TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

О conceito de alfabetização

Pesquisas Acadêmicas: О conceito de alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.821 Palavras (20 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 20

SUMARIO

Introdução_______________________________

Nós da equipe fomos alfabetizados na 1° série com cartilha, ninguém foi alfabetizado antes de entrar na escola. A nossa alfabetização ocorreu assim que entramos no primeiro ano de estudo. Não houve contato com nenhum adulto ou criança mais velha, para o nosso processo de alfabetização, apenas com a professora. Todas nos temos uma ótima recordação sobre o processo, o qual tornou o nosso desenvolvimento de alfabetização um grande sucesso. Entre as discussões uma colega falou...

‘‘...boas recordações vêm a mente quando ajudava a professora nas atividades com os demais alunos, da hora do recreio as brincadeiras com os colegas e as trocas de lanche trazidos de casa.Era usada na época uma cartilha que carregávamos com muito carinho devido a varias histórias que nos encantava, que achávamos o máximo’’.

Está alfabetizada é...

Estar alfabetizado é ir muito além de usar códigos, além de dominar a leitura e a escrita, é ser capaz de ler e escrever.

Estar plenamente alfabetizado é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relacioná-los em um campo social determinado. A alfabetização deve ser compreendida como processo que vai muito além da aquisição do código.

É necessário pensar em possibilidades de interpretar o que se ler e se escreve. Estar alfabetizado não implica em apenas conhecer o código alfabético, é representar a língua dentro do nosso sistema, isso vai além de conhecer o código e associá-lo a um significado.

É se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas. Letramento é informar-se através da leitura, é buscar notícias e lazer nos jornais, é interagir selecionando o que desperta interesse e facilitar a encontrar meios para lidar com as diversas situações, solucionar problemas e fazer comunicação através do recado, do bilhete, do telegrama. Letramento é ler histórias com o livro nas mãos, é emocionar-se com as histórias lidas, e fazer, dos personagens os melhores amigos. Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem podemos ser.

Portanto, entendo que tanto os letramentos, quanto a alfabetização, são essenciais a educação, pois são princípios para uma educação de qualidade. O letramento entende ser, o processo de conhecimento das letras, ou seja, dos símbolos fundamentais de nossa linguagem, sem o conhecimento destes não podemos nos relacionar com as informações constantes no mundo (principalmente com um mundo como o que estamos vivendo em que a base de tudo são as informações que, na velocidade da tecnologia, não conseguem parar por muito tempo para serem processadas, pois vão se alterando com uma lógica do não poder esperar)

A alfabetização e o letramento são fundamentos da educação e devem ser encarados como essenciais para que as crianças atinjam um nível satisfatório de compreensão do mundo atual.

O Significado da alfabetização.

Na verdade, o processo de alfabetização começa quando o sujeito se vir envolvido com a exigência do saber ler e escrever para resolver situações diariamente. Com o tempo nota-se que certas práticas de leitura e escrita já não são suficientes para o sujeito atuar no mundo letrado, pois a complexidade de nossa sociedade faz com que surjam as mais variadas práticas de uso da língua escrita. Soares (2003) supõe que os saberes aprendidos dentro e fora da escola são assimilados de maneiras diferentes e devem ser levados em conta quando pensamos em educação e, de modo mais específico, quando se trata de conhecimento de língua.

O professor deve garantir que as práticas escolares ajudem a refletir enquanto aprende e a descobrir os prazeres e ganhos que se pode experimentar quando a aprendizagem do sistema de escrita é vivenciando como um meio para, involuntariamente, exercer a leitura e a escrita dos cidadãos letrados. Para que isso aconteça é preciso que a criança aprenda a ler lendo, a escrever escrevendo, que ela esteja em um ambiente alfabetizador que permita que ela leia o mundo, e que esse mundo tenha um sentindo.

Sabe-se que é no período da alfabetização que as crianças são desafiadas, a pensarem sobre a escrita e o que ela representa na sociedade. Já o desafio do professor é maior, pois vai além de ensiná-los a ler e escrever é preciso criar mecanismos que proporcione e que envolvam práticas sociais de leitura e escrita, pois além de alfabetizar, é preciso também criar situações de letramento, pois além de saber decifrar o código escrito é preciso que o aluno entenda para que, para quem e por que o texto foi escrito, e também qual a função dos diferentes tipos de textos, e como eles se desempenham nos contextos sociais em que circulam, investindo assim na construção da cidadania e considerando a leitura como uma ferramenta importante para conhecer e compreender o mundo.

Assim nota-se a importância da escola na vida do cidadão, mesmo existindo essa diferença de conhecimentos, cabe ao professor fazer a junção desses conhecimentos e colocá-los em prática. Para isso é preciso que se proponham trabalhos com diferentes gêneros que circulam na sociedade, jornal, cartas, fabula lendas, informes publicitário, receitas, convites, poesias, cantigas, par lendas. Pois a criança aprende como são usados os diversos materiais de leitura e o propósito comunicativo de cada um, tendo como base para o trabalho as situações enfrentadas no seu dia-a-dia, atendendo assim as exigências da sociedade.

Apesar das discussões sobre o ensino da leitura e da escrita nas séries

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com