TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: FUNDAMENTOS DA MEDIDA PSICOLÓGICA

Por:   •  31/8/2020  •  Bibliografia  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 3

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: FUNDAMENTOS DA MEDIDA PSICOLÓGICA

A Profissão de Psicólogo foi legalmente instituída no país a partir da publicação da Lei

n° 4.119/62, que estabelece as normas para a oferta de cursos para a concessão do

grau de psicólogo, bem como dispõe sobre os direitos destes profissionais.

Dentre as prerrogativas cabíveis ao profissional psicólogo destacam-se a competência

para colaborar com outras ciências em assuntos psicológicos, bem como a função

privativa do psicólogo de utilização de métodos e técnicas psicológicas com os

seguintes objetivos (Art. 13):

(I) diagnóstico psicológico;

(II) orientação e seleção profissional;

(III) orientação psicopedagógica;

(IV) solução de problemas de ajustamento

O psicodiagnóstico é um tipo de avaliação psicológica. Sendo assim, trata-se de um procedimento em que são utilizados um conjunto de testes psicológicos, de uso exclusivo dos psicólogos. Ele é realizado com propósitos clínicos e de diagnóstico; serve para descrever e compreender mais profunda e detalhadamente os aspectos de personalidade do paciente ou do grupo; assim como elaborar ou confirmar diagnóstico pré-estabelecido pelo psicólogo ou psiquiatra.

Também, serve para identificar dificuldades do estado emocional geral da pessoa, compreendendo aspectos profundos de personalidade e possíveis conflitos, contribuindo efetivamente para a elaboração da melhor forma de intervenção ou tratamento para o paciente; para identificar dificuldades cognitivas e comportamentais que interferem no desempenho escolar, para auxiliar em casos que envolvem processo judicial,para auxiliar na escolha de profissionais para atuar em empresas e para identificar problemas existentes dentro do ambiente de trabalho.

Testes psicológicos

Os testes são administrados a partir da queixa do paciente ou do encaminhamento do profissional que solicitou o psicodiagnóstico e assim é estabelecido um número de sessões para sua conclusão, em um tempo previamente contratado entre o paciente ou responsável e o psicólogo.

No entanto, a avaliação psicológica é um pouco diferente. Desse modo, a sua realização não utiliza necessariamente testes psicológicos, sendo de a escolha do psicólogo fazer uso deles ou não.

Portanto, eles são apenas parte da avaliação, que envolvem um conjunto de procedimentos que integram informações extraídas de diversas fontes, que incluem entrevista, observação comportamental, entrevista com familiares ou responsáveis, jogos, desenhos, contar estórias, brincar, técnicas projetivas, análise de documentos, entre outros, além da testagem psicológica.

A avaliação psicológica coleta dados e interpreta os resultados e informações psicológicas do paciente de forma mais abrangente, mais ampla. Sendo assim, ela não tem como objetivo somente identificar aspectos problemáticos da personalidade, mas verifica habilidades do paciente ou do grupo. Desse modo, também investiga as funções cognitivas (funcionamento intelectual) e aptidões para desempenho de uma ou mais tarefas.

Aplicações da avaliação psicológica

Em suma, a avaliação psicológica é amplamente utilizada em diversos contextos: na empresa, auxilia na seleção de candidatos (perfil compatível com a vaga a ser preenchida), desenvolvimento pessoal (motivação do funcionário) e avaliação de potencial do empregado (aptidões do funcionário); na área da saúde, auxilia na prevenção de patologias (tratamento mais adequado) e detecção ou confirmação de diagnóstico; na psicologia do trânsito (se a pessoa está apta para dirigir); na avaliação de exposição a potenciais riscos (estar apto a usar armas de fogo); no processo de orientação profissional e vocacional; na escola, identificando dificuldades de aprendizagem e comportamentais; no âmbito jurídico, auxiliando no processo de tomada de decisão; na área neuropsicológica, auxiliando no diagnóstico de demências e mapeamento das funções cognitivas, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (27.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com