TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

À METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO: ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Por:   •  2/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE TIRADENTES

DIREITO

ALOIZIO FERREIRA DOS SANTOS NETO

RESENHA

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO: ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ARACAJU

2018

ALOIZIO FERREIRA DOS SANTOS NETO

RESENHA

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO: ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Resenha apresentada ao Curso de Metodologia Científica, sob orientação do professor Auro de Jesus Rodrigues, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Metodologia Científica.

ARACAJU

2018

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos acadêmicos. Atlas Ltda, São Paulo, 2001, capítulo 9, pág. 109-117.

Maria Margarida de Andrade é doutora em Semiótica e Linguística Geral pela FFLCH da USP, mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela FFLCH da USP, Bacharel e Licenciada em Letras pela USP. É professora de Língua Portuguesa ( 1º e 2º Graus) da rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo, professora do Curso de Letras da UNICID, professora de Língua Portuguesa  da Universidade Campos Salles – SP, professora do Curso de Letras e Pedagogia da Universidade Mackenzie, professora de Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências Exatas e Experimentais e professora de Língua Portuguesa no Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Casper Libero.

Nesse texto sobre a Metodologia do trabalho científico, a autora ressalta a importância da elaboração de um Seminário. A princípio ela conceitua o Seminário e deixa claro os primeiros passos para elaboração do mesmo, como, realizar uma pesquisa bibliográfica em primeiro lugar e posteriormente um debate entre os componentes do grupo. Seus objetivos principais são, aprofundar o conhecimento sobre determinado assunto, desenvolver a capacidade de pesquisa e de análise sistemática dos fatos.

Um Seminário contém diversas modalidades, como, a clássica que é uma apresentação individual e mais cobrado em cursos de pós-graduação; outro modo é o clássico em grupos que é o mais comum nos cursos de graduações, em que os alunos se reúnem com um orientador escolhido por eles de forma democrática; e em grupo que é pouco semelhante ao clássico em grupo, porém nesse são formados diversos grupos e o professor é o coordenador geral, orientando todos para que possa ocorrer uma apresentação rica em conhecimentos à todos os alunos.

A escolha do tema é relacionado a um assunto atual da disciplina do curso e deverá recair sobre um tópico de uma disciplina trabalhada em sala. Para dar ponto de partida a elaboração de um Seminário, é de suma importância a realização de reuniões com os integrantes para que possa ser debatido o roteiro da apresentação e dividir o que cada membro irá desenvolver, é recomendado a realização de pelo menos 4 reuniões. Os apresentadores do Seminário deverão ter domínio do conteúdo e clareza dos mesmos, além de todos requisitos que um bom orador necessita, postura, boa entonação de voz, etc...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com