TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALISE DO FILME O QUARTO DE JACK

Por:   •  15/3/2019  •  Dissertação  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 3

ANALISE: O QUARTO DE JACK

O filme “O Quarto de Jack”, adaptado do livro “Quarto” de Emma Donogue, conta a triste historia de Jack e sua mãe Joy, que foram isolados em um pequeno quarto longe de toda sociedade.

Podemos notar que Jack é uma criança frágil por nunca ter contato com o mundo lá fora, sua socialização ocorreu apenas com a mãe que ensinou e esteve presente enquanto estavam sendo mantidos em cativeiro. Jack tem uma visão de mundo diferente da nossa, o mesmo passou apenas pela primeira socialização, para ele não existe um mundo lá fora, com pessoas iguais a ele, para o garoto o mundo se resumo ao quarto que a mais de sete anos sua mãe é mantida de refém e abusada.

Jack tem seu primeiro contato com o mundo lá fora após conseguir fugir com o plano que sua mãe havia planejado. Ao ver o que estava atrás da porta do quarto e então saiu tentando correr rapidamente o que não conseguiu pois não tinha costume, nunca correu antes e então caiu na grama, os políciais foram até ele e começaram a perguntar o nome de sua mãe mas o garoto não sabia responder.

Ao reencontrar a mãe, vão para a casa de seus avós, onde começou a se socializar de maneira lenta. No inicio dessa nova fase Jack sentiu muta desconfiança por se deparar a uma realidade completamente diferente da sua, não conversava com os avós, sempre que lhe dirigiam a palavra o mesmo olhava para a mãe sem saber o que fazer, seu avô não aceitava de maneira alguma pelo fato de que Jack era fruto de estupro, já sua ex mulher, mãe de Joy e seu novo companheiro o acolheram, pois ele não tinha culpa e não passava de uma vítima do horror vivido por anos.

Pode-se identificar que Jack passa por duas socializações ao mesmo tempo, quando estava dentro do quarto, Jack já se socializava com o pouco que tinha, dando vida aos objetos “olá pia, olá ventilador”, mas quando saiu o choque entre ambas as socializações foi grande. Ja a forma como o garoto se socializou foi através da aprendizagem, onde ele começou a conhecer o mundo. Platão em sua obra “ O Mito da Caverna” conta a história de pessoas que estavam acorrentadas dentro de uma caverna a muito tempo e então uma dessas pessoas resolve sair de lá para ver o que tinha do lado de fora, eis que essa pessoa fica encantada com o mundo e volta para a caverna contando aos demais que haviam ficado o que descobriu lá fora, então cai em si e entende que sempre existiu o mundo lá fora, mas que o mesmo só teve oportunidade de conhecer após fugir.

 A forma como jack se socializou foi atravês da aprendizagem, quando interiorizamos os valores, as regras sociais e os modelos de comportamento.

 O estranhamnto de Jack ao sair do quarto ocorreu pelo fato de que ele nunca havia visto o mundo com seus próprios olhos, Joy o fez acreditar que o quarto onde eles habitavam era o mundo todo e que o restante era imaginação, um sonho como o de Alice no País das Maravilhas, quando a garotinha se depara com um mundo totalmente bizarro. Jack fica totalmente intrigado ao ver o céu, tantas cores, cheiros, pessoas novas e se tocar que na verdade tudo aquilo sempre existiu e ele não sabia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com