TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anamnese

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 6

A anamnese consiste em trazer de volta à mente todos os aspectos relacionados ao paciente e a doença. É parte mais importante da medicina, pois é nela que se desenvolve a relação médico-paciente. A escolha do(s) exames(s), a decisão diagnóstica e terapêutica precisa será fruto de uma boa anamnese colhida.

Existem cinco possibilidades e objetivos fundamentais da anamnese: estabelecer a relação médico-paciente; conhecer a história clínica do paciente e os seus fatores pessoais, ambientais e familiares envolvidos; estabelecer os apectos do exame físico; determinar os exames complementares; e se chegar a um diagnóstico preciso, para que se possa iniciar a terapêutica.

A anamnese é basicamente uma entrevista com a reconstituição dos fatos.O médico deve ficar atento para não se deixar levar por uma idéia preconcebida.

A história clínica não se resume apenas no registro de uma conversação,mas a elaboração crítica dos dados colhidos, a qual será conduzida pelo examinador que será capaz de estabelecer o significado exato das expressões usadas e da coerência das correlações.

O médico deve estar imbuído da vontade de ajudar o paciente a relatar seus padecimentos,e para isso, recomenda-se que ele utilize uma dessas técnicas: facilitação(postura,ações e palavras que encorajem o paciente), esclarecimento(o médico procura definir de maneira mais clara o que o paciente está relatando), contraposição(quando o médico questiona sobre algo que o paciente parece esconder), interpretação(o médico faz uma observação docomportamento ou do relato do paciente), respostas empáticas(compreensão ou aceitação de algo relatado pelo paciente), reflexão(repetição de palavras que o médico achou importante ao longo da fala do paciente).

Após a coleta de alguns dados do paciente, através do seu relato, o médico deve estabelecer o sintoma-guia de sua história clínica.

O sintoma-guia é o sintoma ou sinal que permite recompor a história da doença atual com mais facilidade e precisão.Só a experiência associada a uma bagagem de conhecimento que permitirá maior facilidade na escolha do sintoma-guia.Inicialmente, considere a queixa de maior duração(mais antiga) ou o mais salientado pelo paciente.

Após determinar o sintoma-guia, faz- necessário determinar a época que iniciou o sintoma.

Descrever a evolução do sintoma, construindo-se, portanto, a história clínica a partir da evolução da doença, fazendo as correlações e interrelações com outras queixas.Terminando, após descrever como eles estão no presente.

Atenção: o esquema para análise de um sintoma segue sempre uma sequência: início,duração,características do sintoma no início, evolução, relação com outras queixas,e situação do sintoma no momento atual.

O início: deve registrar o dia,mês ou ano; gradativo ou súbito; relação com outras causas.

Os elementos componentes da Anamnese são: Identificação, QPD, HDA, Doenças preexistentes e medicações em uso; Interrogatório sintomatológico; Antecedentes pessoais e familiares; Hábitos de vida e condições socioeconômicas e culturais.

A Identificação(tem importância pericial,médico-trabalhista e sanitária) é fundamental que se coloque a data da anamnese.

Descreva os objetivos de avaliação diagnóstica e anamnese;

A avaliação diagnostica tem como característica mostrar o conhecimento e as competências de cada aluno, ajudando na organização do processo de ensino e diagnosticando dificuldades.

Anamnese é utilizada como modo facilitado para diagnosticar doenças ou patologia. É realizado através de uma entrevista por um profissional da saúde o que produz um diagnóstico seguro e um tratamento correto.

Diferencie avaliação diagnóstica e anamnese;

A avaliação diagnostica é utilizada para avaliar competências e dificuldades de alunos, já á anamnese tem como características diagnosticar oque está acontecendo de errado com o nosso organismo tratando-se de doenças ou patologias.

Identifique os pontos comuns entre avaliação diagnóstica e anamnese;

Os pontos comuns entre as duas é o diagnostico.

Identifique os itens de uma anamnese. Sugestão: pode ser feito em formato de um modelo de anamnese;

Anamnese é uma entrevista feita por uma profissional da saúde, como base em perguntas no que a pessoa está sentindo por exemplo:

Quais os sintomas?

A quanto tempo vem sentindo essa dor?

Qual á intensidade da dor?

Tem algum caso na família com esse problema?

Tomou algum medicamento?

Essas perguntas são realizadas antes do encaminhamento do paciente aos exames, para que seja comprovada a suspeita medica.

Exemplifique em quais espaços seriam melhores aplicadas;

Anamnese seria melhor aplicada em um consultório medico, em uma consulta ao dentista, á entrada em uma empresa.

A avaliação

diagnostica poderia ser aplicada na área do esporte,no ensino fundamental, médio e superior para diagnosticar dificuldades.

Anamnese (do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória) é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou patologia. Em outras palavras, é uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente. A anamnese é também referenciada como Anamnese Corporal, Ficha de Anamnese ou Anamnese Corporal Completa.

Uma anamnese, como qualquer outro tipo de entrevista, possui formas ou técnicas corretas de serem aplicadas. Ao seguir as técnicas pode-se aproveitar ao máximo o tempo disponível para o atendimento, o que produz um diagnóstico seguro e um tratamento correto. Sabe-se hoje que a anamnese, quando bem conduzida, é responsável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com