TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso - Análise e Avaliação de Projetos

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso - Análise e Avaliação de Projetos

Plano de Comunicações

A empresa SM é uma empresa industrial química, nacional, de capital fechado, com cerca de 300 funcionários, alocados em três turnos de 8 horas, que produz embalagens, e cujo faturamento anual é de cerca de 50 milhões de dólares. Recentemente, aconteceu um acidente, no qual um caminhão que fazia entregas na empresa se chocou com um tanque de solvente, o que provocou um vazamento. Esse vazamento contaminou o lençol freático, atingindo os moradores do entorno que utilizavam água de poços artesianos. A empresa contratou uma consultoria em meio ambiente para levantar a extensão da contaminação e providenciar a remediação da área contaminada.

O custo do projeto de remediação foi estimado em trinta mil reais mensais, que incluem: gastos com amostragem e análises químicas, aluguel de equipamento de remediação, produtos químicos consumíveis a serem aplicados mensalmente, homens-hora referentes ao Gerente de Projetos da consultoria, homens/hora referentes ao técnico operador do equipamento de remediação, homens-hora do especialista responsável pela apreciação dos resultados das análises químicas. O prazo para conclusão do projeto foi estimado em 30 meses.

Para melhorar a segurança da fábrica, a direção da empresa decidiu fazer uma reforma para retirar os tanques de solventes e construir novos tanques, com paredes reforçadas, em um local distante do tráfego de caminhões que realizam entregas no almoxarifado. O Engenheiro de Segurança do Trabalho foi designado para gerenciar o projeto de reforma e remediação. Funcionário da empresa há 12 anos, possui vasta experiência com implantação de projetos internos, mas pela primeira vez está trabalhando em um projeto que envolve diretamente pessoas externas à empresa. Por se tratar de uma questão bem delicada, que pode comprometer a imagem da empresa, a consultoria em meio ambiente sugeriu a definição de um plano de comunicação para o projeto, que abrangesse todos os envolvidos.

O Gerente do projeto consultou o PMBOK e definiu os seguintes passos para realizar essa atividade:

1. Levantar todos os envolvidos no processo.

2. Definir a necessidade de informação de cada envolvido.

3. Definir o canal de comunicação com cada envolvido.

4. Incluir no escopo e, consequentemente, no orçamento do projeto os itens relacionados à comunicação. Não é necessário estabelecer os valores, pois os Gerentes de Marketing e de Recursos Humanos irão auxiliar o Gerente de Projeto nessa tarefa. Simplesmente faça uma relação dos itens de custo a serem orçados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com