TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Xadrez

Projeto de pesquisa: Xadrez. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 6

E.E. PIMENTAS VII

PROFº HENRIQUE DE FREITAS

DISCIPLINA - HISTÓRIA

PROJETO XADREZ NA ESCOLA

GUARULHOS

2014

1. RESUMO

Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva, ele é um jogo dos mais populares do mundo, e praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, e pela internet. Existem estimativas que cerca de 600 milhões de pessoas em todo mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países, tendo à maior e mais antiga federação esportiva do mundo.

Características da arte e da ciência são encontradas nas composições enxadrísticas e em sua teoria que abrange aberturas, meio-jogo e finais, as frases em que subdividem o transcorrer do jogo. Na terminologia enxadrística os jogadores de xadrez são conhecidos como enxadristas.

O xadrez, por ser um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte. A única coisa exceção, nesse caso, é o sorteio das cores no início do jogo, já que a cor branca faz o primeiro movimento e teriam, em tese, uma pequena vantagem por isso.

O “Projeto Xadrez na Escola” em tese trabalha todos estes aspectos, visando propiciar um desenvolvimento mental e social do estudante.

2. APRESENTAÇÃO

O xadrez em certo sentido é contrário à rapidez contemporânea imposta pela globalização e pela tecnologia da informação na nossa sociedade tão marcada pela cultura do consumo rápido e irrefletido. Mas aprender a jogar xadrez pode de fato permitir a construção de um indivíduo que não vai ser “esmagado” pela avalanche de informações e de mudanças dos nossos dias. Na verdade, jogos de estratégia, pelo fato de terem uma velocidade própria, são perfeitos para desenvolverem a capacidade crítica de análise dos próprios atos e da realidade que nos cerca. Ser bom aprendiz de xadrez é também ter personalidade própria e aprender a tomar decisões conscientes das suas consequências. O jogo é uma necessidade básica da nossa constituição, um comportamento primário de nossa espécie humana e isto também revela a importância do uso de jogos de estratégia nas escolas.

O xadrez caracteriza-se como sendo mais um método que um conteúdo, uma metodologia alternativa, na construção de um caráter emancipador, capaz de potencializar o aprendiz de forma a investir-lhe de força, relacionada a sua capacidade de análise e de, a partir da realidade e condições existentes, prever acontecimentos e traçar caminhos que permitam atingir certos objetivos.

A seriedade com que os alunos passam a se dedicar ao xadrez, permite que elas lidem melhor com os seus sentimentos de ansiedade, de raiva, e de frustração. A derrota, quando acontece, é racionalizada, e o desafio torna-se vencer de certa forma a si mesmo, superando-se no futuro. A competição é parte da vida, ainda mais de nossa sociedade capitalista, e uma boa parcela de energia da agressividade é sublimada em um jogo de xadrez para transformar-se em reflexão e raciocínio estratégicos. Uma partida é a sua maneira uma construção artística, pois demanda um processo criativo, com considerações estéticas: cada partida é uma reinvenção do jogo de xadrez.

3. JUSTIFICATIVA

Considerando que a maioria dos professores de Educação Física prefere dar ênfase as modalidades específicas como: voleibol, basquete, handebol, futsal entre outras; deixando de lado o xadrez, onde o mesmo é um esporte de ordem intelectual, que objetiva proporcionar um desenvolvimento mental e social, possibilitando a resolução dos problemas do dia-a-dia. Levando-se em consideração o fato dos professores terem a dificuldade de trabalharem a modalidade devido a grande quantidade de alunos por turma e fazendo apenas uma pequena passagem pelo xadrez e até mesmo deixando de lado, fazendo com que futuramente estes não tenham que aprender ou praticar este jogo, podendo se tornar inferior aos que o praticam desde a infância. Portanto, sendo o xadrez uma atividade esportiva, a mesma possibilita ao aluno o auxílio do seu desenvolvimento tanto intelectual como motor e social. Com isso, pretendo com este projeto, mostrar aos coordenadores e diretores, que o xadrez não seria apenas um jogo comum, mas sim um método de firmamento intelectual e social do desenvolvimento humano, contribuindo assim, no aprendizado.

4. OBJETIVO GERAL

Demonstrar de forma teórica e prática a importância do xadrez no ensino fundamental, podendo proporcionar um melhor aprendizado em relação às outras disciplinas e até mesmo na aplicação da atividade motora e que diante de difíceis situações, aprendem a poder tomar suas próprias decisões.

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1) Ensinar a história, fundamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com