TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANAMNESE E ECOS DA HEREDITARIEDADE

Por:   •  27/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

ANAMNESE E OS ECOS DA HEREDITARIEDADE

(EMENTA)

01 – Apresentação:

        A disciplina acoplada à proposta da Pós em Aconselhamento Pastoral e Família traz o enfoque do passado e sua repercussão no presente na vida das pessoas, seja na sua individualidade, seja dentro do âmbito familiar, seja no seio eclesiástico.

        Partindo da premissa de que todo o efeito tem uma causa, as questões relativas aos distúrbios e transtornos comportamentais, as psicoses, os más perfis de caráter, as psicopatologias, as crenças infundadas, o fanatismo religioso, assim como as patologias clínicas, não escapam de um histórico de onde, quase sempre, se encontra a origem dos fatos presentes na vida das pessoas.

        A disciplina, ainda que não fundamentada na correte teológica da chamada “maldição hereditária”, quer trazer o estudo e a reflexão de heranças espirituais e comportamentais que em boa parte dos casos, eclodem nos períodos da adolescência e juventude e, não raro, na envelhescência, causando conflitos internos aos seus portadores,  a família, e a sociedade ao seu redor.

        Trazer à memória o passado por vezes é algo constrangedor e doloso para as pessoas que já sofrem com seus problemas, mais, em boa parte dos casos, é a partir das descobertas escondidas no subconsciente, que são reveladas as causas dos desajustes e conflitos e transtornos psicológicos e psicossociais, dando, não só à vítima dos transtornos uma esperança de tratamento e cura, como também aos terapeutas e conselheiros, o entendimento e diagnósticos mais precisos na busca das abordagens mais específicas para o tratamento de cada caso.

02 – Justificativa:

        Cada dia e, cada vez mais, cresce o número de doenças psicossomáticas em pessoas que, até certo tempo, eram aparentemente normais! Muitas dessas doenças e problemas que antes não existiam, passaram a ganhar espaço e fazer vítimas numa sociedade que se transforma numa velocidade como nunca antes vista na história da humanidade. De igual modo, algumas dessas enfermidades e desajustes comportamentais também já podem ser percebidos desde tempos mais tenros na vida de um ser humano. São traços de desvios comportamentais que, ao chegar na fase da adolescência e adulta, repercute de forma prejudicial à sua formação profissional e no seu ajuste social em meio a comunidade, a igreja e a família.

        Por outro lado, quando se estuda o ser humano e seu comportamento, não se pode fadar seus conflitos, dores e transtornos à explicação exclusivamente à luz do parecer científico. O homem é um ser tricotômico, e a parte que cabe a alma e ao espírito é uma fenda pouco discutida e explicável à luz das ciências da psiquê. É dentro desse contexto que, ao traçar de forma sistemática um histórico geral na vida das pessoas, que essa disciplina se mostra como uma alternativa de apoio aos pastores e terapeutas na tentativa de buscar entender o agir e o pensar de determinadas pessoas com quem eles lidam com frequência, e apelar para tomadas de decisão que produzam resultados mais eficazes.

03 – Objetivo:

        Estimular e aparelhar de conhecimentos básicos, os interessados por aconselhar pessoas em estado de conflitos pessoais, transtornados, enlutados, depressivos, em crises existenciais, conjugais e familiares, ou ainda, carentes de resgate social e de transformação ética/moral e espiritual, através do uso da conscientização dos problemas preestabelecidos historicamente na vida dessas pessoas, de forma poder nortear, aliviar, tratar e curar essas almas aflitas e angustiadas.

Ao final da disciplina, os alunos deverão estar mais sensitivos e passar a ter uma olhar mais criterioso e menos discriminativo sobre diversos conflitos e comportamentos danosos e aparentemente inexplicáveis que sobressaem sobre diversas pessoas com quem eles convivem, assim como, mais aptos e capazes de perceber, identificar e, até, tratar alguns desses problemas e conflitos, principalmente os de origem espiritual nas pessoas por eles atendidos.

Enfim, espera-se que o conselheiro bíblico munido de um olhar diferencial sobre os problemas espirituais e psicossomáticos, possa contribuir para que as pessoas por eles atendidas passem a viver a vida com mais prazer, com mais alegria e esperança.

04 – Recursos didáticos:

Aulas audiovisuais com apresentação de vídeos e de recursos de multimídia + Exemplificações de casos + exercícios laborais + Apostila (custo à parte).

05– Programação:

5.1. Introdução à disciplina

5.2. Desafios contemporâneos do aconselhamento pastoral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com