TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO COMO AQUISIÇÃO DE NOVA CONDUTA

Projeto de pesquisa: EDUCAÇÃO COMO AQUISIÇÃO DE NOVA CONDUTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.823 Palavras (12 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 12

Curso: Pedagogia 2ª e 3ª série

Disciplina: Psicologia da Aprendizagem

Professora: Maria Teresa

EDUCAÇÃO COMO AQUISIÇÃO DE NOVOS COMPORTAMENTOS

Nome: Maria Aurilene de S. Soares RA: 6659412714

Nome: Kátia Fernanda Ambrósio RA: 6814014711

Nome: Ariane Fernanda RA: 7485693064

Nome: Bianca Santos Neves RA: 6814014681

Piracicaba/ SP

Abril /2014

Nome: Maria Aurilene de S. Soares RA: 6659412714

Nome: Kátia Fernanda Ambrósio RA: 6814014711

Nome: Ariane Fernanda RA: 7485693064

Nome: Bianca Santos Neves RA: 6814014681

EDUCAÇÃO COMO AQUISIÇÃO DE NOVOS COMPORTAMENTOS

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Psicologia da Aprendizagem como parte da avaliação referente ao bimestre em questão.

Professora: Maria Teresa

Piracicaba/SP

Abril/2014

EDUCAÇÃO COMO AQUISIÇÃO DE NOVOS COMPORTAMENTOS

A TEORIA DE GESTALT

A palavra Gestalt é um termo intraduzível do alemão para o português. Segundo o dicionário eletrônico Michaelis, encontram-se como possibilidades de tradução: figura, forma, feição, aparência, porte; estatura, conformação; vulto, estrutura e configuração. No Brasil, é mais comum encontrarmos Gestalt definida como a Psicologia da Forma.

Seus estudos procuravam entender como se davam os fenômenos perceptuais, utilizando-se em grande parte desses estudos, obras de arte como elementos de percepção. Os estudiosos pretendiam entender o que ocorre durante o processo perceptivo para que determinados recursos pictóricos resultem em efeitos x para uns e em efeitos y para outros.

Em 1890, Ehrenfels começa a divulgar as bases do que hoje chamamos de estudos da Psicologia da Forma (originalmente, Gestaltpsychologie). Suas experiências levaram-no a descobrir que há duas espécies de “qualidades da forma”, ou ainda, duas maneiras de interpretarmos as formas: as sensíveis, que são as qualidades próprias do objeto e as formais que são as construídas a partir de nossas interpretações e concepções.

Essa teoria descobriu leis que regem, determinam ou influenciam a percepção humana das formas, facilitando a compreensão das imagens e das ideias. Essas leis são baseadas em estudos com conclusões sobre o comportamento natural do cérebro ao agir no processo de percepção. Os elementos constitutivos são agrupados de acordo com as características que possuem entre si. Entre estas estão as leis: semelhança, proximidade, boa continuidade, pregnância, clausura, experiência passada.

A psicologia da Gestalt vem sendo retomada desde a última década do século passado por pensadores que a consideram importante em instâncias como a terapia, a educação e até mesmo a saúde das pessoas.

Gestalt no ensino aprendizagem de jovens e adultos analfabetos

Os resultados de suas pesquisas através de experiências básicas em salas de aula e como se pode introduzir técnicas e princípios Gestálticos aos planejamentos de ensino e ao cotidiano vivido na escola são abordagens feitas por Burow e Scherpp (1985). Não obstante as pesquisas feitas com o ensino em geral, o objetivo dessa teoria é provocar reflexões sobre a possibilidade de aplicar leis e princípios da Gestalt na educação de jovens e adultos da realidade brasileira.

A forma de manejo de conteúdos e de sua apresentação, a percepção que educadores têm de seus alunos e a consequente atuação em sala de aula e no desempenho dos alunos, têm respaldos na teoria da Gestalt que abrem possibilidades de estratégias metodológicas e comportamentais para a população de EJA no Brasil.

LEV VYGOTSKY (Zona de Desenvolvimento Proximal )

É um conceito elaborado por Vygotsky, e define a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro.

Lev Vygotsky diz que o indivíduo não pode transpor um expediente de aprendizagem sem algum conhecimento anterior cognitivamente relacionado, a fim de conectar e suportar a nova informação.

Os níveis de desenvolvimento

Vygotsky descreve dois níveis de desenvolvimento, denominados desenvolvimento real e desenvolvimento potencial. O desenvolvimento real é aquele que já foi consolidado pelo indivíduo, de forma a torná-lo capaz de resolver situações utilizando seu conhecimento de forma autônoma. O desenvolvimento potencial é determinado pelas habilidades que o indivíduo já construiu, porém encontram-se em processo. Isto significa que a dialética da aprendizagem que gerou o desenvolvimento real, gerou também habilidades que se encontram em um nível menos elaborado que o já consolidado. Desta forma, o desenvolvimento potencial é aquele que o sujeito poderá construir.

A psicologia sócio-histórica, que tem como base a teoria de Vygotsky, concebe o desenvolvimento humano a partir das relações sociais que a pessoa estabelece no decorrer da vida. Nesse referencial, o processo de ensino-aprendizagem também se constitui dentro de interações que vão se dando nos diversos contextos sociais.

Tendo como base esses pressupostos teóricos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com