TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anamnese

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 6

A anamnese consiste em trazer de volta à mente todos os aspectos relacionados ao paciente e a doença. É parte mais importante da medicina, pois é nela que se desenvolve a relação médico-paciente. A escolha do(s) exames(s), a decisão diagnóstica e terapêutica precisa será fruto de uma boa anamnese colhida.

Existem cinco possibilidades e objetivos fundamentais da anamnese: estabelecer a relação médico-paciente; conhecer a história clínica do paciente e os seus fatores pessoais, ambientais e familiares envolvidos; estabelecer os apectos do exame físico; determinar os exames complementares; e se chegar a um diagnóstico preciso, para que se possa iniciar a terapêutica.

A anamnese é basicamente uma entrevista com a reconstituição dos fatos.O médico deve ficar atento para não se deixar levar por uma idéia preconcebida.

A história clínica não se resume apenas no registro de uma conversação,mas a elaboração crítica dos dados colhidos, a qual será conduzida pelo examinador que será capaz de estabelecer o significado exato das expressões usadas e da coerência das correlações.

O médico deve estar imbuído da vontade de ajudar o paciente a relatar seus padecimentos,e para isso, recomenda-se que ele utilize uma dessas técnicas: facilitação(postura,ações e palavras que encorajem o paciente), esclarecimento(o médico procura definir de maneira mais clara o que o paciente está relatando), contraposição(quando o médico questiona sobre algo que o paciente parece esconder), interpretação(o médico faz uma observação docomportamento ou do relato do paciente), respostas empáticas(compreensão ou aceitação de algo relatado pelo paciente), reflexão(repetição de palavras que o médico achou importante ao longo da fala do paciente).

Após a coleta de alguns dados do paciente, através do seu relato, o médico deve estabelecer o sintoma-guia de sua história clínica.

O sintoma-guia é o sintoma ou sinal que permite recompor a história da doença atual com mais facilidade e precisão.Só a experiência associada a uma bagagem de conhecimento que permitirá maior facilidade na escolha do sintoma-guia.Inicialmente, considere a queixa de maior duração(mais antiga) ou o mais salientado pelo paciente.

Após determinar o sintoma-guia, faz- necessário determinar a época que iniciou o sintoma.

Descrever a evolução do sintoma, construindo-se, portanto, a história clínica a partir da evolução da doença, fazendo as correlações e interrelações com outras queixas.Terminando, após descrever como eles estão no presente.

Atenção: o esquema para análise de um sintoma segue sempre uma sequência: início,duração,características do sintoma no início, evolução, relação com outras queixas,e situação do sintoma no momento atual.

O início: deve registrar o dia,mês ou ano; gradativo ou súbito; relação com outras causas.

Os elementos componentes da Anamnese são: Identificação, QPD, HDA, Doenças preexistentes e medicações em uso; Interrogatório sintomatológico; Antecedentes pessoais e familiares; Hábitos de vida e condições socioeconômicas e culturais.

A Identificação(tem importância pericial,médico-trabalhista e sanitária) é fundamental que se coloque a data da anamnese.

Descreva os objetivos de avaliação diagnóstica e anamnese;

A avaliação diagnostica tem como característica mostrar o conhecimento e as competências de cada aluno, ajudando na organização do processo de ensino e diagnosticando dificuldades.

Anamnese é utilizada como modo facilitado para diagnosticar doenças ou patologia. É realizado através de uma entrevista por um profissional da saúde o que produz um diagnóstico seguro e um tratamento correto.

Diferencie avaliação diagnóstica e anamnese;

A avaliação diagnostica é utilizada para avaliar competências e dificuldades de alunos, já á anamnese tem como características diagnosticar oque está acontecendo de errado com o nosso organismo tratando-se de doenças ou patologias.

Identifique os pontos comuns entre avaliação diagnóstica e anamnese;

Os pontos comuns entre as duas é o diagnostico.

Identifique os itens de uma anamnese. Sugestão: pode ser feito em formato de um modelo de anamnese;

Anamnese é uma entrevista feita por uma profissional da saúde, como base em perguntas no que a pessoa está sentindo por exemplo:

Quais os sintomas?

A quanto tempo vem sentindo essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com