidade de comunicação,a educação das tecnologias e nos meios de comunicação.

A homogeneização cultural a possibilidade de transmitir e ter acesso a qualquer momento de maneira praticamente instantânea a grandes volumes de informações modificadas substancialmente o contexto das atividades e das práticas sociais e econômicas. As expressões, valores e sistemas culturais dos grupos que estão no poder e contam com os meios e a capacidade para serem defendidos,vão se impondo progressivamente.

O surgimento das novas classes sociais, os inforricos e os infopobres,algumas das características das SI e da TIC que acabamos de comentar parece sugerir que estamos diante de uma revolução de alcance mundial que afeta o conjunto da humanidade.

  1. A partir das leituras do PLT, qual a opinião do grupo sobre o impacto das TIC´s na educação formal e escolar? Justifique e fundamente sua resposta.

R: Para que a sociedade de informação seja uma sociedade ampla,exclusiva e participativa,hoje,mais do que nunca é necessário oferecer a todas as pessoas sejam elas ,novas ou com uma idade mais avançada,a importância de saber compreender a informação ter o distanciamento necessário à análise crítica, utilizar e produzir informações e todo tipo de mensagens.O objetivo é apresentar algumas tendências atuais das TIC’S na educação e no aprendizado do aluno no mundo,na escola e na sociedade,seus conceitos e ações,buscando contribuir para seu desenvolvimento. As TIC’S são importantes porque vivemos em um mundo onde as tecnologias estão presentes em todos os lugares ao mesmo tempo.

  1. Quais são as principais dificuldades e desafios para integrar as TIC no ambiente escolar?

R: Foram destacadas três dificuldades: falta de domínio no uso das tecnologias por parte dos professores; mencionaram o número de aulas e quantidade de conteúdos a serem trabalhados e sentem receio de não corresponderem às expectativas dos alunos.

  • Domínio no uso das tecnologias: A falta de domínio no uso das tecnologias segundo 100% dos professores pesquisados ainda se apresenta como a maior dificuldade enfrentada no desenvolvimento do trabalho
  • Número de aulas e quantidade de conteúdos a serem trabalhados: A segunda dificuldade destacada por 50% dos professores pesquisados no gráfico 3 se refere ao número de aulas e quantidade de conteúdos a serem trabalhados em sala de aula.
  • Receio de não corresponderem às expectativas dos alunos: Dos professores pesquisados 75% gráfico 4 responderam que sentem receio de não corresponderem às expectativas dos alunos ao utilizar as tecnologias em suas práticas

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA

UNIDADE DE PIRITUBA

MARKETING


Nelson Alexandre Valentim RA: 8096971795

                        

                        

AVA: Pesquisa de Mercado

São Paulo

 2015

Passo 2:

R: Organizações relacionadas a área da saúde, visando medir o índice de sedentarismo de uma determinada região, ou até mesmo algum tipo de clube direcionado ao esporte que deseja se estabelecer na região onde a pesquisa foi realizada, ou então algum centro esportivo ou academia, pode ser o interessado nessa pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (182 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com