TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução do Windows

Resenha: A Evolução do Windows. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Resenha  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

Para que os usuários acompanhem todas as operações do computador, o Windows conta com uma interface gráfica. Para além disso, o Windows conta com um conjunto programas auxiliares (aplicativos) como o Word (editor de texto), Power-point, Acess, Excel, Publish, Internet Explorer, calculadora, entre outros visualizados em formas de janelas.

De acordo com Guimarães, Lima e Silva “o Windows começou a ser considerado um Sistema Operacional, somente a partir de 1993, com o lançamento da versão Windows NT, que foi a primeira família de Sistemas Operacionais da Microsoft. Antes disso a Microsoft tentava investir em um gestor de interface que acabou como projecto final no Windows NT (…).

A sua interface gráfica é baseada no padrão WIMP, Weakly Interacting MassiveParticles (Partículas de Grande Massa que Interagem Fracamente) e utiliza o conceito WYSIWYG (acrónimo da expressão em inglês “What You See Is What YouGet”, cuja tradução remete a algo como “O que você vê é o que você obtém” (OQVVEOQVO). Esta sigla é atribuída a softwares que mostram na tela do micro os arquivos como realmente eles são, ou seja, possui janelas que exibem informações e recebem respostas dos usuários através de um teclado ou de cliques do mouse. 

3. Evolução do Windows

3.1 WINDOWS 1.0

Data de lançamento: 20 de Novembro de 1985

Actualizado/Versões: 1.01; 1.02; 1.03 e 1.04

Memória: 256 kB

Espaço necessário no HD: 512 kB

Mouse: foi o primeiro sistema da Microsoft a utilizar mouse, janelas e ícones. Nesta versão ainda não havia sobreposição de janelas.

De acordo com Guimarães, Lima e Silva, este sistema com uma rudimentar interface gráfica, rodando em cima do MS-DOS 5.0. “trouxe um novo cenário para o mundo dos computadores pessoais, pois rodava aplicações que usavam Bitmap (representação digital de uma imagem) e mouse. Antes do Windows, os usuários de PCs contavam com o método de digitação dos comandos pelo MS-DOS através do prompt (C:\ )”.

Com o Windows, os usuários moviam o mouse para clicar nas suas tarefas, assim como nas aplicações, tornando bem mais fácil o manuseio de um Sistema Operacional (…). Os usuários do Windows também podiam “navegar” entre as inúmeras aplicações abertas ao mesmo tempo. O software incluía um set de aplicações para desktop, incluindo o programa de gerenciamentos de arquivos do MS-DOS, um calendário, notepad, calculadora, relógio e programas de telecomunicações (…) (figura 1).

3.2 WINDOWS 2.0

Data de lançamento: 9 de Dezembro de 1987

Versões: 2.1/286, 2.1/386 e 2.11

Processador: 286 ou Superior

Memória:

Espaço necessário no HD:

De acordo com Guimarães, Lima e Silva, “O Windows 2.0 tirou proveito das novidades que o seu antecessor, o Windows 1.0, inseriu no mercado da tecnologia e juntamente com os processadores Intel de 286, o novo Windows 2.0 ganhou mais velocidade, memória expandida e capacidade de comunicação entre aplicativos, tornado possível por Dynamic Data Exchange (DDE), tecnologia que permitia a comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com