TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Web Quest

Por:   •  30/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.136 Palavras (9 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Vivemos em uma época em que a tecnologia tem se avançado de maneira estrondosa e onde o gestor escolar precisa buscar se adequar aos novos padrões desta sociedade. O texto “O gestor escolar e as novas tecnologias” de Mirivan Carneiro Dias vem esclarecer sobre o uso da tecnologia dentro do ambiente escolar na visão do gestor educacional.  Nele encontramos o papel deste gestor dentro da nova realidade.

Percebendo a dificuldade e os desafios que eles encontram pela frente, desafios estes, como: a precariedade dos recursos tecnológicos e a falta de interesse de muitos profissionais, é necessário que estes gestores encontrem estratégias para prepará-las para que sejam abertos as novas transformações.

Citando o Art. 12, incisos de I a VII, da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) encontramos as principais delegações a respeito do gestor escolar.

LDB - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996

Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

- elaborar e executar sua proposta pedagógica;

II - administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;

III - assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;

IV - velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;

- prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;

VI - articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola;

VII - informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.

        Dentro dos incisos do artigo citado acima, percebemos a importância de um gestor dinâmico, criativo e capaz de desenvolver as novas competências dentro de uma sociedade cada vez mais exigente, muitas são as funções a serem desenvolvidas neste processo educativo pelo gestor educacional e é importante que o mesmo entenda que com tantos avanços tecnológicos dentro do século XXI, onde o conhecimento do aluno sobrepõe o do professor, ele seja um intermediário para a implantação de novos conhecimentos dentro do espaço educativo;

        É preciso que o profissional que está na gestão escolar compreenda que tecnologia tem um conceito amplo e significativo.

        Segundo o dicionário Aurélio, tecnologia significa:

  1. Ciência cujo objeto é a aplicação do conhecimento técnico e científico para fins industriais e comerciais.
    2
    . Conjunto dos termos técnicos de uma arte ou de uma ciência.
    3
    . Tratado das artes em geral.
    4
    . Alta tecnologia:  o mesmo que tecnologia de ponta.
    5
    . Tecnologia de ponta:  a de última geração, a mais avançada.

Entendemos é que a tecnologia precisam ser utilizadas de acordo com o propósitos educacionais e as estratégias mais adequadas para propiciar ao aluno a aprendizagem, não deixando que as tecnologias sejam meros instrumentos de passatempo ou somente a instruir o aluno.

Dentro da sociedade poucos são os que rejeitam a incorporação de uma tecnologia mais avançada, porém dentro das escolas públicas, ainda temos uma resistência muito grande por parte do corpo docente. Percebemos uma insistência considerável, principalmente dentro do Ensino Fundamental II no uso tradicional da lousa e do piloto, gerando, portanto, alunos insatisfeitos, rebeldes e sem vontade de estudar.

Diante disso, é que entendemos o quanto um gestor precisa estar comprometido com este processo da evolução educativa. Tanto a gestão escolar quanto ao pedagogo é necessário que os mesmos compreendam que o aluno bem preparado terá grandes oportunidades no novo mundo tecnológico.

A era tecnológica gerou também um trabalho conjunto entre administrativo e pedagógico, o que contribui para que o trabalho no espaço educativo seja mais dinâmico e rápido.

Ao acessar a internet em busca de espaços educativos encontramos inúmeros ambientes com divulgação de trabalhos sérios e muito importantes dentro da área acadêmica, claro que existem exceções, mas o censo critico irá nos orientar.

O gestor é responsável pela transição do laboratório de informática dentro da escola, sendo ele o responsável de encaminhar documentos necessários fazendo uma solicitação à Secretária de Educação do seu município..

Ainda é necessário que o gestor educacional tenha domínio técnico pedagógico, gerencial e soluções inovadoras que permita seu professor maior desenvoltura dentro do trabalho tecnológico.

Pensando na formação do pedagogo e a tecnologia entendemos que temos um grande aliado na nossa formação e na preparação para as aulas a serem ministradas. Sem contar que quem estuda ou já tem uma formação teve contato direto com a área tecnológica. Para quem estuda a distancia como nós, temos este contato direto, o polo nos oportuniza a compreender e viver no mundo da tecnologia, porem o que se percebe ainda é a falta de vontade de muitos acadêmicos em procurar obter mais intimidade e conhecimento dentro desta área.

                


        DESENVOLVIMENTO

Sabendo que o sistema de educação no Brasil tem como norteador a Constituição Federal e que este é legitimado por leis que tentam viabilizar politicas que venham contribuir para o crescimento da educação publica e que estas leis estão contidas na LDB (Lei de Diretrizes e Bases/96), Leis estas que foram já citadas neste trabalho, ela mostra que o gestor escolar nos dias tem um papel fundamental no desenvolvimento escolar.

O Gestor elabora e executa sua proposta pedagógica, visando o crescimento cognitivo do aluno, administrando a sua equipe e os recursos financeiros e materiais necessários ao desenvolvimento do seu projeto pedagógico. O gestor competente tem as habilidades que uma escola requer baseando-se na Lei de Diretrizes e Bases.

É preciso que ele também tenha pulso firme e saiba direcionar este trabalho de convivência com as famílias e a comunidade, onde escola e sociedade estejam integradas e com uma visão de crescimento. Onde a proposta pedagógica da escola seja bem elaborada e com a participação de todos.

O Artigo 18 da Lei de Diretrizes e Bases diz que a gestão é legalmente fundamenta, a qual determina que o gestor seja um orientador de atividades do espaço educativo, conforme escrito abaixo.

A gestão democrática constitui princípio fundamental da organização e da administração das instituições publicas de ensino, compreendendo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com